5 de out. de 2009

Teóphilo, Caio Fábio e O Dinheiro

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    Todas as vezes que alguém menciona o nome do Caio Fábio em um texto é gerada grande expectativa sobre a posição do autor: muitos querem apoiar quem aborda um nome tão polêmico enquanto outros já sentem o gosto de sangue na boca…
   Será possível que os cristãos genuínos não estão mais percebendo que há apenas uma única e imutável posição a ser tomada? Será que o prazer e a emoção da “guerra de opiniões” suplanta a racionalidade apresentada pela Palavra de Deus? Afinal… qual a posição de Teóphilo em relação ao senhor Caio Fábio?
   Antes de entrar propriamente no tema, gostaria de agradecer publicamente ao irmão Vinícius Rentz por ter me enviado um artigo cujo teor foi de extrema importância para o momento em que me encontro: a base bíblica apresentada foi muito útil para esclarecer grandes questões que têm me feito sofrer com ansiedade por causa das grandes dificuldades que tenho passado.
   Coloquei-o na área de textos indicados (no site principal) e sugiro que todos os irmãos que acompanham este blog leiam. Reflitam, refutem… ou colaborem, pois minha situação é bastante periclitante na área abordada: agradeço extremamente ao único irmão (ou irmã) que, nestes mais de três meses, fez o único depósito que recebi.
   Falta tão pouco para concluir a reforma, porém as dívidas são tão altas que para pagá-las estou me envolvendo em uma área profissional completamente diversa do que deve ser meu ministério. A área de eventos impede completamente o desenvolvimento de estudos e textos, pois o trabalho (quando surge) dura o dia inteiro por vários dias: tenho me destacado e feito excelentes contatos que podem me inserir ainda mais nesse contexto completamente secular, mas… é isso que devo fazer?
   Minha consciência e, porque não, minha alma estão doloridas e descontentes pelo sucesso que tenho obtido. Nas longas horas que passo indo e vindo dos trabalhos percebo o quanto não estou trabalhando na divulgação da Verdade e, ao contrário, tenho testemunhado congressos e seminários que não têm absolutamente nada a ver com a edificação do povo de Deus… pelo contrário, provavelmente são reuniões onde podem estar sendo tomadas decisões que facilitarão a implantação do governo definitivo e final deste mundo.
   Minha esposa até já preparou meu currículo para enviar às agências e não duvido que, se isso começar, sem dúvida não terei mais tempo e nem condições de preparar mais material como este que venho apresentando desde 2005…
   Se você, em algum momento foi edificado através das palavras que o Senhor Deus têm me dado através do Espírito Santo, por favor, leia o texto em questão e reflita.
   Por desencargo de consciência informo que minhas dívidas imediatas (por causa da obra) giram em torno de absurdos cinco mil reais (para alguns é pouco… para mim é atualmente inatingível) e repito o número da conta para depósito:
BANCO: ITAÚ (341)
AGÊNCIA: 4077
CONTA POUPANÇA: 03756-4 / 500
NOME: CARINA M. SILVEIRA
CPF: 073.540.267 / 19
   Mas, voltando à questão do senhor Caio Fábio e suas palavras, devo dizer que o proceder bíblico a ser tomado não o salva… porém também não o condena! Vejamos as passagens que permitirão que cheguemos a uma conclusão:
   “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5)
   “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:10-11)
   “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8)
   Em primeiro lugar quero denotar a CONDENAÇÃO daqueles que DEPENDEM das palavras do senhor Caio Fábio para sustentar sua vida cristã… aliás, aproveito para condenar também aqueles que possam vir a depender das minhas próprias palavras também!
   Senhoras e senhores, é triste, mas… não existe ser humano perfeito!
   Maldito é aquele que deposita sua confiança em qualquer ser humano… até em si próprio! Você sabe se amanhã vai acordar passando bem? Sabe se "os “sonhos” de Deus são realmente os mesmos que você se imagina vivendo?
   “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos” (Provérbios 16:9)
   Há aqueles que leem horóscopo, há aqueles que olham as cartas e ainda há aqueles que consultam Caio Fábio ou Teóphilo antes de tomar suas decisões. Falei isso no último podcast e repito aqui: quando fomos feitos reis e sacerdotes através do sangue do Senhor Jesus Cristo (vide Apocalipse 1:5-6) antes dos benefícios herdamos PRINCIPALMENTE as RESPONSABILIDADES dos títulos. Isso significa que se não buscarmos conhecer, respeitar e cumprir a Palavra d’Aquele que nos instituiu de tais prerrogativas, de fato estaremos assinando um atestado de incompetência para o mínimo que se pode esperar de um cristão… já que definitivamente NINGUÉM tem mérito pela própria salvação.
