28 de jun. de 2009

Subjetividades e Objetividades

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    Desde semana passada minha vida entrou em um ritmo tão intenso que até mesmo meu sono foi comprometido: preparar o conteúdo para uma palestra, alterar o layout do site e fazer tudo funcionar direito, terminar as legendas de “Os Mecanismos Malignos e colocar tudo no ar mesmo com a instabilidade da conexão: cheguei a ficar estressado pela falta de sono e hoje, através dessa postagem, quero esclarecer alguns pontos onde eu agi de forma incorreta… ou vocês pensavam que eu também não erro?
   Então, já que é para me humilhar, permitam-me ir direto ao assunto: eu agi de forma impulsiva e coloquei minha opinião pessoal antes de analisar os fatos de forma calma e objetiva. Peço desculpas ao “Labareda de Fogo” por tê-lo tratado de forma muito ríspida e quero esclarecer algumas posições sobre a discussão, mas antes, gostaria de explicar as intenções da “maquiagem” no blog:
   Um dos fatores que mais incomodava algumas pessoas era o tamanho reduzido das fontes em relação a extensão dos textos. O outro seria uma certa “confusão” típica da maioria dos blogs que têm muitos “widgets” e parceiros.
   Pesquisei por “templates” buscando solucionar esses problemas, mas nenhum deles se adequava ao perfil do trabalho que venho desenvolvendo: a solução foi criar algo a partir de um outro cujo espaço na tela havia me agradado.
   Admito que deu bastante trabalho e a “festa” foi o estresse de recolocar todos os “widgets” e scripts para funcionar novamente, coisa que, por total falta de tempo, só vou saber se funcionou conforme for recebendo a opinião daqueles que me acompanham.
   Inventei uma “televisão” para os parceiros de banner, mas estou aberto às opiniões e, SE NÃO GOSTAREM, podem se expressar: mas fiz isso por achar justo que quem é parceiro de banner DEVE APARECER na primeira página e sem que seja no meio de uma confusão interminável de parcerias que, por muitas vezes, nem são diretamente relacionados ao conteúdo abordado: com esse recurso estou indicando blogs cujo conteúdo acompanho regularmente e que, mesmo NÃO OS TENDO LIDO NA ÍNTEGRA, não encontrei discrepâncias significativas quanto à aplicação da Palavra de Deus.
   Alguém notou os versículos que se alternam a cada vez que o blog é recarregado, no canto direito superior?
   De qualquer forma, aquela mão demoníaca ao redor do globo terrestre não retrata uma situação real, porém a clara INTENÇÃO de satanás que, através de satélites e computadores, cumpre a profecia bíblica:
   “O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” (2 Tessalonicenses 2:4)
   A imagem é chocante, mas esse é o objetivo. Já recebi algumas opiniões positivas e outras nem tanto, mas pelo menos sei que todo mundo está conseguindo ler melhor cada palavra escrita e esse é o meu objetivo: alcançar o maior número de pessoas possível!
   Uma das pessoas que disse que a reforma no layout foi apenas para torná-lo “como o rosto de uma bonita mulher muito maquiada, mostra uma ponta de vaidade” foi o “LABAREDA”, a quem, a partir de agora, passo a me dirigir diretamente:
   1º. Gostaria de esclarecer que, fora a Bíblia, NÃO DEFENDO nenhum autor de forma integral: não sou “fã” de ninguém e, se faço alguma referência, tem que ser a algum conteúdo INDIVIDUAL que eu possa ter lido, analisado (de acordo com a Palavra e NUNCA POR MINHA SUBJETIVIDADE) e chegado à conclusão de que vale a pena: busco agir dessa forma em relação a qualquer nome “importante” antigo ou moderno, inclusive o senhor CAIO FÁBIO, que foi o objeto de discussão entre o “LABAREDA” e o EDNELSON. Você não conseguirá encontrar muitas citações a autores como Lutero, Donald Stamps, Tim LaHaye, Rick Warren… prefiro estudar e chegar às minhas próprias conclusões que, DE FORMA ALGUMA, são doutrinas: são constatações através de análise e seja eu anátema se estiver inventando um “novo evangelho”!
   2º. Não altero minha opinião em relação à fé e obediência, pois o OBJETO de ambas, se distorcido, leva à idolatria. SEMPRE ressaltei a questão de colocar a fé SOMENTE NO SENHOR DEUS e não seria agora que passaria a agir de forma diferente. Há pessoas querendo OBEDECÊ-LO por mera questão de autopreservação e isso não leva à fé, mas assim como aos pecadores, conduz ao inferno.
