29 de mai. de 2009

Cristão com Caso Complicado

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
A paz de Deus meu caro Teóphilo.
A quatro dias venho lendo seu site, em dias frios de inverno meu trabalho cai bastante então tenho tido tempo suficiente para examinar o site e as escrituras sagradas.
Confesso que tenho ficado surpreso com o que tenho lido, afinal até aqui tudo está a luz da palavra de Deus, apesar que de vez em quando me deparo com algumas frase que soam de forma sarcástica, percebi com elas que, como se diz: Você mata o cara com a unha (rsrsrs), mas mesmo nessas horas se usando da palavra. Não de uma forma pessoal, mas como que mostrando o caminho a seguir. Resumindo; estou gostando!
Bem o que me faz vir aqui enviar este email a você é o texto em que você aborda o tema: TATUAGEM.
Como deve ter visto em meu perfil no Orkut, sou tatuador profissional, e, sim, sou cristão! E o que passo a relatar é como entrei nesse trabalho, bem resumidamente, pois você deve ter mais o que fazer.
Nasci em lar cristão, minha família serve a Deus na Congregação Cristã no Brasil (sobre a qual, por curiosidade, gostaria de saber sua opinião). Com 13 anos me batizei, participei do ministério jovem (chamam de auxiliar de jovens) — sou músico — e me casei com uma jovem temente a Deus, cuja família inteira também pertence a mesma fé e doutrina.
Devo lhe dizer que fui um jovem exemplar: na doutrina, fervoroso, leitor e defensor ferrenho das escrituras (coisa, infelizmente, incomum na CCB), tinha o respeito do ministério local e de toda a irmandade. Mas permitiu Deus que um dia a frieza espiritual batesse em minha porta e eu, na minha fraqueza humana, dei espaço para que o maligno agisse na minha vida.
Comecei com leituras estranhas e pesadas, músicas diabólicas, televisão e assim foi... até que conheci a tatuagem! Meu irmão, quem me dera o tempo voltasse e eu pudesse me desviar de tudo o que o diabo colocou no meu caminho! — Espiritualmente cego, me afastei da igreja, mudei de estado e me dediquei à tatuagem.
Felizmente a misericórdia de Deus é maior que nossas fraquezas e, um dia, após alguns anos, a misericórdia de Deus veio bater em minha porta e mostrar ao diabo que aqueles que são seus de maneira nenhuma se perdem: como o filho pródigo, depois de sofrer e comer bolotas de porco, meu pai (Deus), me abraçou, mostrou seu amor e me colocou de volta dentro de Sua casa.
Hoje, voltei a ser firme no caminho e dia-a-dia Deus tem colocado uma dose de colírio espiritual em minhas vistas, para que possa ver os caminhos em que andei quando estava cego e assim poder glorificá-lo por seu amor e misericórdia para com minha alma.
Continuo com meu estúdio… até o tempo determinado por Deus, porém procuro transformar a maldição em benção anunciando o Senhor Jesus sempre que possível! Minha esperança é que, de alguma forma, consiga limpar os olhos daqueles que ainda estão em trevas.
Confesso: não sou mais feliz no que faço, mas um dia fui buscar a Palavra para sair de onde estou e Deus mandou Sua Palavra e me respondeu assim: “você esta dentro do inferno, mas mesmo de dentro do inferno não perca a comunhão comigo”. — e é o que tento fazer meu irmão — estar em comunhão com Deus mesmo dentro de um lugar incomum a cristãos.
Deus têm tocado muitos tatuadores, e têm operado em suas vidas também. Veja quantas comunidades há no Orkut… se bem que nem todos seguem ao JESUS bíblico e sim ao “gezuz” (rsrsrs)… essa sua foi ótima!
Em particular peço a você que ore a Deus, e me responda a seguinte pergunta:
É possível estar em um trabalho que aos olhos de muitos não é cristão e mesmo assim agradar, ter, viver e servir a Deus?
No meu caso é por necessidade, pois não tenho outra profissão e o que ganho, com a escolaridade e experiência em trabalhos anteriores que tenho, dificilmente ganharei.
Em I Coríntios 7:20 diz: “Cada um fique na profissão em que foi chamado” e em I e II aos Tessalonicenses Paulo também exorta ao trabalho.
Tentando ver por um outro lado: no Rio de Janeiro, por exemplo, cidade violenta onde a polícia ou mata ou morre… não há policiais cristãos? E se um bandido mirar um fuzil no peito dele… ele vai apresentar a Bíblia pro cara?
Também não temos irmãos delegados? Ginecologistas?
Imagine a cena: um irmão ginecologista que é médico das irmãs de sua igreja. Não fica difícil também?
Bem não quero aqui, me desculpar pois cada um tem uma opinião, mas o importante é que se cumpra em nós a vontade do Altíssimo, afinal de contas, para que muitos fossem salvos, Paulo e tantos outros foram presos, torturados, malditos… mas em tudo foram mais que vencedores.
Aqui estou eu (espiritualmente) preso ao meu ganha pão, torturado pela consciência e maldito por alguns, mas crendo que minha prova resulte em salvação para alguém.
Deus o abençoe, pois ganhou mais um leitor e amigo em Cristo!
Um fraternal abraço… e aguardo sua resposta.
A paz do Senhor!