   A ÚNICA FONTE CONFIÁVEL que podemos consultar quanto a nossas decisões e nossos futuros é a Palavra de Deus! Tudo o mais que possa vir a existir DEVE ser tratado conforme os bereanos citados na passagem acima: COMPARADO MINUCIOSA E ATENTAMENTE ÀS ESCRITURAS!
   Me perdoem aqueles que esperavam minha emissão de algum tipo de “salvo conduto” ou “atestado de confiabilidade”, mas esse é o tipo de coisa que (por mais que nos esforcemos) NINGUÉM merece: nem Caio Fábio, nem eu… nem você!
   Então alguns vão se exaltar querendo alegar os atos questionáveis cometido pelo senhor Caio Fábio… e serei forçado a perguntar: O que há de pior entre aqueles que adulteram e aqueles que se masturbam? Porque um concretizou o que o outro imagina isso tornaria o pecado do primeiro maior? De forma alguma!
   “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” (1 João 1:8-10)
   Me perdoem aqueles que esperavam minha emissão de algum tipo de condenação, mas tudo o que até hoje li escrito pelo senhor Caio (uns dez artigos, no máximo!) estava correto. Sei que há alguns textos e pregações dele que têm gerado muita polêmica, mas sinceramente nem pus meus olhos (ou meus ouvidos) neste material. Sabem o motivo? Porque há algo muito mais importante a ser lido, estudado e refletido!
   Se não veio até mim, se não gritou a meus olhos ou meus ouvidos, se não me foi “empurrado garganta adentro”… não vou sair buscando motivos para condenar alguém.
   Ao contrário de alguns absurdos pregadores amplificados pela mídia “emburrecente” popular, os tais “enganos” cometidos pelo senhor Caio chegam a meu conhecimento através de algumas poucas pessoas que podem, por si próprias, refutar biblicamente e documentar os pontos de discordância. O ÚNICO PARÂMETRO DE JULGAMENTO VÁLIDO PARA UM CRISTÃO É ESSE: A PALAVRA DE DEUS!
   “NÃO julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7:1-2)
   “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.” (João 7:24)
   Não pensem que esqueci as palavras do pastor Stefani Saad sobre o fato do senhor Caio Fábio ser maçom e, por isso, faço questão de manter certa vigilância sobre o material que recebo de alguns amigos mais susceptíveis às ideias dele, porém, ao contrário de certos apóstatas modernos que querem justificar suas heresias e absurdos simplesmente batendo no peito e afirmando-se “ungidos do senhor” (como se eles tivessem alguma prerrogativa de perfeição sobre qualquer outro cristão genuíno…), nunca soube que esse senhor tenha agido dessa forma.
   Detratores surgem a cada momento para todos nós: o próprio Senhor Jesus Cristo era continuamente confrontado por acusações e garantia-se na Palavra e em Si mesmo… afinal, Ele É a Palavra Viva!
   No meu caso (e no de qualquer ministro sério), o poder não está em nós, mas no conhecimento que temos da Palavra que nos foi deixada e nossa capacidade de pô-la em prática, de forma que nosso testemunho não seja dado apenas através de textos ou dentro de uma instituição eclesiástica, mas sim verificado em cada momento de nossas vidas, em qualquer lugar e com qualquer pessoa.
   “Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.” (1 Pedro 1:16-19)
   Dessa forma, conclamo os irmãos a assumirem suas responsabilidades de cristão sobre si próprios, comparando TUDO o que vos é apresentado com a Palavra e descartando aquelas coisas que não merecem nem atenção e muito menos respeito: sejam elas teologias, doutrinas ou lindas fábulas!
   Tendo sempre em mente que nem tudo que nos agrada é bom e tudo o que não é bom deve ser descartado, teremos a “fórmula” básica para que iniciemos nossa santificação pessoal e, consequentemente, para a salvação.
   Amados… porque contendas? Porque desamor?
   Há motivo para divergências? Busquem a resposta na Palavra e não em suas próprias opiniões!
   O acusador apresente o motivo da acusação e a passagem bíblica que condena o objeto.
   O defensor avalie, refute BIBLICAMENTE ou então… ACATE!
   Mas nunca, DE FORMA ALGUMA, sem amor!
   P.S.: Amor tão grande que visa a salvação eterna e NUNCA a condenação!
   “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3)
   Uma observação quanto à foto utilizado nesta postagem: olhem as alianças que existem e entendam o motivo pelo qual NÃO PODEMOS e NÃO DEVEMOS depositar nossa fé em nada além d’O próprio Senhor Jesus Cristo…
   Concluo aqui esta postagem na expectativa de que o Senhor Deus os esteja abençoando não apenas com saúde, mas com paz e sabedoria.
   Um fraternal abraço.

