7 de jul. de 2009

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    Tudo o que existe neste mundo material criado pelo Senhor Deus é finito. Se pontes (construídas com aço e metal) caem por ter chegado a um chamado “ponto de fadiga” do material, porque o ser humano, bem mais frágil, seria capaz de resistir infinitamente a condições extremas? De forma alguma isso ocorre: se uma situação anormal perdura por um tempo maior do que o suportável, o organismo ou falha… ou se adapta.
   Se formos pesquisar, sem dúvida encontraremos muitos exemplos de adaptação e / ou falhas causadas por causa de condições adversas e / ou extremas, porém este tipo de episódio NUNCA DEVERIA OCORRER na relação entre o cristão e o Senhor Deus, mas em algum ponto da história foi semeada a mentalidade de “culto constante” ou “culto ininterrupto” e isso veio a causar um prejuízo irreparável na relação entre os crentes e o culto.
   Vejam o exemplo daqueles que praticam artes marciais e, após tanto treinar e lutar, acabam criando calos nas partes de maior contato (pele e até osso!): o organismo arruma um jeito de se defender, de tornar as partes expostas menos sensíveis à dor.
   Temos também o caso daqueles que lidam com lixo e dejetos, cujo olfato se “dessensibiliza” para poder suportar o cheiro nauseabundo dos locais onde necessitam trabalhar.
   E os professores? Esses, de tanto falar, acabam criando até mesmo calos nas cordas vocais e correm o risco de ter suas carreiras interrompidas.
   E quantas vezes ouvimos sobre aqueles que decidem escalar altos montes? Mesmo sendo atletas especializados e contando com equipamento de suporte, acabam morrendo durante a tentativa!
   Conforme verificamos anteriormente em Romanos 12:1-2 o culto DEVE SER UM SACRIFÍCIO, ou seja, um momento onde devemos deixar de satisfazer nossas concupiscências e nos dedicar integral, racional e biblicamente ao serviço de glorificar ao Senhor Deus.
   Observemos o exemplo dos sacerdotes do Antigo Testamento:
   “Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo” (Hebreus 9:6-7)
   A despeito dos sinos citados em Êxodo 28:34-35, não achei referência bíblica alguma que comprove a famosa história da “corda amarrada na canela” para puxar os defuntos dos impuros que tivessem ousado adentrar diante da presença do Senhor, mas é importante notar que tal acesso é um “tipo” do culto que nos foi permitido realizar apenas através do sacrifício realizado pelo Senhor Jesus Cristo: o fato do acesso ter sido “facilitado” não implica de forma alguma em perda de relevância ou banalização de tal momento extremamente sagrado.
   Então o detalhe que pretendo destacar através dessa passagem é a diferença entre a convivência e o culto que, apesar de ocorrerem em ambientes anexos, tinham características completamente diversas.
   Recebi um ótimo comentário de onde vou extrair um fragmento para análise:
   Creio que esse termo "o culto é nossa vida" ou "nossa vida é o culto", refira-se ao fato de que um cristão não deve viver duas vidas: Uma "secular", que é quando trabalha, se diverte, come etc, e uma "sagrada", que é quando vai para a reunião da igreja.
   Um cristão tem uma nova vida em Cristo, e toda a sua vida é em louvor e adoração a Deus, e em todos os atos ele presta um culto à Deus, pois está sempre buscando o Reino de Deus.
   … é uma excelente idéia, mas vejamos algumas passagens bíblicas que versam sobre a vida cotidiana cristã:
   “E aquele dinheiro DARÁS POR TUDO O QUE DESEJA A TUA ALMA, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;” (Deuteronômio 14:26)
   “Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; PORQUE ENTÃO VOS SERIA NECESSÁRIO SAIR DO MUNDO. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.” (1 Coríntios 5:9-11)
   “E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; Mas o que é casado CUIDA DAS COISAS DO MUNDO, em como há de agradar à mulher. Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada CUIDA DAS COISAS DO MUNDO, em como há de agradar ao marido” (1 Coríntios 7:31-34)
   Esse conceito de culto ininterrupto não encontra respaldo bíblico: ser cristão não significa, de forma alguma, se alienar deste mundo ou tornar-se uma espécie de autômato! A liberdade que o conhecimento da Verdade nos dá não é restritiva, pelo contrário: nos permite (através do temor ao Senhor) conhecer e conviver sem escândalo nos meios seculares e, no momento adequado, prestarmos o culto devido.
