2 de mai. de 2009

Aventuras de Blogueiro Cristão

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    Quando me propus a dinamizar meu relacionamento com outras pessoas através de um blog, nunca imaginei que  fosse encontrar uma atividade tão interessante, pois permite conhecer várias nuances da personalidade dos leitores, assim como exige o aprendizado de novas habilidades para que o “negócio” não fique estagnado.
   O fato de ser um estudioso cristão torna certos aspectos ainda mais interessantes, pois sou diretamente confrontado por leitores insatisfeitos em inúmeras ocasiões. Na verdade, aguardo ansioso pelas críticas construtivas e novas informações, porém 90% das mensagens que recebo é mera repetição de perguntas cujas respostas já foram dadas… mas os outros 10% é que valem muito a pena!
   Saber que o Espírito Santo de Deus tem tocado algumas pessoas através de meus textos é motivo de grande contentamento e incentivo para prosseguir nesse caminho, mas às vezes acontecem algumas coisas “diferentes” do que seria meu script de “escritor anônimo”.

    Dia desses um irmão lá de Minas Gerais escreveu um excelente estudo sobre um tema atual (… se eu contar o tema será fácil identificá-lo), mas acabou não se esmerando na grafia da língua portuguesa e acabou sendo muito criticado por causa disso: as pessoas além de tripudiar (sem razão) do conteúdo, ganharam credibilidade por causa da forma desleixada dada à apresentação.
   Como sempre converso bastante com esse irmão através do Live Messenger, aproveitei para dar umas dicas a ele e gostaria muito de registrar uma seqüência de frases que, juntas, ficaram bem interessantes:

O melhor amigo de um cristão é Deus revelado através da Bíblia!
O melhor amigo de um escritor é o dicionário de sua língua natal!
Quer escrever sobre Deus? Bíblia e dicionário do lado!!!

   O que acharam? Vou guardar essa definição para quando for escrever o “Manual do Blogueiro Cristão”… vou usar na abertura!

   Escrever para ninguém ler seria estupidez, principalmente quando se divulga a Palavra de Deus com seriedade: quanto mais gente passar por aqui, melhores as chances de ser incomodado com alguma coisa e, depois disso, passar a pensar mais antes de sair fazendo “bobagens gospel” por aí.
  Pensando nisso é que decidi reformular o blog para deixá-lo mais “leve”, assim como me inscrever em vários serviços que supostamente auxiliam a aumentar a circulação de público.
   Agora que já fiz minha parte (notaram alguma diferença?), cabe a vocês, caros leitores, auxiliar nessa divulgação: utilize os botões que, a partir de agora, aparecem logo abaixo de cada postagem para fazer com que este blog suba no ranking geral e, com isso, possa ser mais encontrado pelas pessoas que buscam pelos assuntos que abordo.
   Tenho recebido propostas de parceria para troca de banners e isso também colabora para aumentar o movimento, mas esse processo aparentemente banal envolve uma questão muito delicada: a que tipo de mensagens e material estarei expondo meus leitores?
   Imaginem sair daqui e ir parar num site do “Distante do Trono”? Ou em algum tipo de extravagância, loucura, paixão, reteté, psicologismo, rejudaização… são tantos ricos que antes de aceitar uma parceria eu faço questão absoluta de visitar e conhecer o conteúdo do futuro parceiro. Se não for apologético já dificulta bastante as coisas…
   Entendam que isso não é desprezo, mas zelo pela Palavra de Deus!
   Aliás, em alguns desses serviços de divulgação que me inscrevi, notei que os primeiros colocados são sites de PIRATARIA cristã: locais onde as pessoas podem baixar CDs, DVDs, livros… tudo “de graça”! Será que os autores e possuidores dos direitos sabem disso e permitem graciosamente? Esse é um comportamento cristão genuíno? Acho que ninguém quer parar mais para pensar…
   Diante de um conteúdo tão sujo, passei a observar esses “rankings de movimento” e “concursos de popularidade” com outros olhos: se para ganhar esta “competição” eu tiver que me sujar, já entrei como perdedor com muito orgulho!