Categories: ,

16 comentários:

Rorschach BR disse...

Bravo Teophilo,
Excelente explicação sem nenhuma agressividade. A foto já nos diz muita coisa, mas se bem entendi acho que é hora de cada um procurar fazer mais sua parte evitando contendas desnecessárias. Estou procurando em meu blog colocar notícias negligenciadas pela mídia e esta semana falei sobre os protestos do g20.
http://planetaprisao.wordpress.com/2009/10/02/tropas-do-governo-prendem-humilham-e-torturam-cidadaos-americanos/
Enviarei minha humilde contribuição esta semana.

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

E lá vamos nós de novo,kkkk. Lá vem pancada pra cima de ti também Téo. Sobre o texto,três coisas: equilibrado, sensato e biblicamente correto. Já pensou se eu dependesse de ti pra saber a Verdade? Já tava condenado. São poucos os blogeueiros que tem coragem de expor tal verdade, somente aqueles que conhecem a Deus sabem que ninguém, mais ninguém mesmo está imune a escrever, crer ou pensar besteira, vide Pedro, fazendo acepção de pessoas e não aceitando aquilo que o Senhor já purificou, na visão que teve, sendo os animais impuros todos os gentios.
Graça e paz mano!

glauciasemfalas disse...

Teo, escrevo aqui o que te falei. Depois de muito ler, nestes quase quatro meses e ter acompanhado tal celeuma, decidi me afastar.

Pelo motivo óbvio, já que citam a bíblia como a base para todas as discussões deles, eu prefiro ficar com ela, pois enquanto eu apenas a abro para lê-la, ela não briga comigo.

Não vejo a Bíblia feri o semelhante, desrespeitar ao proximo.

Não vejo nela falta de perdão, nem falta de amor.

Eu prefiro ficar com ela. Se é para ler o óbvio, eu leio na Bíblia.

Se é para ver a Bíblia em ação, peço a DEUS que me dê sonhos, pelo menos dormindo, porque acordada, encontrei muitos pesadelos nos comentários contrários a opiniões pessoais.

Teo, não entendo falarem que estão defendendo a Bíblia, quando não há AMOR em nenhuma palavra daquele que agride.

Vê se não some de novo, estava com saudades, você é o eterno blogueiro, continuo te acompanhando.

Anônimo disse...

Olá Teo!!!!
Graça e Paz!
Estou feliz por vc ter voltado, e como sempre lúcido e sensato!

Mas fiquei com uma dúvida, o Caio é ou não Maçon?

Quanto depositar a minha confiança em homens, há muito já aprendi a lição, fico somente com a Verdadde, a Biblia,

Amando os irmãos, com o amor de Cristo, e os respeitando, (os que querem ne ser respeitados?....)

