4 de jun. de 2009

Sem Bíblia!

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    Fiquei a quarta-feira inteira pensando sobre tudo o que descobri por causa da comparação entre um papel impresso e a Bíblia: quantas contradições… quantas aberrações!
   Aliás, enquanto fazia a transposição do texto (por causa de sua extensão) para o site principal, acabei fazendo uma seriíssima nova descoberta: Oma Mary Schultze, de quem irresponsavelmente perdi o email, sem saber, confirmou e complementou minha pesquisa. Para quem já leu, saiba que apenas a conclusão foi expandida. Para quem não leu, recomendo “Abaixo da Linha D’Água”.
   Para aqueles que querem ser idolatrados ou visam apenas dominar sobre as massas, a Palavra de Deus deve ser um estorvo ao impedí-los de concretizar às claras e rapidamente seus interesses escusos: são obrigados a desconstruir lentamente o conceito bíblico através de muita possessão emocional e mental, recursos de neurolinguística e psicologia, humanismo…
   Diante dessa perspectiva, tentei imaginar um mundo onde não houvesse a Bíblia como referência primordial: quais seriam os parâmetros? Em que poderíamos nos basear, já que até mesmo algumas das maiores seitas e enganações da história citaram ou tiveram suas origens com base (deturpada, mas) bíblica!
   Então decidi me desafiar a fazer uma postagem inteira sem NENHUMA CITAÇÃO ou REFERÊNCIA BÍBLICA… vamos ver no que dá?
   Sem o sólido parâmetro bíblico, teríamos de depender apenas dos seres humanos, falhos e finitos, para tentar determinar conceitos inatingíveis como “paz”, “realização”, “justiça”, “eternidade”…
   A “paz” e a “realização” de alguns implicaria na total desgraça e infelicidade de outros, por exemplo: a “realização” de um pedófilo seria a desgraça não apenas de uma mãe, mas de toda uma família. A “paz” de um assassino serial implicaria no sacrifício de quantas vidas?
   Aliás, qual seria o valor da vida? Sem a perspectiva de uma vida eterna, teríamos que viver aqui em busca da realização carnal, do hedonismo, do “faça agora pois não haverá depois”! O mundo seria inteiro uma “Ilha do doutor Moreau”: humanos e animais, pelo ponto de vista biológico, seriam apenas seres viventes sem obrigações morais ou mesmo sociais. Viveríamos numa montanha-russa de orgias e carnificina, num pansexualismo cruento e insano… cujo final seria a nulidade.
   Essa falta de expectativas permitiria que fôssemos submetidos a um dominante absoluto, que poderia impor suas idéias mediante a sedução de suas palavras ou, talvez, apenas força de seus braços. Enquanto este “líder” vivesse, seria “deus” no mundo!

   Esse é um conceito bastante difícil de desenvolver  para mim e gostaria de poder observar a perspectiva de outros cristãos sobre o assunto. Já que o Danilo Fernandes, do Genizah Virtual, recomenda que não devo escrever postagens muito grandes (e eu vivo sempre contrariando!), vou convidá-lo a escrever livremente sobre essa idéia, mas que, ao final, escolha um outro blogueiro CRISTÃO para que faça o mesmo… e assim por diante.
   Passarei a transcrever aqui (postagens) e registrar no site principal (conjunto de textos) o desenvolvimento do tema “Sem Bíblia!”, que para não se tornar infinito, não definirei por tempo: escolho aleatoriamente o valor máximo de vinte “passagens do bastão”, quando então o tema deve retornar a mim, para conclusão (onde só então vou aplicar a Palavra). Podem usar a imagem acima à vontade (hotlink) e sugiro que numerem o título para facilitar o acompanhamento, ou então que se encaixe o núcleo “Sem Bíblia” no título imaginado.
   Danilo, o que você imagina que aconteceria se nós não dispuséssemos da Bíblia?
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20. Conclusão, por Teóphilo.

Categories:

6 comentários:

Christiane disse...

Nossa Teophilo só de pensar em um mundo sem Deus da até angustia...

Deus nos livre!!!

Graças a Deus que ele nos deu seu único filho para nos salvar!
Se não fosse o sacrificio de Jesus Cristo na cruz estariamos perdidinhos.
Deus abençoe!

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

Téo, da uma passadinha no meu blog. Teve um ser que me chamou de imbecil pela sua resposta sobre o DT.Dá uma olhada na resposta que dei.Abçs.

glauciasemfalas disse...

"Sem esperança, sem DEUS no mundo..."

Para os que sofrem seriam mais sofrimentos atormentadores intermináveis.

Para os que se deliciam nas obras da carne, porque se pecar fosse ruim ninguém pecava e sem a lei da palavra seria um mundo de abusos de todos os tipos.

Será essa a visão do apocalipse.?

araci disse...

Paz Teo!
simplesmente naun dá para conceber a "vida" sem ?Deus, seus principios, sua direção, pior ainda, sem Sua presença...sem Pai...orfãos...cãos total...A vida só tem sabor, esperança, alegria por causa do Senhor, pq Ele existe!
O Senhor seja com vc e sua familia, protejendo, livrando de todo o mal!
Hoje de manhã orava por vcs (vc, sua familia) e senti de Deus orar por todos os blogueiros corajosos que Deus tem levantado para defender Sua Palavra!!
O amor, o cuidado, a bondade, a justiça do Senhor seja sobre vcs!!

no amor de Jesus Cristo

araci goulart

Blog do Jordanny Silva disse...

Quem dera se o problema das distorções fosse "justificado" na Bíblia. O que ocorre é a quantidade de analfabetos que nós temos. Posso afirmar, quase que convictamente, que 95% das pessoas não sabem ler. Isso mesmo. As pessoas sabem ajuntar o b+a = ba; d+e=de; mas não sabem realmente ler.

A compreensão textual bíblica não é subjetiva; pelo contrário, é necessário que o sujeito "morra" para que entenda as palavras de Vida consignadas no texto sagrado. A conseqüência disso é o analfabetismo real dos que acham que sabem ler a Bíblia.

Gostei da proposta, Teóphilo! Estarei acompanhando o resultado!

Que Deus te abençoe!

Jordanny Silva

Ábia Costa disse...

Ah...voltei,rsrsr
estava olhando meu blog,como disse ele esta parado no momento,e li os comentários,desculpe eu não sabia que vc era o Theóphilo,e perdoe-me mas nunca tinha ouvido falar de vc antes daquele comentário que já faz tanto tempo que esta lá que eu nem lembrava.
Peço desculpas por ter publicado o comentário com ofensas a vc,se quiser posso deletado,basta me dizer se sente desconfortável.
peço mil desculpas em nome de Jesus

Shalom Aleichem

Related Posts with Thumbnails