   Essa “onda” de que devemos apenas consumir toda uma gama de produtos “gospel”, a partir das músicas, começou mais ou menos nos anos 80 do século passado baseada no temor das “maldições”… ora, tudo isso só ocorreu porque (além dos óbvios interesses financeiros) as pessoas têm preguiça de colocar os miolos para funcionar e não querem se dar ao trabalho de discernir o que é certo do que é errado: preferem receber tudo já “mastigado” diretamente das mãos de seus “santificados” líderes…
   No final das contas essa negócio de “branding gospel” acaba sendo tão ou mais pernicioso que qualquer outro tipo de obsessão: cria idólatras místicos e supersticiosos que depositam sua fé em tudo… menos na Verdade do Senhor Deus! Conforme 2 Timóteo 3:5, têm aparência de piedade, mas negam a eficácia dela… destes, somos ordenados a nos afastar!
   Esse suposto “padrão elevado” na verdade acaba causando desgaste / estresse / fadiga pelo fato de aqueles que se esforçam para viver ininterruptamente uma relação tão intensa acabam se adaptando / calejando / banalizando um momento que, biblicamente falando, é especial em si próprio e NUNCA por nossa causa.
   Assim como um viciado em drogas precisa de doses cada vez maiores, esses que se não sabem diferenciar o sagrado do secular e se dizem “viciados em deus”, na verdade estão viciados em sentir a intensidade de suas próprias emoções e o volume cada vez mais alto de seus próprios instrumentos. Isso, DE FORMA ALGUMA, pode ser considerado parte do culto racional e sequer é fator indicativo da real presença do Senhor!
   Estou cansado de testemunhar:
  • Carros de som alardeando sobre algum culto: “venha receber seu milagre” ou “venha expulsar seus demônios” ou “venha solucionar seus problemas”…
  • Pessoas que vão assistir o culto ou porque “tal pregador é bom” ou “tal profeta é fogo puro” ou “tal cantor é abençoado”…
  • Pessoas que saem dizendo que o culto “foi bom” / “foi ruim” / “foi fraco” / “foi cheio do poder”
  • Pessoas capazes de avaliar o culto conforme seus próprios sentimentos: se saíram felizes ou tristes ou emocionadas ou envergonhadas ou curadas…
  • Cultos customizados: “da vitória”, “de libertação”, “dos jovens”, “das crianças”…
   Temos alguns exemplos acima do que, definitivamente, NÃO É e nem NUNCA FOI CULTO!
   Gente! O CULTO, PARA O CRISTÃO, É UM SÓ: AQUELE QUE É PRESTADO EM HONRA AO SENHOR DEUS MEDIANTE ÀS INSTRUÇÕES CLARAS E DIRETAS EXPRESSAS ATRAVÉS DA BÍBLIA!
   Tudo o mais que for diferente disso não pode e nem deve ser chamado de culto!
   Mas… que mal há em inovarmos e criarmos um novo tipo de culto mais atraente? Um culto onde as pessoas, membros ou visitantes, possam se sentir importantes e valorizadas?
   “Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a cortar. Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E A MINHA GLÓRIA NÃO A DAREI A OUTREM.” (Isaías 48:9-11)
   É óbvio que eventualmente podemos nos emocionar ao sentir a presença do Senhor Deus, mas, em primeiro lugar: não sentí-la não significa que Ele não esteja ali. Em segundo lugar: Suas emoções não são parâmetro para avaliar nada em relação a Deus. Veja:
   “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:8-9)
   Quem somos nós para querermos modificar aquilo que o próprio Criador deste universo mandou deixar registrado como Sua própria Palavra e, ainda por cima, ratificou através de sua soberania e de sua imutabilidade?
   “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19)
   “Porque eu, o Senhor, NÃO MUDO; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Malaquias 3:6)
   Aqui, no verso acima, apesar do contexto geral do capítulo ser aplicável apenas aos judeus, o Senhor Deus fala sobre Si próprio e, por isso, é referência válida e útil também a nós, gentios, para aprendermos sobre uma característica do Senhor.
   “Jesus Cristo É O MESMO, ONTEM, e HOJE, e ETERNAMENTE.” (Hebreus 13:8)
   “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem NÃO HÁ MUDANÇA NEM SOMBRA DE VARIAÇÃO.” (Tiago 1:17)
   Se o Senhor Deus não muda o que podemos esperar de Sua Palavra?
   “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” (1 Pedro 1:23-25)
   Ora bolas… se a Palavra também não muda… o que aconteceu para que os cultos mudassem tão de repente? Será que há alguma intenção maligna por trás dessa confusão toda?
   Isso veremos na 3ª parte deste estudo.
   Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo permaneçam com todos aqueles que, mesmo vivendo suas vidas, não se deixam seduzir por este mundo e, ao contrário, conseguem glorificá-lO mesmo através das dificuldades!