   E, por falar em senso crítico (ou ausência dele), na madrugada do feriado eu estava na sala da minha casa preparando alguns textos enquanto no bar da esquina acontecia um “show ao vivo”: um casal executava músicas populares com voz e teclado, emendando o final de uma com o início da outra… uma “mixagem” cujo volume era tão “discreto” que por muitas vezes chegou a dificultar meu trabalho de concatenar idéias.
   Lá estava eu pesquisando referências bíblicas para responder a um irmão sobre a masturbação quando a cantora fez uma mudança de ritmo e meio que embargou a voz… achei aquela sonoridade meio familiar e, justamente por isso, bastante estranha. Parece até… música de igreja!
   E era. Ela começou a cantar a música do trabalhador de turno duplo, pedreiro e enfermeiro: “mexe com minha estrutura, sara todas as feridas…”
   Não resisti e cheguei até a janela para olhar. Era impressionante: as pessoas cantavam junto com ela, de olhos fechados… tinha gente até de mãos levantadas para o céu!!!
   … “me ensina a ter santidade…”! As pessoas falavam e eu até comecei a pensar que há jeito para esse mundo. Será que aquilo que eu estava testemunhando era verdade?
   Aí ela foi se aproximando do final, diminuindo o ritmo: “faz um milagre em mim…” — e deu o tom para repetir a frase — “faz um milagre… em… nóóóóós”!
    Antes que eu pudesse absorver aquela carga de informação o tecladista, já devidamente ensaiado, deu um “estouro” e engatou logo a música seguinte:
   — Quem vai querer… a minha periquita, a minha periquita, a minha periquita!
   A cantora emendou o “nós” alongado com o “quem” da música seguinte! Sério!!!
   E com isso acabaram quaisquer esperanças que eu pudesse ter nutrido sobre algo de bom vindo através das músicas populares. Poderia escrever muito sobre o assunto, mas vou me resumir (por enquanto) a uma única frase:
   A popularização do estilo “gospel” só serve para afastar ainda mais as pessoas da Palavra de Deus: ouvem sem refletir, são seduzidas pela melodia, cantam sem pensar e, após pedir por santidade, saem oferecendo a periquita por aí!

    Para concluir, abro o mês de maio agradecendo à Nani por me dedicar o selo “Oremos Uns Pelos Outros”, criado pela Sandra Veneziani em seu blog, “Ao Toque do Amor”.
   Fiquei emocionado e honrado ao receber esta deferência, pois ter uma cristã engajada como a Nani afirmando que ora por mim é saber que Deus já escutou um pouco sobre meus esforços e zelo com Sua Palavra!
   As regras de distribuição do selo são estas:
  • Este selo é para cristãos comprometidos;
  • Escolher, cinco pessoas(blogs) e oferecer o selo a elas;
  • Se, comprometer a orar por cada uma delas(necessidades físicas, emocionais, ministeriais e espirituais);
  • Avisá-las, deixando um recadinho, que está orando por elas.
   Logo, esse selo NÃO É BRINQUEDO! Aceitei participar do compromisso e vou honrar as regras estabelecidas originalmente pela autora. Aqui estão meus escolhidos:
  1. O pastor Eduardo Rodrigues, da "Comunidade Cristã Templo das Águias” lá em Portugal.
  2. A irmã Gláucia Carneiro, do “Paixão, O Exercício Para Aprender a Amar”.
  3. Ao Danilo Fernandes, do “Genizah”.
  4. Ao Marcos Evangelista, do “Salvação
  5. A Franciely Tsuchiya, do “A Bíblia”… lá no Japão!
   Cada um destes pode contar que não é apenas por causa do selo que vou passar a orar por vocês… na verdade já vinha intercedendo por suas vidas mesmo antes disso!
   Que o Senhor Deus nos proteja e abençoe!

12 comentários:

Danilo disse...

Querido Teo,

Obrigado pelo seu amor. Desculpe responder, mas estou entrando de ferias forçadas até o dia 3 de junho. Estou me submetendo a um pequena intervenção cirurgica e, logo em seguida faco minha mudança para Sampa. Estive hospitalizado esta semana imaginando ser operado, contudo um agripe impediu o procedimento. Voltei para a casa hoje para arrumar algumas coisas e volto a Sampa na terça. Vou estar ausente de internet uns 15 dias... Acho que vai me afetar mais que tudo, risos. O blog esta programado por 30 dias, assim a coisa não para. Voltando, coloco o seu selinho que antes de tudo me honra muito. pois tenho em voce um daqueles presentes que Deus deixa aos que se relacionam em Amor com Ele.
A oração será muito bem vinda. Vc tem meu numero de casa, atre terca me encontra aqui.
Danilo

glauciasemfalas disse...