   3º. Apenas para efeito de informação ao “LABAREDA”: minha amizade com o senhor EDNELSON começou de forma conturbada, por causa de minhas características ácidas em algumas respostas e, apesar de verdadeiramente AMÁ-LO como meu irmão em Cristo,  eu NUNCA consegui concordar com o TÍTULO do blog dele e ele sabe bem sobre isso. Voltar ao Gênesis não implicaria apenas em desconsiderar o sacrifício do Senhor Jesus Cristo, mas ter que passar de novo pela queda através do pecado, pelo dilúvio, pelo Egito… e todas essas coisas que foram necessárias.
   No seu caso, “LABAREDA”, saiba que já rajadas de fogo, vento e água; já vi bolas de borracha, de linha e de fogo; já vi raios de eletricidade e de luz… mas labaredas especificamente SÓ VI DE FOGO! Fui até mesmo ao dicionário e não vi a possibilidade da existência de nenhum outro tipo de labaredas. Então, SUBJETIVAMENTE, eu não gosto do seu pseudônimo e, dados a semelhança dele com os usos dos possessos e o estudo no qual houveram os comentários, agi de forma violenta e peço perdão por isso.
   Em ambos os casos, não me importam suas SUBJETIVIDADES se o seu CONTEÚDO estiver correto diante da Palavra e, desde já, tenho certeza de que vai compreender minha posição inicialmente belicosa, pois (conforme suas próprias informações) também já teve sua vida ameaçada e, também por isso, usa um pseudônimo.
   Ah! “Bola de Fogo” não foi por nenhum dos dois motivos que citou, mas porque estou fazendo uma pesquisa com a composição do funk (em breve no ar) e tem alguém que usa esse pseudônimo como nome artístico em uma obra chamada “atoladinha” (… coisa melodiosa e harmoniosa como nem Bach soube compor!). Acho que por isso devo ainda mais te pedir perdão…
   4º. NÃO GOSTEI de um certo “jogo” de influências sobre quem eu convido ou não a ler os artigos, pois não acho que devamos agir esperando que nossas atividades sejam avaliadas por alguma pessoa em particular: devemos escrever com temor e tremor APENAS AO SENHOR DEUS e os divergentes que provem onde há erro! No caso de meu convite a Júlio Severo, foi espontâneo e despretensioso… e, querendo ser humilde, resolvi aceitar SUA sugestão sobre o pastor Ciro. O problema é que, não sei o motivo, o pastor Ciro nunca deve ter achado meu blog digno de constar sequer em suas indicações e isso é uma SUBJETIVIDADE e um direito dele! Não o julgo melhor ou pior ou superior ou inferior a ninguém e CONTINUO indicando-o e citando seus textos como referência: se ele é batizado ou não pelo Espírito Santo não cabe a mim julgar pois é uma experiência extremamente SUBJETIVA e totalmente doutrinária denominacional.
   Se, através de meus textos, não estou sendo usado pelo Espírito Santo para edificar e ajudar a discernir enganos, então, por favor, prefiro que me exclua de sua lista de leituras e que ore por mim, pois estou com o coração voltado apenas para a obra de Deus e desejoso de cumprir apenas a vontade d’Ele!
   Da mesma forma não saio por aí comentando que fulano agiu assim e sicrano agiu daquela forma: isso são comportamentos de cada um, coisas SUBJETIVAS através das quais até podemos aprender… ou não. O meu AMIGO Danilo mesmo, dia desses e por telefone, estava falando sobre as diferentes características dos blogs: acho que ele citou algo sobre textual e autoral, mas eu o admiro muito e SOMOS DIFERENTES! Isso é subjetividade.
   5º. É uma pena que não tenha compreendido os objetivos da “maquiagem” do meu blog, mas pelo menos espero que esteja encontrando mais facilidade para ler, pois meu objetivo é verdadeiramente agradar os olhos (cromática e ergonomicamente falando) de meus leitores, permitindo que leiam com mais facilidade sobre a Palavra de Deus e, mesmo discordando, pelo menos passem a exercitar suas mentes a raciocinar biblicamente.
   OBS: As labaredaS se extinguem AQUI.
   E, por falar em raciocínio bíblico e subjetividade, ontem tive a imensa felicidade de conhecer pessoalmente a irmã Eudora Pitrowski e dou muitas graças ao Senhor Deus pela existência de uma mulher como ela: eu passaria um dia inteiro aprendendo com suas palavras!
   O mais bonito de tudo foi que parecia que havíamos combinado os discursos: tudo o que ela disse foi diretamente relacionado a tudo o que eu pude dizer! Apesar de não gostar de futebol, posso até dizer que ela “levantou” para eu “cabecear” para o gol!
   Foi um evento que muito me agradou pela oportunidade de ensinar, mas principalmente, pela benção de aprender!
   Que o Senhor Deus nos abençoe com saúde, sabedoria e a capacidade de a cada dia diminuir nossos egos e subjetividades para que apenas O Nome d’Ele cresça!!