8 comentários:

Pr. Silas Figueira disse...

Olá Teo, graça e paz. Parabéns pela postagem e parabéns pelo novo visual, que o Senhor continue te abençoando cada dia mais. O povo brasileiro é um povo extremamente místico e alguns líderes, sabedores disso, estão explorando o máximo que podem dos pobres fiéis. As pessoas estão muito preocupadas em sentir não importa o que.
Pr Silas
Tem um selo para você em meu blog, passa lá.

Jorge Fernandes Isah disse...

Teóphilo,
É possível dissociar aquilo que está em meu coração e mente daquilo que realizo, seja no trabalho secular em um escritório(p. ex.,abrir mão da moral cristã e me tornar um cafetão ou agiota), ou não se refletir em outras atividades como a literatura, a música, a pintura, a ciência, etc?
Se tenho a mente de Cristo, não há como ter uma mente sem Cristo; porque o cristão será um salvo eternamente, um filho de Deus eternamente, um regenerado eternamente. Mesmo que se postule uma separação entre a fé, artes e ciência seculares, não consigo compreendê-la na prática, pois o objetivo do crente é a glória de Deus (não somente nos momentos em que "estou" crente ou me considero crente, mas se realmente sou crente, o sou integralmente).
Porém, isso não me impede de trabalhar secularmente, criar arte secular, sem citar Cristo, sem fazer da minha vida uma "pregação" ininterrupta e itinerante. Contudo, sempre haverá no arcabouço daquilo que faço (trabalho, lazer, p.ex) a essência do Evangelho, mesmo que não seja por mensagem direta ela estará lá, para que Deus seja glorificado, e o homem instruído nas coisas divinas (temporais e atemporais). Isso é o que a Bíblia chama de santidade, ser o sal e luz no mundo, influenciá-lo a partir da aplicação dos mandamentos divinos em nossas vidas; sempre tendo o cuidado para que o mundo não nos conquiste (o mundo aqui é tudo aquilo oposto ao Evangelho) e, temerariamente, nos aproxime do pecado, e nos faça esquecer o real propósito de nossas vidas: proclamar e viver o Evangelho de Cristo.
Em outras palavras, a minha conduta moral e ética falará mais do que repetir e jogar palavras aos ouvidos alheios sem que a minha vida testifique o que falo. Alguém que se diz crente em Cristo terá de se assemelhar a Ele. De que adianta eu falar de amor e maquinar maneiras de derrubar o colega de trabalho? De que adianta eu falar de amor e fazer sexo com cada mulher que apareça na minha frente (mesmo que seja apenas uma)? O que adianta falar de amor e não honrar meus compromissos? O que adianta falar de amor e ouvir piadinhas imorais? Assistir filmes pornôs? Esse não é o exemplo cristão; e, infelizmente, ele tem começado na igreja, onde os princípios bíblicos têm sido relegados e excluídos em favor do humanismo e filosofia satânicas (a exaltação do homem acaba sendo a glorificação do diabo).
Desculpe o comentário extenso. Acabei por desviar-me um pouco do assunto.
Cristo nos abençoe e nos torne semelhantes a Si.
Abraços.