Ah… assim não dá! Segunda vez em menos de um mês que me fazem ficar emocionado e, dessa vez, há uma questão importantíssima a ser respondida!
Amado irmão, cuja identidade vou preservar, em primeiro lugar suas palavras demonstram claramente que o Espírito Santo está agindo em sua vida: o fato de estar prezando a Palavra de Deus acima de suas escolhas pessoais indica isso e o mal estar que tem sentido é resultado do convencimento que apenas esse Espírito Santo pode realizar na vida de todos nós, pecadores miseráveis.
Ao contrário de muitos outros tatuados e tatuadores, sua postura de humildade (não perante a mim, que nada sou) perante ao Senhor e Sua Palavra é o princípio da santificação: não fique vaidoso pois a santificação não é um “ponto final” em si própria, mas é toda uma jornada onde se busca o aperfeiçoamento e a correção de Deus para que possam ser aplicados em nossas vidas.
Sobre a Congregação Cristã do Brasil pouco posso falar, pois a única outra pessoa que conheci que foi ligada a ela é uma irmã que mora em São José do Rio Preto, SP… e foi através de mensagens eletrônicas. Porém há alguns bons estudos que pude ler no site do irmão Hélio de Menezes, o Sola Scriptura, que foram bastante esclarecedores quanto aos enganos e deturpações que ocorrem nesta denominação… ou seita.
Agora, tendo a certeza de que leu e compreendeu o estudo sobre tatuagens que publiquei em maio de 2005, avancemos na pesquisa do que a Bíblia realmente define quanto à profissão. Vamos ler a passagem que mencionou… mas usemos a ACF e leiamos um pouco mais do que um único verso?
“Cada um fique na vocação em que foi chamado. Foste chamado sendo servo? não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião. Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.” (I Coríntios 7:20-22)
Não vejo aqui uma ordem em sentido laborativo literal… pelo contrário: vejo aqui um alerta que, em Cristo, fomos comprados para ser livres… sendo servos apenas d’Ele! Tudo o mais (profissões, liberdade, escravidão, sofrimento…) deixa de ser prioritário. Confirme o que digo ao verificar Efésios 4:1 que essa “vocação” não é profissional… ou então a profissão de Paulo seria presidiário!
Então aqui eu que te faço uma pergunta: você está se sentindo livre… ou escravo da sua profissão?
Outro ponto importante que usou para comparação de atividades dignas ou não para cristãos e eu gostaria de revisar e estender um pouco mais o raciocínio:
O OBJETIVO da existência de um policial é proteger a vida humana através da manutenção da lei e da ordem. A degradação deste mundo é que tornou essa profissão tão relacionada à morte, pois o cumprimento de II Timóteo 3 inevitavelmente implica no atual estado de caos social e digo mais: vai piorar!
O OBJETIVO da existência de um ginecologista é tratar as doenças ligadas aos órgãos reprodutores femininos. Não tem como fazer isso sem olhar… é inerente e inevitável nessa profissão que, corretamente executada, acarreta diretamente na salvação de vidas! Eu, particularmente, sou fraco, imaturo e nunca poderia exercer essa profissão: ou veria coisas tão feias que me anulariam como homem, ou poderia cair na tentação do “já que viu, por que não provar”… e em tudo dou graças, pois o Senhor sabe muito bem onde coloca seus servos!