Deus te abençoe, sei que as lutas estão grandes, mas sei que és homem de Deus,e como tal vai superá-las.Estou orando por você.

Abraço.

Unknown disse...

Teo, o que tenho a dizer é que muita gente se libertou de falsos apóstolos lendo o site do Caio.

Conheço gente assim, e tenho visto muito isso.

Como aqui, e em vários blogs, pelo fato do Caio também tratar desses casos, as pessoas vão lendo e descobrindo que há um Evangelho sem barganhas, sem "prosperidade financeira", sem ungidões, sem semi-deuses etc.

Eu mesmo só vim a descobrir o que é de fato ser Cristão após seguir alguns conselhos do Caio, pois eu vivia na "tranquilidade" da minha vida medíocre dentro de uma igreja, achando que estava salvo só por frequentar um templo e cantar musiquinhas.

Depois que vi o Caio e também sites como este, comecei a ler o Evangelho como nunca, e fui descobrindo a Cristo. Cara, mudou muita coisa. Eu finalmente descobri que sou pecador e me livrei de uma carga pesadíssima que a religião colocou sobre mim, pois descobri o perdão.

Posso afirmar que em mim surgiu uma fome pela Palavra como nunca, e eu vi isso acontecer também num colega meu, após ouvir o que o Caio tinha a dizer.

Quanto à sua situação, creia: Trabalhar de maneira "secular" não vai desagradar a Deus. Pelo contrário, é na vida que temos que cumprir o "ide", pois, em indo, pregamos o evangelho.

Faça o que estiver fazendo para o louvor de Deus, mostre para os seus colegas de trabalho que você é cristão, tendo uma vida equilibrada e sendo o melhor funcionário. Nem sempre a melhor pregação é a feita por palavras. Muitos se convertem pelas atitudes.

Você edificará muito mais gente mostrando para o mundo o que é ser um homem digno do quê apenas subindo a um púlpito para pregar. É assim que eu creio, que a melhor pregação é a da Vida, pois nela a Palavra se torna verdade. É na vida "secular" que devemos praticar o Amor e o Perdão, pois entre quem se ama, é facil amar. Difícil é mostrar Amor por quem te odeia, e perdoar quem quer te derrubar.

Te aconselho a não reclamar, pois se tem como trabalhar, dê glórias a Deus, pois é Ele quem está te provendo isto.

No mais, Graça e Paz!

Teóphilo Noturno disse...

É, Gabriel... começo a compreender seu posicionamento através de seus comentários: realmente você tem boa vontade.

Vejo que o assunto "Caio Fábio" te faz agir de forma passional e elogiosa... e olha que eu nem ataquei seu mentor!

Interessante também (e você não é o único) que as pessoas querem comentar sobre os posicionamentos que apresento sem sequer terem pesquisado o background, os motivos, os textos anteriores: eu não chego opinando numa questão pessoal de alguém sem saber os caminhos que o levaram até aquele ponto, mas parece que todo mundo sabe o que é melhor para a vida de todo mundo, menos para as suas próprias!

Se minha saúde me impediu de prosseguir numa carreira militar de 20 anos, saiba que não sou exatamente uma pessoa que vai conseguir um "emprego secular" como você, de 23, pode estar tendo ou buscando: quando você tinha 3 anos eu já trabalhava... e me envergonho que tive que sofrer sérias perdas até aprender que o testemunho se dá através da vida e do convívio.

Realmente você demonstra não entender nada de meu posicionamento perante o Senhor Deus e Sua Palavra ao imaginar que vinculo "ministério" com "subir num púlpito" e, anteriormente, "Igreja" com "instituição eclesiástica".

Agradeço seus comentários e peço ao Senhor Deus que o abençoe com muita sabedoria e capacidade de discernimento, pois de boa vontade sou testemunha de que está repleto!

Que a graça e a paz sejam contigo!

Unknown disse...