Categories: ,

4 comentários:

glauciasemfalas disse...

Estou repassando os posts um a um, lendo os comentários e comentando onde não comentei.

glauciasemfalas disse...

Ao repassar as postagens uma a uma, percebi que em algumas o meu comentário sumiu e eu tenho certeza que postei.

Thays disse...

Teophilo, o blog ficou muito bom, letras com um bom tamanho e cores adequadas.
Parabéns pelo seu trabalho.
Deus te abençoe e te de forças para continuar batalhando.

Abraço

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

Meu amado Téo, graça e paz da parte Daquele que Era, que É e que há de vir!

Você já vai pegar no meu pé de novo pelo nome do meu blog,rsrs.O bom é que eu entendo o teu pensar, mesmo não concordando,mas...to aprendendo a lidar com as opniões contrárias,rsrs.
Bom,espero que esse ou esses "bolas de fogo" tenham compreendido o recado tanto de você como de mim também.Que ele use seu espaço e que venha encher menos e ainda por cima com refutações com textos fora do contexto.
Meu amado continuo a orar e pedir direção de Deus para tomar uma decisão sobre o blog.Estou muito atarefado com o grupo de estudo,haja vista ter pessoas que estão engatinhando na fé e é com esses a minha maior preocupação.Tem me tomado muito tempo com visitas, orações nas casas, estudos particulares da Palavra,enfim,como vê não estou parado e muito menos "esfriado" na fé como alguns possam pensar.Essa semana,mas precisamente na terça estarei indo a Manaus passar uma semana de descanso,haja vista que estou a 3 anos sem "férias" da nosso comércio e cuidar de comércio é super cansativo e tediante as vezes.Por isso decidi por bem descansar essa semana.Também a usarei para me aplicar mais na Palavra e buscar mais intensamente o Senhor afim de que Ele venha me dá uma luz a essa questão do blog.
Amanhã a noite estarei postando no blog uma nota de agradecimento e também algumas ponderações acerca desse embroglio todo.
Téo,ore por mim e não deixe de passar amanhã a noite no blog para ler o post e deixar seu comentário,pois suas palavras tem me ajudado e recriado-me por diversar vezes.Continue meu amado irmão em Cristo e saiba que menções por você diante do Trono da Graça não falta de minha parte.
Um beijo de seu converso.
Ednelson

Related Posts with Thumbnails