Danilo disse...

Teo,

Fiz uma chamada para o seu site neste momento e peço seu comentario por lá.

A PAZ! NOTICIA URGENTE!

Danilo

glauciasemfalas disse...

Não gosto de me sentir cansada, mas é assim que estou me sentindo, nesses dias.

Me dá uma tristeza, chegar na igreja e não ouvir nenhuma palavra de conforto. Não ouvir a Palavra de DEUS, a Bíblia falada, pregada, lida.

Meu DEUS! O que aconteceu com esse povo, o que aconteceu com a sua igreja?

Estão saqueando o seu povo e roubando a sua Palavra, para que seu povo fique desnutrido espiritualmente, e morram de inanição espiritual.

Estão reduzindo as igrejas a cemitérios, e quando os corpos se lavantam são zumbis sem vida nenhuma.

A igreja está cheia de zumbis espirituais que precisam de JESUS para ter vida e vida em abundância.

Estou cansada, JESUS! Cadê a Tua Palavra?

Me sinto sozinha nesse deserto, mesmo acreditando que Tu, SENHOR JESUS estás comigo.

Estou cansada de caminhar sozinha, mesmo lendo e estudando e orando a tua Palavra.

Queuver disse...

Theofilo, paz do Senhor Jesus.
Hoje o culto a Deus se tornou um verdadeira cartasse humanistas, onde busca-se a satisfação de nossas relações conflituosas com o outro, o dinheiro e com o ego. Dificilmente encontramos um culto racional, prestado e com o devido temor ao Deus verdadeiro. No livro cristianismo pagão o autor observa: A igreja se tornou um corpo anomulo, com uma lingua gigante e um monte de orelhinhas. Como nos falta o desejo de buscar na Palavra de Deus a cura para nossas dificuldades, problemas relacionais. Sem Ela nao há um encontro verdadeiro com Deus. E continuaremos a prestar culto, honra e amor ao nosso eu, e se nao satisfeito culpe o Criador. Deus se apiede de nós. Paz irmão.

Unknown disse...

Theóphilo,

De fato, poucos são os que prestam um culto racional à Deus. É comum ouvir o cara dizer: "vou pra igreja buscar minha bênção". Ao invés de Adorar a Deus, o cara quer mesmo é tirar uma casquinha.

Paulo disse que tudo deveria ser feito com ordem e, quem tivesse salmos, que os trouxesse, e quem tivesse cânticos, que o cantasse, e ainda quem tivesse profecias, palavras, ensinos que os falasse. Nunca foi: Quem precisa de bênção, vá à igreja!

Sempre foi: Sê tu uma bênção. Vá e abençõe, vá e perdoe, vá e ame o próximo e o ajude. Aquele que diz que ama ao Senhor, mas não o obedece, é mentiroso, já diria João.

Portanto, tal como Israel nos tempos de perdição, não adianta chegar perante Deus para o adorar estando em débito com um irmão. Nada adianta chegar e chorar, cair, deitar e rolar, sapatear, falar em línguas, se entregar, confessar, se lá no coração e no dia-a-dia a pessoa não segue os mandamentos de Jesus.

Estes "cultos" que estão mais para palestra de auto-ajuda, são assim para mascarar o evangelho. Enquanto as pessoas estiverem no êxtase das manifestações da carne, na hipnose coletiva que estes eventos causam (por causa da fadiga gerada, do alto volume, da voz cadenciada do locutor etc), elas não vão conhecer o evangelho. Para quê perdoar o irmão se "deus" falou comigo hoje que ficarei milhionário? Ora, se "deus" tá falando comigo, então meu irmão que se exploda!

E assim caminha a apostasia desse século.

Eliabe Nascimento disse...

Saudação em Jesus Cristo!

