6 de jul. de 2009

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
   Pretendia relatar a experiência que eu e minha esposa tivemos ao participar de um culto em uma igreja batista tradicional, mas para isso seria muito importante que dispusesse da letra da canção que é entoada no momento de homenagem aos aniversariantes.
   Passei a semana inteira relutando em ir até lá apenas para isso, mas nesse domingo (uma semana depois!) acordei tão incomodado que não tive outra saída senão ir até lá para conseguir mais um objeto de análise sob a ótica bíblica.
   Cheguei na igreja após o encerramento do culto matinal e fui muito bem recebido pela líder do louvor, que estivera presente em minha palestra, e sua irmã. O encontro foi providencial, pois acabamos enveredando por assuntos bastante delicados até o ponto em que a seguinte frase foi dita:
   — Nossa vida é o culto!
   Aquilo bateu tão forte em minha consciência que decidi mudar o tema desta postagem, pois antes de analisar os erros em um culto (conforme havia prometido anteriormente) é muito importante que tenhamos uma sólida definição bíblica sobre ele e, através disso, vamos descobrir a técnica utilizada pelo inimigo para cauterizar a mente da maioria dos cristãos modernos, impedindo-os de perceber que estão sendo envolvidos por um terrível engano.
   Realmente nunca havia pesquisado a fundo sobre a origem do conceito de que nossas vidas são um culto: vejam que o fato de dedicarmos nossas vidas ao Senhor Deus de forma alguma vai implicar em que passemos a viver num mundo espiritual. Continuaremos necessitando comer, beber e ir ao banheiro enquanto estivermos por aqui e, mais importante ainda, continuaremos NÃO MOVENDO O SOBRENATURAL por nós mesmos!
   Digo isso observando cautelosamente a Palavra de Deus e, para aqueles que discordaram de alguma afirmação do parágrafo anterior, só aceito questionamento se me responderem em que momento algum personagem bíblico moveu, por si próprio, o mundo espiritual? Alguém, além do próprio Senhor Deus, ordenou alguma movimentação de anjos? Diante de Estevão, o mártir, as pedras se transformaram em isopor ou ele, mesmo perecendo, cumpriu seu papel para com os planos do Deus? Será que “os sonhos de Deus”, tão populares atualmente, eram de que Estevão morresse apedrejado? Serão nossos sonhos os “sonhos de Deus”?
   Todo o movimento sobrenatural foi ocasionado MEDIANTE A OBEDIÊNCIA às instruções emanadas pelo próprio Senhor Deus diretamente ou enviadas por Ele através de profetas e apóstolos: os resultados normalmente foram imediatos e comprováveis. Hoje temos A BÍBLIA como a principal fonte de ORDENS DIRETAS emanadas pelo Pai: tudo o que distorcer ou desviar dela é anátema, mesmo que seja feito com “boas intenções”…
   Acho que devemos recorrer ao dicionário para conseguirmos compreender melhor a definição do substantivo masculino “culto”:
   1. Reverência respeitosa a uma divindade (Deus, deuses, santos ou qualquer ente ou elemento da natureza divinizado).
   Ex.: (o culto de xangô)(culto da virgem Maria)(culto dos duendes)
   2. Qualquer religião organizada segundo princípios, dogmas etc. próprios.
   Ex.: defendia a liberdade de culto
   3. Conjunto de atitudes e ritos pelos quais se adora uma divindade; ritual.
   Ex.: (o culto protestante)(o culto maometano)
   4. A expressão religiosa, considerada externamente.
   Ex.: domingo, a igreja realizava um maior número de cultos
   5. Cerimônia, ofício religioso na maior parte das religiões chamadas protestantes.
   6. Veneração, preito; paixão extrema para com alguém ou algo.
   Ex.: (prestou de culto à memória de Camões)(a sociedade contemporânea incita o culto à boa forma física)
   Ora, em nenhuma destas definições o culto é considerado algo ininterrupto. Por mais rotineiro que seja, é necessário que o MOMENTO DO CULTO seja DISTINTO de quaisquer outros momentos, principalmente se formos considerar a possibilidade de estarmos desejosos de prestar um genuíno culto ao Senhor Deus, Criador deste universo.