Teóphilo, você quase me deixou sem palavras, e olha que isso é muito difícil.

Muito obrigada, obrigada mesmo de coração, por orar por mim. Estava me lembrando de você ontem, por ser o terceiro dia de campanha de oração em uma igrejinha que abriu aqui no prédio onde moro.

Me lembrei de você, do seu ministério, de quando você postou que estava procurando casa pra comprar, fiquei imaginando quantas pessoas leram essa mensagem e começaram a interceder por você junto ao pai.

É isso o que conheço por igreja, é assim que nos vemos como membros uns dos outros. Você já parou pra perceber no que aconteceu depois que você se posicionou, como tem fluído o seu ministério e como DEUS tem abençoado a sua vida e vai abençoar ainda mais.

Não se preocupe se algo ainda não está bem, apenas confia que o SENHOR DEUS E SEU FILHO JESUS está agindo em sua vida, em seu ministério através do ESPÍRITO SANTO.

DEUS te abençoa hoe e sempre em seu filho JESUS, através de seu SANTO ESPÍRITO

glauciasemfalas disse...

Sobre o irmão que escreveu o texto, que você conhece, você falou sobre o texto, mas o que não ficou bom foi a escrita do português, e alguns criticaram pesadamente o irmão.

Trabalhei com o ensino de português para jovens e adultos durante 15 anos, e já havia aprendido na faculdade a respeitar todo texto produzido.

A melhor produção de texto que já analisei até hoje foi de um aluno meu terminando o supletivo do ensino médio, um aluno que fez ensino fundamental e médio através do supletivo.

Teóphilo, ele escreve sem juntar as letras e não li até hoje uma produção de texto melhor que a dele; e olha que você escreve bem.

Tive alunos e alunas deficientes auditivos com uma dificuldade terrível para produzir um texto, porque eles não sabem usar os conectivos, não sabem pra que servem, eles não ouvem, então eles não sabem o que é uma preposição, muito menos uma conjunção, e aquele colega do lado pegava o texto do amigo e ajudava.

É isso o que devemos fazer, temos que ser este colega do lado. Escreve pra esse irmão, passa meu email pra ele, fala pra ele me enviar o texto antes, eu faço os retoques, daí ele posta.

Você está sendo igreja, eu estou no caminho, quero ser igreja, a igreja não precisa de críticos, precisa de membros que sejam membros uns dos outros, unidos pela paz que é o vínculo da perfeição se esmerando no amor.

Fazendo a vontade Senhor JESUS:
"Novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros."

glauciasemfalas disse...

Fala sério! Esse da periquita é cômico, li pra minha filha, ela caiu na gargalhada; mas é triste ver pessoas que têm noção do louvor sem embasamento da Palavra de DEUS, pois se tivessem jamais fariam tal.

Anônimo disse...

Paz Teóphilo.

Como você citou em seu texto

O melhor amigo de um cristão é Deus revelado através da Bíblia!
O melhor amigo de um escritor é o dicionário de sua língua natal!
Quer escrever sobre Deus? Bíblia e dicionário do lado!!!

No meu trabalho passo quase 2 horas medidando nisso que você falou e tanto que isso e fundamental, e recentemente Teóphilo estive lendo algumas passagens bíblicas tanto do novo testamento quanto do novo e percebi que a grafia e quase perfeita, e a concordância também.

Pensando nisso resolvi revisar todos meus artigos e em breve corrigir todos os textos, e você com seu blog tem sido uma grande ferramenta de evangelização irmão.

Não sabes o tanto que tem me ajudado a manter-me firme na fé em Cristo.

Paz e força irmão que a graça esteja contigo e já adianto que o selo: Oremos uns pelos outros também ofereço para o irmão no qual já está na minha lista de orações nas madrugadas diárias. ao selecionar os outros 5 blogs eu o informo sobre.



