10 de jul. de 2009

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    Na primeira parte desta série abordei o que a própria Bíblia nos apresenta como componentes de um culto: nada a mais… nada a menos! Na segunda parte comecei a diferenciar “vida” de “culto”, provando que o biblicamente o culto é um momento sagrado, ou seja, de sacrifício.
   Agora, na terceira parte, vou apresentar e começar a analisar a passagem bíblica profética que foi escrita pelo apóstolo Paulo e é o núcleo dessa série
   Sabendo que o Senhor Deus prepara o entendimento de Sua vontade através de “tipos”, leiamos novamente a passagem bíblica que nos apresenta o tipo de CONVÍVIO em temor que foi apresentado, sob forma de lei, no Antigo Testamento:
   “E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa” (Deuteronômio 14:26)
   Agora, para compreendermos melhor que existem grandes diferenças entre o COTIDIANO e o CULTO, façamos uma nova leitura sobre o comportamento dos sacerdotes:
   “Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo” (Hebreus 9:6-7)
   E, como SOMOS GENTIOS e NÃO VIVEMOS MAIS SOB A LEI, seria bom aprendermos o que o apóstolo Paulo tem a dizer sobre os tempos que estamos vivendo:
   “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” (1 Timóteo 4:1-5)
   Não consigo deixar de ficar espantado com a atualidade das palavras registradas pelo ÚLTIMO APÓSTOLO da história: como, há quase dois mil anos atrás, ele poderia prever com precisão o que está ocorrendo agora?
   Acho bem interessantes os dois pontos de apoio que ele escolheu para citar o controle total que estará sendo exercido através das doutrinas de demônios:
1. PROIBINDO O CASAMENTO
   Ora, o casamento é a consumação de pelo menos três tipos de amor: o “filos”, o “ágape” e o “eros”, sendo biblicamente ordenado desde o Gênesis e, mantidos os parâmetros cristãos, não deve ser desfeito… apesar de vermos muitos estúpidos distorcendo a Palavra na tentativa de justificar suas concupiscências carnais!
   Para este estudo citaremos as seguintes passagens:
   “E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:5-6)
   “Estás ligado à mulher? não busques separar-te. Estás livre de mulher? não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos. Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem;” (1 Coríntios 7:27-29)
   O tema dessa série não é o casamento e, por isso, não nos estenderemos no assunto, porém é uma área de tamanha complexidade que, sem dúvida, acabará sendo abordada no futuro.
   A questão é que para alguém, cuja inclinação natural não seja o celibato, aceitar a imposição de não vir a se casar apenas para se “adequar” a um sistema… é um sinal de que está cega e completamente submisso por tal doutrina: Paulo escolhe justamente esse exemplo para demonstrar a profunda dominação que estará ocorrendo nesta época.
2. ORDENANDO A ABSTINÊNCIA DE ALIMENTOS
   Quem estuda a mente humana sabe que a autodisciplina alimentar é uma qualidade extremamente difícil de ser atingida e ainda mais complicada de ser mantida: a obesidade atinge níveis de pandemia enquanto, no extremo oposto, encontramos pessoas morrendo por anorexia e bulimia.
   “E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa.” (1 Coríntios 7:31)
   “Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume.” (Provérbios 30:8)
   Eu próprio já atingi 210 Kg, necessitei passar por um processo cirúrgico e sei bem do que falo: nada em excesso faz bem: “muito demais” ou “pouco demais”… na verdade, se formos observar a finitude do ser humano, nem mesmo aquilo que é “regular demais” pode nos fazer escapar da morte física que, na verdade, é apenas consequência do pecado.
   No dia em que me dei conta que a Palavra da Verdade é o único caminho para a vida eterna, percebi que só existem duas formas de concluir meu ministério: ou arrebatado… ou morto! Isso bastou para acabar com muitos sintomas do transtorno ansioso depressivo e, principalmente, da síndrome do pânico: não há o que temer para quem quer seguir as palavras do apóstolo Paulo:
   “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Timóteo 4:6-8)
   Mas, voltando à questão específica dos alimentos, sei muito bem que a densidade demográfica favorece a criação de alimentos alterados e não sei o quanto essas substâncias químicas e hormônios artificias podem contribuir para o controle mental e para a possessão dos seres humanos, mas sei muito bem que o vegetarianismo, apesar das recomendações do apóstolo Paulo (1 Coríntios 8:13 e, principalmente, Romanos 14:21), não vai levar ninguém para o céu. Leia, em Isaías 25, a descrição do banquete que será dado pelo Senhor Deus no dia em que a morte for ANIQUILADA e nem houverem mais lágrimas (ou seja, no futuro!): não posso perder esse negócio de jeito nenhum!
   Novamente, assim como no casamento, a Bíblia não especifica a abstinência de alimentos PARA OS GENTIOS (e tem seres humanos que, mesmo nem sabendo diferenciar cristãos de judeus, querem apitar como profundos conhecedores da Bíblia…). Alguém que se submeta a uma proibição injustificada apenas por conveniência religiosa, sem dúvida é um ser DOMINADO!
   Ora, para que alguém seja tão submisso a ponto de negar (sem plena justificativa e/ou ordenação bíblica) seus próprios sentimentos e instintos é porque já está TOTALMENTE sob o domínio das doutrinas de demônios: já não tem mais a liberdade daqueles que conhecem a Verdade, mas, pelo contrário, vive uma vida de medo e controle: vestindo, comendo, ouvindo, assistindo tudo o que lhe for imposto… falando e pulando na hora que alguém manda como verdadeiros bichinhos de estimação, adestrados pelos hipócritas que falam mentiras.
   E esse “zelo excessivo”, essa superexposição a um suposto “sagrado”, acaba causando ao incauto efeitos semelhantes àqueles que citei na postagem anterior: o calo aos atletas, a surdez aos que escutam música em volume elevado… e a CAUTERIZAÇÃO da sensibilidade para as coisas que são verdadeira e biblicamente sagradas àqueles que “vivem um culto”.
   Mais uma vez me surpreendo com a exatidão da profecia bíblica quanto às suas profecias.
   Nunca imaginei escrever uma série e gostaria de que os irmão comentassem se o modelo permite o acompanhamento da linha de raciocínio.
   No próximo capítulo pretendo apresentar e definir “O PROFANO” e como, através dessas técnicas de cauterização, ele conseguiu adentrar as igrejas a passar a fazer parte de alguns “cultos”. Pretendo explicar também o que exatamente deve ser sacrificado neste culto, pois não quero levar nenhum apressadinho a pensar em conduzir ovelhas e pombas ao sacrifício no altar e, muito menos, que algum “kamikaze” comece a engendrar algum tipo extravagante de “suicídio gospel” ou absurdo parecido!
   Até quarta-feira deve estar no ar.
   Que o Senhor Deus nos proteja da aparência de piedade que nega Seu poder, nos dê discernimento para sabermos evitar as sutis seduções que são lançadas sobre nós e nos abençoe com saúde e sabedoria.