Meu Amado Irmão Teóphilo, realmente é triste dizer o que anda acontecendo no meio dos que se dizem "Evangélicos", eu sou um Cristão que vive a palavra que é viva e eficaz, não importa o que digam os outros ("Pseudoscritãos" perseguidores), sei dessa responsabilidade que carrego, desde que o "aceitei"(Ele é quem escolhe e separa),em meu coração.
Esse pseudo "Evangélico", não uso e nem gosto me soa hoje como uma banalização do que é o verdadeiro Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, descrito e relatado nos Evangelhos segundo: Mateus, Marcos , Lucas e João.
Este estudo mostrar a realidade que estamos enfrentado em relação, não apenas ao culto na essência da palavra, mais de termos a convicção e responsabilidade, que estamos no caminho certo, sendo verdadeiros adoradores ao Senhor Nosso Deus, prestando a ele um culto racional e constante em nossas vidas, não apenas pelo fato de estarmos na igreja, prestanto adoração, mais sim, tanto no templo como fora dele, como pois ele nos conhece muito bem!
não há como nos esconder dele, este estudo concerteza fará com quem muitos que estão cegos enxerguem a verdade a respeito do verdadeiro culto ao Senhor Jesus Cristo. mais uma vez meus parabéns meu irmão, já ia esquecendo, tomei a liberdade de colocar o anuncio do seu site na página do meu blog, acho que será de extrema importância continuar levando as verdades da palavra de Deus, aos que estão em busca dela. lembrando que tenho feito divulgação a todos nossos irmão que tenho certeza que compartilham da mesma fé e esperança em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, no mais meu irmão me despeço desejando todas as benção do Senhor Jesus em sua vida, qualquer coisa estaremos ao seu dispor, pois como diz certo ditado popular e cabe bem aos filhos de Deus, "Quem não vive pra servir, não servi prá viver". deixo este texto bíblico, em que nosso Mestre Jesus conversa com a mulher Samaritana, e retrato muito bem o assunto em epígrafe, (João 4:21-26) 21.Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis ao Pai.
22.Vós adorareis o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos Judeus.
23.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24.Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25.Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias ( que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas.
26.Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

Até a próxima meu amado irmão.

Danilo Miguel disse...

Teo,
muito bom esta série de estudos, bem como os demais textos sempre sabiamente escritos - e, creio, sempre inspirados por Deus!

Há uma coisa que gostaria de deixar registrado aqui e que adiciona algo ao seu texto - como se fosse necessário adicionar algo.
A prova tão grande de que o culto não é aquilo que se acredita hoje em dia (o culto é minha vida, minha vida é um culto, etc...) é o simples fato do chamado "primeiro amor". Todo mundo já passou por isso, certamente. Assim que se converte ou, para aqueles que nascem em berço evangélico assim que tem uma experiência marcante com Deus (e se convertem, porque filho de crente não é crentinho). É uma coisa gostosa onde não paramos de pensar em Deus um só minuto, queremos estar continuamente em comunhão com Ele, estudando Sua Palavra, em Sua presença. É claro que hoje em dia esse gozo celestial tem sido substituído por "ondas de emoção" carnal, nada mais que isso.
Enfim, até mesmo esse primeiro amor um dia passa e a gente aterriza e percebe que temos uma vida aqui na Terra ainda que precisa ser vivida enquanto o Senhor Jesus não volta para nos buscar. Ora, se temos compromissos mundamos, vamos assim dizer - trabalhar, dormir, se relacionar socialmente, pagar contas, ir ao banheiro, ter filhos, se alimentar são coisas espirituais? - como podemos, então, viver integralmente cultuando a Deus? Ter o pensamento voltado para Deus, meditando em sua Palavra e o adorar em espírito é uma coisa, prestar um culto é outra, totalmente diferente. Fico imaginando, por exemplo, como um operário de máquinas, crente, cultua a Deus enquanto trabalha. Ou ele cultua, ou ele perde um braço, uma perna ou se acidenta de outra forma, afinal o culto, como bem explicado aqui, é algo que deve ser exclusivo, dedicado, para Ele. É nosso momento de entrega, de renúncia, de se desligar de tudo para e por Ele.

Parabéns pelo trabalho!

Related Posts with Thumbnails