Paz e força Irmão.

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

Teófilo,coloquei o seu banner no blog.Vc é o primeiro no meu blog.Só queria saber como faço para fazer um banner para mim.Se puder me ajudar,agradeço.Abçs e fica na paz!

Anônimo disse...

Ao ler o post pude te entender, isto é mais que bom!
Ao ver meu nome me senti honrada e feliz!
O meu muito obrigada de todo o meu coração... sempre, SEMPRE, 100pre!
Depois vou te escrever por e-mail, desculpe-me a falta de tempo!
Um grande e forte abraço ( você e esposa -> ah! mande-me fotos, hehe)
OBS: Franciely Tsuchiya ( o nome brasileiro é G. de S.)
bjs

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

A paz amado.
Volta ao Gênesis nada mais é do que um conceito de Santidade.Quando pensei nesse Título eu pensei que "santidade,sem q qual ninguém verá o Senhor".Como vc colocou,devemos mesmo voltar a Palavra,mas isso tambem nos remete invariavelmente à Santidade também,à comunhão com Deus.Entende?
Partindo desse conceito,vc pode me ajudar no banner?Vc não é chato meu mano em Cristo,vejo vc um homem mutio zeloso pela Palavra.Isso tá em falta hj,vc sabe disso.Estamos nessa,seguimos em frente,para que ninguem nos tire a nossa coroa da vida.Graça e paz

araci disse...

Paz Teo!
Ao ler essa postagem, me lembrei do que aconteceu ontem a noite uma rua abaixo da minha casa.
O que me despertou foi essa parte que vc conta do pessoal ai que cantaram faz um milagre em mim, apenas como mais uma música do repertório, sem pensar no que cantavam...então meu irmão, aqui aocnteceu algo que me encomodou tb.Fizeram a marcha para Jesus, e convidaram para ser a estrela do evento um cantor muito conhecido, e que é "padrinho" de um grupo gospel daqui...como era pertinho da minha casa foi lá, naun gostei do apresentador, ele falava como se o povo estivesse fazendo um favor a Deus e na hora de apresentar o cantor famoso, era com se ele estivesse aprensentando a 4ª´pessoa da trindade, isso que ele já vinha falando coisas do tipo, "Deus vai vir com poder nessa noite, ou ele tem a unção do Senhor" então o cantor arareceu, com muitas luzes, gele seco e a galera deliriou... e outra coisa, ninguem prestava atençao de verdade, então vim embora, e pensava a que "deus eles pensam que lovam" as frazes tinham muito tempo de repetição...as vezes me desligava e quando prestava atenção, era a mesma repetição...
Queria escrever mais, mas naun sou muito boa nisso, mas confesso, gostava muito desse cantor, aliás das músicas dele, mas de qdo o conheci para o que vi ontem algo mudou...
Sabe, mas fico feliz de "saber" que naun preciso ficar gemendo, esperniando, gritando para estar com meu Pai...pq Ele está sempre comigo, Ele habita em nós na Pessoa do Espirito Santo, é como um peixe dentro da água...só abrir a boca...
Deus te abençoe mano e a todas as pessoas que amam ao Senhor Jesus!!

Christiane disse...

Muito bom este post Teofilo!!

Sem falar que quando chegou na Periqita não tive como conter os risos....

Mais é uma triste verdade em meio a todos nós!


E essa música do pedreiro enfermeiro(rsrs) é bastante tocadda,só que as pessoas nem sabem o que cantam muitas vezes!

Pedem santidade,entra na minha casa,mais na verdade continuam com suas vidas viradas!!

Francisco Amado disse...

Bom trabalho.
Parabéns.

Paulo Machado disse...

irmão, perdoe a minha prepotência mas é que ultimamente eu tenho sentido um desconforto em meu coração em relação a alguns sites que tenho visto através do seu; É que tenho achado que não estão em sintonia com o seu perfil. A um, em especial, que mostra a questão ambiental bem de acordo com aquilo que o site "Espada do Espírito" nos alerta, os denunciando, como politicamente correto com a Nova Ordem Mundial. E é interessante, curioso e estranho, que suas postagens não ten tido comentários.

Related Posts with Thumbnails