Ok Teo, te interpretei errado. É fácil agir com pré-conceitos e fazer julgamentos precipitados. Mas é bom saber que sua consciência está no Evangelho!

Graça e Paz!

Thays disse...

Parabéns pela postagem, muito boa....
Se tem uma coisa que eu aprendi com vc é nunca confiar nas pessoas, e sempre consultar a Biblia para tudo... e com certeza é a melhor atitude.
Abraço

Robson disse...

Eu me penalizo bastante com sua situação financeira. Se eu tivesse condição, não tardaria em te ajudar, se possível pagando sua dívida toda.

Mas tenho algumas ressalvas sobre esse artigo que vc publicou em seu site. Ele parece ser muito parcial, daqueles que com poucos argumentos e versículos se pode desconstruir toda a idéia. Não que estaja totalmente errado, mas esse assunto merece um estudo mais detalhado, incluindo as definições do grego que Paulo dá para cada tipo de ministério.

É nítido no texto original que Paulo diferenciava o ministério apostólico (itinerante, plantando igrejas e cascando o fora tempos depois) e o ministério dos bispos (do grego, vigilantes), anciãos, diáconos (do grego, servidor) e dos pastores/mestres. O texto é claro que "pastor" nada mais é do que uma metáfora, ou seja, pastores não o são porque ocupam o cargo, mas porque pastor-EIAM, apascentam o povo de Deus. O cargo não é posicional, mas sim FUNCIONAL. Se um pastor não apascentou a igreja durante dois meses, não deve receber a honra de seu trabalho que não fez, porque seu remuneração não é definido por seu cargo, mas por sua FUNÇÃO. Isso sem contar a polêmica se se deve ou não remunerá-los.

Os itinerantes não podiam trabalhar secularmente, pois viviam viajando. Paulo parecia falar somente deles em seu argumento sobre remuneração. Mas os fixos na igreja não eram nômades, e Paulo parece silenciar a respeito dos seus salários. A passagem de 1 Tm 5:17-18 não deixa claro se "honra", quer dizer, estritamente, dinheiro. Mesmo que queira dizer sobre dinheiro, o verso 18 não quer dizer que ele deva receber salário mensal, mas sim que deve ser honrado por seu trabalho, possivelmente com ofertas, mas não havia obrigação. Em 1 Tm 3:7 diz que o supervisor precisa ser bem visto na comunidade. A implicação natural disto é que ele é empregado regularmente no trabalho secular. Mas se o pastor não puder exercer trabalho secular, ou porque não estudou ou porque não tem tempo por causa dos serviços da igreja, isso vem de uma cultura distorcida, pois ele não precisava acumular mais de uma função (Ef 4:11).

Robson disse...

cont...

Tg 5:4 não está falando de evangelistas, e sim dos trabalhadores do campo. Veja contexto.

A situação atual é diferente. Praticamente não há mais a figura do plantador itinerante de igrejas. Os pastores de hoje acumularam todas as funções ministeriais de Ef 4:11. No primeiro século isso não seria permitido, porque é nítido que os dons ministeriais eram compartilhados de forma diferente (Ef 4:11).

Consequentemente, a forma de remuneração que Paulo recomenda não se aplica integralmente à nossa época, pelo menos não sem a perda do significado principal. As funções eclesiais foram completamente distorcidas. É impossível regular as relações trabalhistas de pastores com base na Bíblia, porque estes não diferenciam as funções que ela descreve.

Você talvez não concorde com essa explanação acima, mas deve reconhecer que os salários pastorais prejudicam o pleno desevolvimento da congregação, visto que o resto do povo não vai ser encorajado a exercer os seus dons, pois todos os dons ministeriais já são concentrados nas mãos do pastor, tanto que ele recebe salário pra isso. Na medida em que o pastor e seus assistentes são “pagos” para ministrar — eles tornam-se profissionais remunerados. O resto da congregação passa ou cai em um estado de dependência passiva. O sacerdócio universal é pregado, mas não vivido.

