11 de jun. de 2009

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    A questão da privacidade online envolve uma série de discussões sobre quem tem - e se tem - o direito de saber o que se faz quando se usa a internet, o correio eletrônico, que sites visita, quando faz isso e tudo o mais, tanto no ambiente corporativo quando na vida privada do internauta. Porém, quando o usuário em questão é uma criança, as coisas mudam de perspectiva.
   Embora sejam recursos muito apreciados, as funcionalidades de navegação privada de navegadores como o Internet Explorer e o Firefox que possibilitam ao usuário não deixar rastros na internet, elas se tornam um problema sério quando tudo o que se quer é proteger uma criança dos malefícios potenciais da web.
   Nessa situação, o que pais e responsáveis por menores precisam é de ferramentas que são conhecidas por Controle de Pais (ou Parental Control). Elas trabalham em conjunto com o browser para registrar o que a criança faz quando está online, bloquear conteúdos indesejados e ainda fazer um relatório da navegação web para posterior conferência.
CONTAR OU NÃO CONTAR
   Mas antes começar a monitorar o que seus filhos fazem no computador, é preciso decidir se irá contar ou não a eles que está fazendo isso. É provável que algumas crianças não gostem da idéia de seus pais ou responsáveis saberem de todos os seus passos online. Mas não avisar pode azedar ainda mais a situação caso eles venham a descobrir.
   O melhor é abrir o jogo e ouvir suas queixas. Faça-os participar do processo e entender que não se trata de simples invasão de privacidade deles e sim de uma ação preventiva que tem como objetivo protegê-los.
   Tal atitude também servirá de aviso e é bem provável que as crianças se policiem quanto ao acesso de conteúdos inadequados.
   Dito isso, é bom saber que alguns aplicativos fazem bem esse trabalho de monitoramento.
COMO FAZER
   O monitoramento do acesso e bloqueio a determinados sites pode ser feito com o próprio sistema operacional ou por intermédio de ferramentas de terceiros.
   Para quem utiliza os sistemas operacionais Windows XP e Vista, saiba que o próprio sistema operacional oferece recursos para controle do uso do computador por determinados usuários.
   Para isso, é necessário que o PC em questão, desktop ou notebook, tenha uma conta com perfil de administrador (que será usada pelos pais ou responsáveis) e pelo menos uma outra conta padrão (limitada) de acesso ao sistema, que será utilizada pela criança de se deseja monitorar.
   Vista:Usuários das versões Starter, Home Basic, Home Premium e Ultimate do Vista contam com uma função de monitoramento específica chamada Controle dos Pais (ou Parental Control).
   Para ativá-la abra o menu Iniciar, vá em Painel de Controle, Contas de Usuário e clique em Configurar Controle dos Pais. Clique na conta de usuário padrão a qual você deseja definir o controle, e clique em Ativar.
   Depois de ativada, você pode configurar individualmente cada área: Restrições da Web (bloquear sites, filtrar conteúdos, permitir downloads), Limites de Tempo (determinar um horário para acesso e desconexão), Jogos (tipos de conteúdos e bloquear jogos) e Permitir ou Bloquear Programas Específicos.
   Windows XP: Diferentemente do Vista, o Windows XP não oferece uma ferramenta dedicada para esse tipo de monitoramento. Este é um dos motivos que levam muitos pais a adotarem softwares de terceiros para tal tarefa.
   Mas é possível alterar configurações dos utilitários para controlar melhor o acesso das crianças. Para isso você precisa ter uma conta de administrador.
   No Internet Explorer, selecione Ferramentas, Opções da Internet. Clique na aba Conteúdo e no campo Supervisor de Conteúdo pressione o botão Ativar. Isso abrirá a janela do Supervisor de Conteúdo, exibindo quatro categorias já determinadas. Selecionando cada uma delas, basta arrastar o controle deslizante para definir o nível de classificação de cada um.
   Ainda na mesma janela, clique na aba Sites Aprovado. Então manualmente copie e cole os sites que quer bloquear e os que quer permitir acesso. Já na aba Geral, você pode criar uma senha de supervisor, para ter um controle mais efetivo e seguro das configurações feitas no Supervisor de Conteúdo.
   Aplicações terceirizadas: Caso prefira experimentar um ferramenta de controle diferente, vale a pena conhecer o novo aplicativo da Symantec, chamado OnlineFamily Norton (em inglês, mas fácil de configurar e usar). Este programa inclusive não permite que você esconda o fato de que seus filhos estão sendo vigiados.
   Caso tentem visitar um site que tenha sido definido como bloqueado, um aviso irá surgir e será dada a oportunidade de escrever uma mensagem a quem definiu o bloquei e até negociar o acesso.
   A ferramenta da Symantec oferece a opção de monitorar o uso da web e, se o responsável permitir, deixar o aplicativo apenas alertar o internauta de que tal endereço é inapropriado, mas permitir seu acesso.
   O OnlineFamily pode também bloquear alguns itens de busca, monitorar mensagens instantâneas e controlar quanto tempo seus filhos podem ficar no computador. Você pode monitorar a atividade deles pelo website do programa ou ser alertado por e-mail.
   Até o fim de 2009, o uso do OnlineFamily Norton será gratuito. A Symantec não informou se irá cobrar pela usa utilização a partir daí.
PCWORLD | 10/06/09

Categories:

2 comentários:

glauciasemfalas disse...

São extremamente úteis cada uma destas informações.

Meus filhos e filhas já são criados; mas é importante observar cada um destes passos na educação, na formação das nossas crianças e adolescentes.

Paulo Machado disse...

É muito importante desenvolvermos o hábito perdido de monitorarmos nossos filhos, devemos atentar para o interesse da Mídia, em geral, em nossos pequenos. Se não fizermos isso, serremos como os que nos tempos bíblicos, passavam seus filhos "no fogo ao deus Moloque".

Related Posts with Thumbnails