   Observemos um exemplo veterotestamentário, narrado em Deuteronômio 14 e referente ao chamado “dízimo do festival” (para aqueles que não sabem, não era cobrado só um dízimo, mas dois e, provavelmente, até três dízimos… fora as ofertas! Mas esse assunto já foi abordado de forma esclarecedora por Bryan Anderson). Reparem a instrução
   “E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa” (Deuteronômio 14:26)
   Reparem que é recomendado um tipo “ação de graças” a ser executado perante o Senhor Deus, talvez na intenção de que seja treinado um convívio cheio de respeito e temor… mas que, de forma alguma, pode ser considerado um culto!
   Todos os sacrifícios do Antigo Testamento (conforme registrados nos primeiros 7 capítulos do livro de Levítico) foram extintos através do sacrifício definitivo d’O Cordeiro de Deus, assim como todo o cerimonial relativo ao templo e ao tabernáculo, pois tudo isso não passava de um “tipo” de culto… uma preparação para aquele que deve ser um momento tão SINGULAR que o apóstolo Paulo recomenda o seguinte:
   “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso CULTO RACIONAL. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1-2)
    Notem que o único sacrifício recomendado aos gentios cristãos é sempre o SEU PRÓPRIO! Nesse caso temos a instrução de que “nos sacrifiquemos” ao prestar o culto racional, mas para entender o que significa esse sacrifício devemos entender primeiro o que a Palavra de Deus nos deixou sobre o próprio culto. Para isso vou fazer referência a um trecho do estudo chamado “12 Razões Pelas Quais Igrejas Centradas na Bíblia Devem Repudiar: Palmas, Ritmos e Instrumentos Dançantes, Balanços, Danças, Etc.” apresentado pelo irmão Hélio de Menezes Silva:
   Deus, através do Novo Testamento, toma grandes cuidados em nos instruir sobre o que pode e deve fazer parte do cultos verdadeiros das igrejas do Novo Testamento:
A) ORAÇÕES
   Atos 2:42 / Atos 20:36/ Atos 21:5 / 1 Coríntios 14:15.
B) MÚSICA ESPIRITUAL
   1 Coríntios 14:26 / Colossenses 3:16 / Efésios 5:19,20.
C) LEITURA DA PALAVRA
   1 Timóteo 4:13 / 2 Coríntios 3:15.
D) PREGAÇÃO DA PALAVRA, NO PODER DO ESPÍRITO
   Atos 20:7 / Atos 11:26 / Romanos 15:14 / 1 Coríntios 14:28,29 / Efésios 5:19,20 / Colossenses 3:16.
E) OFERTAS
   Lucas 21:1-4 / 1 Coríntios 16:2 / 2 Coríntios 9:7.
F) BATISMO
   Atos 2:41 / Atos 19:5.
G) CEIA DO SENHOR
   Atos 2:42,46 / Atos 20:7.
   Por que Deus, tão minucioso em dar-nos instruções detalhadas sobre tudo que Ele quer que seja incluído nos cultos de adoração das igrejas neotestamentárias, nem sequer uma, uma única vez, nos instruiu a cantarmos músicas "quentes", dançáveis, e que mexam com o corpo e a carne? Por que não nos instruiu a acompanhar essas músicas com sensuais, "deliciosas" palmas ritmadas, sensuais balanços do corpo ou mesmo danças?
   Será que Ele "esqueceu"? Será que Ele não é muito competente nestes assuntos de louvor? Será que podemos fazer bem melhor que Ele?... De modo algum! A resposta é simples: Todas essas inovações, que sem dúvida agradam ao mundo e à nossa carne, não são desejadas por Deus!
   Espero que tenham tido o interesse de abrir a Bíblia para pesquisar as referências acima citadas, assim como tenham compreendido que TUDO O MAIS que foi ou venha a ser INFILTRADO no meio daquele que deveria ser o singular culto racional PRESTADO AO SENHOR DEUS é uma grave deturpação bíblica, tornando qualquer forma de “culto” diferente desta algo INACEITÁVEL para Deus.
   Se formos CUMPRIR RIGOROSAMENTE as especificações bíblicas, sem dúvida teríamos cultos bastante objetivos e bem menos demorados, o problema é que a instituição eclesiástica deixou seriamente de cumprir suas responsabilidades para consigo própria e, em nome de um “IDE” completamente deturpado, começou a enviar esporos de um arremedo de evangelho para todas as partes do mundo: como podemos querer fazer “MISSÕES” se nem sabemos como nos comportar em um “CULTO RACIONAL” ou sequer temos a plena compreensão do que seja isso?
   Que o Senhor Deus nos proteja e abençoe com saúde e sabedoria para podermos prestar o VERDADEIRO CULTO que Lhe devemos!