O OBJETIVO da existência de uma prostituta é ganhar dinheiro através de seu corpo. Ela pode ir a escolas realizar palestras, pode aparecer na TV… pode até ser amiga do presidente! Mas seu objetivo permanece o mesmo: totalmente condenado pela Palavra, intrinsecamente ligado ao pecado e passível de condenação ao lago de fogo e enxofre.
Então, diante de tais OBJETIVOS, podemos compreender porque podem haver cristãos policiais, cristãos ginecologistas… mas nunca prostitutas cristãs!
Agora, não desejando “pegar no seu pé”, questiono: qual o OBJETIVO principal de um tatuador?
Não vamos nos ater ao óbvio “fazer tatuagens”… consideremos aquilo que move as pessoas a buscar tais sinais de diferenciação (que na verdade, atualmente se tornaram também em lugar comum): a exaltação do ego, a sublimação da vaidade!
Ora, a Palavra de Deus não apóia a vaidade excessiva em momento algum, antes nos exorta a confiar somente no Senhor!
Então, aqui realizo uma segunda questão: você está realizando um atividade que provém apenas o seu sustento… ou se escravizando a algo para manter um determinado padrão de vida? Para sustentar algumas comodidades?
Não estou te acusando de nada! Longe de mim falar coisas sobre alguém que não conheço! Mas faço estas questões no intuito de fazê-lo refletir, de descobrir o que é realmente importante para você e diferenciar do que é apenas conveniente…
Baseado em Mateus 19:16-22 eu pergunto: você realmente quer servir ao Senhor?
Baseado em Lucas 12:22-31: você é capaz de confiar no sustento que virá do Senhor? Você não é incapaz! Você pode começar alguma outra coisa… certamente sem o mesmo reconhecimento, provavelmente sem os mesmos proventos, mas algo com um OBJETIVO adequado aos padrões bíblicos.
Espero que compreenda que este homem que te escreve também teve suas bases (profissional, financeira, eclesiástica…) totalmente reviradas nos últimos anos: nunca me imaginei tendo que pedir auxílio com tanta urgência e necessidade e, ainda assim, não deixo de esperar e confiar na providência do Senhor! Fui obrigado a me desfazer de muitos dos confortos que julgava essenciais, mas descobri que não passavam de meras vaidades… e atualmente, mesmo com dificuldades para manter até o que é essencial, não posso deixar de glorificar e agradecer ao Deus Criador, pois se não fosse esse momento difícil… nunca enxergaria minha vocação, nunca iria priorizar o meu verdadeiro chamado.
Pronto! Fui sincero sem precisar te “matar com a unha”! Saiba que não passo de um “manteiga derretida” que é capaz de amar os irmãos que nunca viu e tenta, acima de tudo, exortá-los para que confiem, busquem e se submetam primeiramente a Deus… e tudo o mais nos será acrescentado.
Não me odeie se falei alguma palavra que possa ter te desagradado e saiba que vou estar orando por você, pois sua situação também não é fácil. Ore por mim?
Que o Senhor nosso Deus, que é poderoso para nos guardar e suster, seja conosco em nossas angústias e que, através de Sua Palavra, nos retire das dúvidas atrozes que podem nos ocorrer.
Um fraternal abraço