Não quero que você receba isso como uma ofensa ao seu período de instabilidade financeira. Além do mais, você mesmo não está vivendo em situação eclesial "normal", como você já contou. Mas continua digno de ajuda, pelo trabalho muito especial que já fez. Alerto somente que estude mais sobre esse assunto, não de maneira parcial e sem avaliar o contexto eclesial da época. Pelo menos com o dízimo você não concorda, já é um passo para aceitar que o NT não fala nada sobre salários clericais (como ja disse, fora do contexto de "plantador itinerante")

Um abração, graça e paz, e que Deus te abençoe não só com as riquezas espirituais, mas as financeiras também!

Teóphilo Noturno disse...

Robson,
sua intervenção foi muito bem apresentada e baseada e realmente teve umponto de vista diferencial do meu.

Eu não vejo mais "ministros do evangelho" como sinônimo de "pastores", principalmente porque boa parte deles se rendeu às torpes ganâncias e à conveniência do falso evangelho psicológico e marketeiro.

Concordo também que, sem dúvidas, o conceito de dízimo aplicado aos gentios é um absurdo. Note também o que falei com o Gabriel Vescovi sobre "ministério" e "igreja"...

Porém vai ser necessário que, de minha parte, seja apresentado um plano de atuação ministérial mais consistente... que até já existe, mas eu próprio continuo me debatendo em alguns pontos como, por exemplo:
1. É, de certa forma, um trabalho missionário, pois vai falar a Verdade... o problema é que vou fazer isso não apenas aos incrédulos, mas acabo atingindo principalmente àqueles que já deveriam saber disso...
2. Tenho preparado material para palestras, mas como vou apresentá-las de dentro das corrompidas instituições eclesiásticas que estou revelando? Não creio em fundar mais uma denominação, pois já temos caciques demais querendo apitar. Teria que realizá-las em hotéis locados?
3. Estou escrevendo um livro e vou disponibilizar DVD's (Mecanismos Malignos, Afogando-se Revisitado...), mas meu interesse (ao contrário do que muitos pensam) não é atacar pessoas, mas revelar enganos e heresias e, somente através disto, auxiliar no fortalecimento do verdadeiro corpo de Cristo que é a Igreja não denominacional e com base estritamente bíblica.

O fato é que o Senhor tem agido em minha vida e deixei de lutar contra isso... passei dois anos esperando para que alguém assumisse esse papel, mas o peso da responsabilidade por estar vendo as coisas continuou sobre mim. Voltei no final do ano passado e a cada dia fico mais à vontade com a idéia que estou nesse caminho até o fim... vou morrer fazendo isso e minha vida perderia o sentido se fingisse o contrário.

Situação incômoda, necessidade financeira... mas em TUDO dou graças, pois não posso crer que não haja objetivo em cada coisa permitida pelo Senhor.
Mantenho a fé, sigo rumo ao alvo e creio que só o tempo trará as respostas.

O Senhor seja contigo!

MISTÉRIOS E REVELAÇÕES DA BÍBLIA disse...

Gosto da sabedoria e de muitas pregações do Caio Fábio, mas infelizmente, ele enveredou por um caminho tão errôneo quanto aqueles que são alvo de suas acusações e artilharia, pois assim como ele pecou, adulterou e foi apedrejado pelos "santos pregadores", ele denota amargura de uma alma envenenada, ao atacá-los e difamá-los, pois ainda que da parte dele "houve" arrependimento em sua queda, contudo, isto não lhe dá direito de usar de "falatórios profanos e acusativos" que não edificam e só promovem escândalos. O interessante, é que a recomendação bíblica, quando os homens nos caluniam, difamam e falam mal de nós (cristãos), é "REGOZIJAR" e "ALEGRAR", e não contender, acusar, desafiar e trocar acusações ou autojustificação "emsimesmada". O pior do Caio, é que ele comete o mesmo erro da "seita dos discípulos", ou dos seguidores da "árvore da vida", pregando e denegrindo a imagem de "denominações e igrejas", e ao mesmo tempo, fortalecendo suas próprias "denominações sem placa", cujo objetivo e acervok doutrinário, possuem o mesmo teor e intuito que é "CONGREGAR E FAZER DISCIPULOS", uns por "má fama", outros porém, dependendo da índole e caráter, para glória de Deus e crescimento do reino, cujo Rei é o Dono e Senhor do rebanho.