8 comentários:

Unknown disse...

Teóphilo, boa noite.

Creio que esse termo "o culto é nossa vida" ou "nossa vida é o culto", refira-se ao fato de que um cristão não deve viver duas vidas: Uma "secular", que é quando trabalha, se diverte, come etc, e uma "sagrada", que é quando vai para a reunião da igreja.

Um cristão tem uma nova vida em Cristo, e toda a sua vida é em louvor e adoração a Deus, e em todos os atos ele presta um culto à Deus, pois está sempre buscando o Reino de Deus.

Preciso fazer um estudo mais completo, mas para mim, pelo que tenho entendido do Evangelho, o momento da reunião não é necessariamente o culto à Deus. Levar uma vida em desobediência à Cristo, mas ir todo dia ào "culto" não é prestar um culto à Deus!

O cristianismo exarcebou demais o momento da reunião, a ponto de separar a vida do culto. Ficam esses dois momentos distintos: A vida secular e o "momento de adorar à Deus", no qual o sujeito se veste de maneira diferente, fala de maneira diferente, se comporta de maneira diferente! Isto para mim é tentar MENTIR para o ES! Ora, Ele sabe como nós somos! O cara tá com o coração triste, mas chega na igreja com aquele sorrizão na cara...

Mas taí, vou ler com mais calma os textos propostos.

MkkKK disse...

Téo, meu grande irmão, a graça e PAZ de nosso SENHOR JESUS CRISTO. Amém.

Eu aqui imitando os bereanos como sempre, confirmando tudo o que você escreve, se está fundamentado na palavra de DEUS. Mas uma vez vem a minha admiração pelo seu discernimento espiritual; tudo isso que você falou é verdade biblicamente. Estamos vivendo no mundo como você mesmo diz: "JAZ no MALIGNO", igrejas malignas, dirigidas pelo diabo. Muitas vezes a primeira fila, está sentado os demônios, eles não perdem um culto. Como sempre pesquisei na bíblia, e está tudo confirmado. Que o SENHOR levante mais pessoas como você: Para "exortar", para "Alertar" o "povo de DEUS", porque os verdadeiros filhos de DEUS como diz na bíblia(Palavra): "Não serão confundidos". Eu oro e peço a nosso SENHOR para que haja uma libertação nas igrejas.

Obrigado por permitir este espaço, e que DEUS continue te abençoando muito, pois tenho aprendido muito.

(Antes de criticar: Orar, Ler e aprender a palavra de DEUS; que é a bíblia.)
"Tem olhos mas não vêem, tem ouvidos mas não ouvem."

Que DEUS continue te abençoando, em NOME DE JESUS. Amém.

glauciasemfalas disse...

Gostei do texto. Cadê a letra da música?

Estou cansada dos shows de domingo, nem consigo mais ir à igreja aos domingos.

Vou durante a semana, quando não tem show, só pregação da palavra.

Junior Guimarães disse...

...Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou... 1 João 2,6...

A menos que alguém me mostre na biblia aonde o Senhor Jesus, ou um os apóstolos (verdadeiros), dançaram, bateram palmas, sapatearam ou fizeram teatro, eu faço minha sua palavras.
Como será que Davia entoava os salmos com sua hrapa em honra e glória a Deus?
Ou Paulo e Silas, sangrando, com o corpo todo doido por conta dos açoites, como será que cantaram aquele hino que fez tremer a terra com virtude do céu, e converteu os soldados que os guardavam?
Santo é Deus e digno de um louvor perfeito, para que suba diante Dele como aroma suave, e ache graça naqueles que O servem, limpos de mão e puros de coração, que não entregam suas almas a vaidade nem juram enganosamente.
Deus abençõe meu irmão Teophilo.
A paz de Deus a todos.

Danilo disse...

Teo!

Perfeito e notável. Em especial o trecho sobre o primeiro martir, que nos leva a refletir sobre como os propositos de Deus são maiores do que as vontades, a justiça aos olhos humanos, etc.

Engraçado como as pessoas, mesmo quando é até possível ter uma visão de Reino na pequena possibilidade humana, sempre irão preferir "julgar" Deus e a Sua Justiça...

Saudades sua, meu amigo!

Podes me ligar hoje a noite... Queria falar contigo. Mas não achei seu fixo..

Danilo

Chaves disse...

Parabéns meu querido amigo e irmão em Cristo!

Como comentou a Gláucia, ir aos cultos de domingo está sendo cada vez pior. Quando vou, fico louco para que acabe logo, tá difícil de ver e ficar sem entender porque a igreja em que fomos batizados está desmoronando.

Sinto, sinceramente, que a minha igreja hoje é com os irmãos que conheci pela internet, como vc e esses que comentam no seu blog, mesmo nunca ter trocado uma palavra sequer com eles, mas apenas por saber que não estou sozinho no caminho.

Obrigado pela sua tão grande amizade. Que Deus continue nos abençoando nessa empreitada. Abraço.

Marcelo tics disse...

"Orai sem cessar". Sempre orando, dando graças a Deus, reverenciando-o, cultuando. Nesse sentido, nossa vida é um culto.

Unknown disse...

Paz Teóphilo,

Gostei muito dos estudos, via documentários e/ou textos. Porém gostaria de conhece-lo, porque diariamente somos bombardeados por várias informações, via televisão, via internet dentre outros meios. Com isso devemos ter cautela quanto tudo aquilo que ouvimos, para que possamos dicernir o que é bom e o que não é, para isso precisamos pesquisar sobre as fontes dessas informações. Logo, gostaria de obter algumas informações sobre a equipe spirit tv, para que além de tudo possamos divulgar esses estudos. No mais, aguardo alguma posição sua ou da equipe.

Atenciosamente,

Wender

Related Posts with Thumbnails