11 comentários:

Blog do Jordanny Silva disse...

Glórias a Deus, pela forma que Ele usou o irmão Teóphilo!

Uma resposta muito bem centrada, diante de uma pergunta extremamente conveniente.

Jordanny

Paulo Machado disse...

O trabalho de tatoo, é assim que eles chamam né? deve ser muito difícil, vejo algumas que não tem como negar a qualidade artística. eu pessoalmente não gosto, mas tenho um irmão em Cristo o Enoque, que tem um ministério de evangelizar "grugers" (caras da pesada, trevas pura) acho que é esse o nome, que tem uma tatoo muito linda, Elias sendo levado ao céu pela carruagem de fogo. Lembro do dia, na nossa igreja, em que ele contou estar jejuando, não me recordo bem, mais me parece que há quarenta dias para que o Senhor confirmasse a ele se deveria ou não fazer outra tatoo. Bem, o mais importante é que quem faz um trabalho desse certamente poderá fazer coisas de grande qualidades em outras áreas, já que são poquíssimos os trabalhos de tatoo sem conotação malígna, que poderam render o seu sustento. Pode ser que se ganhe menos ou mais, com a benção do Senhor, isso certamente será mais próspero.

glauciasemfalas disse...

Quem consegue fazer um trabalha daquele sobre a pele, o que não consegue fazer uma uma tela, em um azulejo, em um piso, em uma parede?

Ele tem um campo vastíssimo, tem talento e dom. Eu só sei desenhar aquela casinha de quadrado, triângulo e as janelas são os círculos.

Sempre abominei tatuagens, mesmo quando era adolescente e nem conhecia o evangelho. Sempre vi tatuagem como a marca que é colocada no gado, a marca do proprietário, do dono.

Não nasci pra ser vaca, já nasci ovelha e ovelha do Senhor JESUS é tanto que ele foi lá me buscar.

Agora, fala sério! Todo tatuador, pelo menos a maiorua que eu observo tem um talento disperdiçado, poderia estar ganhando muito mais dinheiro espalhando a arte dele em outras telas.

Rapaz, faz igual a Abraão, olha pro ocidente e pro oriente, é o seu campo, é todo seu. Corre e espalha a sua arte nas telas, paredes, louças, cerâmicas, azulejos, pisos, etc.

Luclécia disse...

Oi Theóphilo!

Eu fui uma dessas maluquinhas roqueira-gospel.

Eu defendia com unhas e dentes a bandeira do "underground cristão". Na época eu achava que estava fazendo o que era correto, acreditava mesmo que estava a serviço de Deus (so não sei qual).

Eu fiz duas tatoos no meu corpo. Uma em "homenagem a Gezuz" e outra ao meu hoje esposo.

Nada extravagante mas que hj não me dá muito prazer vê-las em meu corpo.

Depois que eu caí na real e saí desse engano que eu vivia fiquei me sentindo culpada. Depois fui tratada nessa área. Ja tinha feito a besteira mesmo agora tava sem jeito. Antes não tivesse feito mas fazer o que né.

A situação desse queridão aí é a mesma de músicos que tocam no mundo como profissão. Eu não sou de acordo mas nunca fui de colocar ninguém na parede para decidir logo e largar a carreira, mas nunca deixei de sinalizar que há um caminho proposto e que cabe a cada um decidir se vai seguir ou não.

Abração Theóphilo!

Danilo disse...

Trem complicado este...

juberd2008 disse...

Parabéns pelo trabalho de esclarecimento através deste blog. Também gosto muito do livro "As seduções do Cristianismo".

Graça e Paz.

glauciasemfalas disse...

Teo, passa pro rapaz tatuador estes endereços do CHARLES LAVESO DESENHOS

http://www.charlesdesenhos.blogspot.com/

http://www.youtube.com/cmdesenhos

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=10684082372379969201

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=1094036996067881613

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=1094036996067881613

glauciasemfalas disse...