5 comentários:

glauciasemfalas disse...

Quarta teve um bug do google aqui, não abria nada que fosse ligado ao google, nem orkut, nem gmail, nem blogspot.

Acabei de fazer um comentário e não consegui publicá-lo de jeito nenhum, vou ver se consigo esse agora.

São mentes cauterizadas que se deixam levar pelos modismos do não se deve comer isso, coma aquilo, beba aquilo e vista-se dessa forma.

Esses modismos estão espalhados pelo mundo e dentro das igrejas.

glauciasemfalas disse...

Hoje os enganos estão espalhados pelo mundo e adentrados dentro da igreja.

A questão dos modismos, quanto ao que se deve comer, beber ou vestir;
são ditados pelas campanhas publicitárias, pela mídia em geral.

Ver jovens se enfiando em academias se drogando em nome do culto ao
corpo. Toda alimentação baseada não no sustento do corpo, da
beleza.

O consumo de bebida acoólica aumenta a cada dia, sempre no fim da
tarde, pra tirar o estres do dia.

E a roupa é para exibir o corpo, para mostrar, para expor, para fazer
um chamado sensual e sexual.

JESUS vem e nos traz o melhor alimento, A Palavra DEle, para gente se alimentar dela de dia e de noite, nos sustentar.

JESUS vem como um rio de vida e nos dá água pra beber, pra que tenhamos
vida e vida em abundância.

JESUS vem e nos entrega a Armadura de DEUS para a gente vestir e se
revestir dela.

JESUS nos dá o cinturão da Verdade, a couraça da Justiça, o capacete da
Salvação, o Escudo da Fé, a espada do Espírito, e para os nossos pés o
Evangelho da Paz.

Robson disse...

Acho que você pode continuar fazendo esse formato de série, desde que compile tudo e coloque no site, como mais um estudo.

Também, acho que quando você prepara um argumento, deveria pensar mais um pouco em responder de uma vez as dúvidas que surgem de imediato na cabeça de um crente cujo comportamento você critica, por exemplo:

"Então o culto não deve ser como no cotidiano, e sim como um rito?"

"Mas e o 'Orai sem cessar'?"

"Então cultos nos lares, no trabalho, na escola, sozinho no quarto orando, não são cultos?"

"E quem disse que andam proibindo casamentos? Não entendi, você está criticando é os padres?"

OU SEJA, dúvidas que você, pela sua experiência, sabe que vão surgir, mas esquece de exterminá-las de uma vez, deixando a gente com uma pulga atrás da orelha até que a conclusão as responda (ou não).

Mas continue o seu trabalho, eu quero ver a continuação!

Teóphilo Noturno disse...

Robson,

Gostei tanto, mas TANTO das suas questões que me deu vontade de respondê-las imediatamente!

Mas, buscando assumir uma postura mais "profissional", vou deixá-las para um momento oportuno.

Irmão, obrigado pela dica e saiba que veio em muito bom momento.

O Senhor Deus seja contigo!

JamesCondera disse...

.

Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, irmão Teóphilo.


Com alegria, estamos adicionando vosso banner e link em nosso humilde blog.


Nos interesses de Cristo e Sua Igreja.


Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor
-
Comunidade "Adoradores em Casas"

...
..
.

Related Posts with Thumbnails