P.S.: Conto com as orações dos irmãos, pois também estou "em crise" financeira, mas sei que em Cristo posso todas as coisas (até passar por dificuldades), pois sou casado, tenho três filhos e há 11 meses estou desempregado.

Um abraço!

Pb. Waldir Alves
waldsevla@hotmail.com

Aprendiz disse...

Teophilo

Eu tinha escrito um comentário, mas você sugeriu corta-lo, com motivos, pois escrevi com o figado, sem nem ler direito o que você escreveu. Obrigado.

Vou dizer a mesma coisa de forma mais acertada. Leia cuidadosamente o que Caio Fábio escreveu nos últimos anos. E leia também os comentários de Julio Severo sobre o que Caio Fábio escreveu (porque o Júlio comenta várias "perolas" doutrinárias de Caio), conferindo que no site do Caio o contexto das palavras. Eu estou totalmente convencido de que Caio tem uma doutrina herética, e age do forma não cristã. Se tiver tempo, vou lá garimpar as "perolas" fabianas (acompanho o debate dos dois há anos). Mas tenho certeza de que você pode encontrar por si mesmo.

Lendo os principais críticos de Caio Fábio, não encontrei nenhum que diga "caiu, não tem retorno". As críticas que tenho lido se concentram nos erros doutrinários e na atitude raivosa e ressentida que se percebe em Caio Fábio. Eu, como muitos que tenho lido e ouvido, rejeito o ministério do Caio com base no presente, não no passado.

Quanto ao fato de Caio Fábio ter combatido certos falsos obreiros, isso não o santifica. Stalin não se torna santo por combater Hitler, nem Hitler se torna santo por combater Stalin. Não estou querendo comparar Caio Fábio com nenhum desses dois, apenas uso um exemplo extremo para fazer entender o meu argumento.

E se ele ajudou várias pessoas no passado, que bom. Quantas pessoas podem ter sido salvas pelo ministério de Judas Iscariotes. Novamente apenas um exmplo extremo.

Unknown disse...

Perdoe minha intromissão e/ou ignorância, pois, gostaria de fazer uma breve correção à interpretação do texto de Jeremias 17.5, pois você assim interpretou: "Maldito é aquele que deposita sua confiança em qualquer ser humano…" De modo algum este texto faz menção a OUTRO ser humano e sim, exclusivamente a si próprio, dado o texto: "Maldito o homem que confia no homem" poderíamos traduzí-lo como "Maldito o homem que confia em si próprio".

E ao comentário sobre "condenação", nós não poderíamos de qualquer modo "condenar" alguém, pois quem condena é juiz, o que nós não somos.

Peço perdão novamente, gostaria que eu pudesse estar em anônimo, mas não o consegui. Espero que tenha sido interpretado como um amigo.

Teóphilo Noturno disse...

Izlan:

Sobre julgamento e veredito:
http://blog.teophilo.info/2011/04/julgamento-e-veredito.html

E, por favor, não entendi a divergência quanto a "depositar confiança" de Jeremias 17:5: se não podemos confiar nem em nós mesmos, quanto mais depositar confiança em outrem...
Não estou te vendo como inimigo, mas ficou parecendo ou que você está querendo não confiar em si próprio, mas confiar em outra pessoa;
ou que discordou apenas por discordar.

Unknown disse...

Perdoe o mal entendido, apenas que o texto diz que o homem que confia em si mesmo "E faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" como segue o texto, somente um 'toque' à interpretação nada além, pois é comum este texto ser interpretado dessa forma e ainda o texto segue no verso 7 "Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR." somente isso, novamente, perdoe minha intromissão e/ou ignorância.
A correção foi feita apenas porque vejo que seu blog é bem acessado e como creio que você é meu irmão em cristo vi essa necessidade.

Related Posts with Thumbnails