Este é o site do Charles Laveso:

http://www.charlesdesenhos.com/

Esqueci de falar que ele é deficiente físico, nasceu sem mão e sem parte do antebraço direito.

Anônimo disse...

Exatamente Teo, muito boa a forma como colocou seus pontos! Excelente visão e muito bem pensado e elaborado!
***
Quanto a tatuagem de acordo com o que sei e meus trabalhos, eu digo o seguinte: A química utilizada nestes produtos mostraram (em pesquisas aprofundadas) uma enorme irritação na epiderme, logo podendo levar ao câncer. Então concluimos que isto é fazer um mal tanto para a pessoa tatuada quanto para o nosso meio-ambiente (que é tão importante estar saudável para garantir nossa sobrevivência).
***
A tatuagem de henna já é algo interessante se olharmos pelo lado de que não agride a pele (artificial), não judia da pessoa (não faz a pessoa sofrer) e não agride o meio-ambiente já que são de plantas naturais tirada da própria natureza. E é uma ótima decoração corporal em diversos países.
***
Inclusive eu até coloquei uma postagem no blog com imagens henna (planta Lawsonia) mas ainda não saiu. Somente com henna pode existir a perfeição formas e cores, uma vez que com a tinta penetrada na pele fica tudo distorcido. E até grávidas podem fazerem! O problema da mão do homem nas tinturas são as parafenilenediaminas, encontradas nas tinturas para durar mais tempo, como no caso da tintura para cabelos. São muito perigosas mas as pessoas não estão enxergando isto!
***
Mas na cabeça de algumas pessoas deveria haver algumas questões, Teo: Por quê usar algo que agride a todos, não tráz benefício nenhum (senão o financeiro) e ter uma "marca" para sempre? Pois a retirada (ainda que com laser) não inibe a cicatriz! Seriam 2 arrependimentos!
***
E: Não é mais fácil utilizar a Henna, conquistar o tão famosa decoração corporal, pagar mais barato, e ainda poder mudar sempre que desejar?
***
Bom, eu sempre penso nestas coisas!
E essa pessoa que tanto gosta de tatuagens. Uma ideia poderia ser: passar para a henna, divulgar a força de expressão sem sofrimento, aproveitar para divulgar a "tinta" ecologicamente correta, e assim até mostrar que é possível fazer o que gosta dentro de padrões bonitos.
***
Pois veja bem, a questão não só está em tatuar quem quiser, mas sim em garantir que com poucas atitudes deixaremos um mundo mais saudável para nossos filhos!
***
Além do mais... "certas" atitudes trazem mais consciência nas pessoas ao nosso redor. Somos um exemplo vivo para a sociedade!!!
***
E bom... até o tatuador deve saber a importância da gravidade de seu trabalho, vai aqui o projeto de lei com relação à piercings e tatuagens: http://www.scribd.com/doc/2288927/PROJECTO-DE-LEI-PIERCINGS-E-TATUAGENS
***
É isto Teo!
bjokas pra vc!

Unknown disse...

Amigo sou tatuador
tb sou catolico praticante achei
a resposta que eu queria
comtinue a sim um
abraço Fabio nome
de trabalho mandrak tattoo

Unknown disse...

"Gostei muito, pois abriu meus olhos e que hoje uma passagem da bíblia mim tocou, S. matheus 20:16 muitos são chamados, mas poucos escolhidos."

E quero deixar uma mensagem graça ao senhor, eu tenho uma vida maravilhosa, porém nela só ta faltando uma pessoa especial naminha vida, infelizmente não encontrei ainda, mais pela graça do senhor eu
ei de achar.

Porém eu sei que peco muito, mais graças a palavra ea fé que tenho em deus eu encontrarei a minha alma gêmea.

Related Posts with Thumbnails