19 de abr. de 2009

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    No meio de tantos afazeres decidi tirar uma tarde de sábado para namorar minha esposa: fomos ao cinema… e fiquei tão alarmado com o conteúdo do filme que saí da sala de exibição com este post quase pronto, só faltando transformar em registro escrito.
   “Knowing” (intitulado em sua versão brasileira como “Presságio”), estrelado por Nicolas Cage, é uma espécie de  Apocalipse deturpado: completamente sem perspectiva, sem salvação… sem Deus! Uma realidade onde os profetas são praticamente estuprados pelas revelações recebidas e, conforme até mesmo a revista Veja afirma, teria alguma coisa a ver com a Bíblia. Logo falaremos sobre isso e poderemos vislumbrar quem é o “deus” que inspirou esta obra.
   Antes de prosseguir e para aqueles que pretendem assistir ao filme, sugiro que não continuem lendo, pois esta análise será repleta de “spoilers”, ou seja, o que direi irá revelar algumas das “surpresas” espalhadas pelo enredo.
   O filme inteiro se baseia no conceito de que alguém pode fazer revelações adicionais à Bíblia e, dessa forma, contrariar completamente a Palavra de Deus. Para explicar o que seriam e refutar as “revelações adicionais” temos:
   "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema."  (Gálatas 1:8)
   "Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto."  (II Tessalonicenses 2:2)
   "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido."  (Mateus 5:18)
  “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apocalipse 22:18-19)
   E sobre contrariar a Palavra de Deus temos:
   "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai."  (Marcos 13:32)
   Logo podemos afirmar que as supostas discussões “cristãs” que poderiam ser geradas a partir desse filme têm sua nascente apodrecida e calcada em doutrina espúria e carnal, senão maligna.
   O autor faz questão de embutir passagens bíblicas na memória de qualquer um que vá assistir a esse filme, até mesmo na de um completo desconhecedor da Bíblia: Ezequiel 1 é mencionado por muitos como um “ponto alto” da produção, porém qualquer um que conhecer um pouquinho mais da Bíblia vai identificar a apresentação completamente deturpada de Mateus 24:29 + Lucas 21:26; uma citação pra lá de confusa de I Coríntios 12; a clara e total indução ao cumprimento de Apocalipse 6:13-16 e, ao final do filme, temos a realização cinematográfica do que está descrito em II Pedro 3:10-13… mas com gravíssimas divergências do quadro profético bíblico completo.
   O personagem principal é filho de um pastor e isto supostamente o tornaria alguém com certo nível de conhecimento da Palavra, capaz de ter optado por um universo regido pela coincidência caótica contra a existência de um Criador que tudo saiba e governe. No meio do filme podemos ver que esse pai-pastor deve ser um desses atuais líderes de meia tigela que andam por aí sem base bíblica argumentativa para nada: ele simplesmente aceita os fatos biblicamente discordantes sem o mínimo questionamento! Quem criou este enredo sem dúvida fez este personagem fraco naquela que deveria ser sua maior habilidade, o conhecimento da Bíblia, para poder minar a fé daqueles que já tem pouca. Ou este tal “pastor” desconhece ou ele não crê na plenitude da Palavra de Deus, pois ao invés de questionar Deus pela ausência do cumprimento de I Tessalonicensses 4:13-18 e 5:1-3 (… e isso só para começar!) se entrega docilmente ao holocausto. Dadas todas estas características, esse é o personagem mais verossímil que aparece no filme!
    Me perdoem os contestadores de plantão, mas crer também é pensar e, na “realidade alternativa” onde ocorre este filme, podem jogar Deus e a Bíblia no lixo, pois o santo nome de Jesus Cristo só serviu para aparecer lá no finalzinho do filme, escrito em um veículo danificado e abandonado no meio da multidão desesperada e já inexorávelmente destinada ao extermínio. Estava escrito “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”… são poucos segundos de exibição, mas sem sombra de dúvida foi intencionalmente ali colocado para mostrar justamente a inutilidade, a impotência, a impossibilidade de alterar o destino da humanidade mediante aquela fé. Se isso não é escárnio, não sei mais o que poderia ser.
    A questão dos “anjos” também me surpreendeu, pois serviu para reforçar ainda mais minha tese de que absolutamente toda manifestação alienígena é demoníaca. Leiam o artigo original e notem as mesmíssimas características que já citei sendo apresentadas no decorrer deste filme e, para a “genial” conclusão, só consigo pensar em uma passagem bíblica:
   "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz."  (II Coríntios 11:14)
   Passei um pedaço do domingo dando um jeito de arrumar as imagens ao lado, mas vou deixar para fazer uma versão estendida e detalhada desta análise lá no site principal muito em breve, pois acabei sendo surpreendido por detalhes que não se consegue visualizar no cinema e que, quando fazemos uma observação minuciosa, saltam aos olhos. Aguardem…
   E tem cristão se emocionando com o vôo dos demônios ao levar as crianças… e nem percebem a simbologia dos “lindos” coelhinhos brancos. Aliás, é “lindo” ver o desprendimento de um pai entregar seu filho para demônios em nome da “sobrevivência”… é um ato tão altruísta, tão magnânimo! Ou será que não passa de mais um condicionamento mental necessário ao governo que virá em breve sobre o mundo?
   Não vou me estender muito mais e a “emocionante” conclusão com o “novo céu” e a “nova terra” é um dos golpes emocionais mais sujos que existem, pois é uma imagem linda e uma esperança de renovação para a humanidade… mas… cadê o julgamento de Apocalipse 20:12-13? Cadê o fim da morte (também mencionado em Isaías 25:8) e do inferno de Apocalipse 20:14? Cadê tudo o que foi descrito em Apocalipse 21 e 22? Onde esteve o anticristo? Onde ocorreu a abertura dos selos e o toque das trombetas? Meu Senhor e Salvador Jesus Cristo não retornou conforme prometeu em Mateus 24:30, Marcos 13:26 e Marcos 14:62?
   Saí do cinema observando como o inimigo de nossas almas é sagaz: apresenta seu “evangelho” com imagens vívidas e som dolby surround! Entranha sua mensagem no consciente e no subconsciente das multidões com recursos tão agradáveis aos sentidos!
   Quem iria preferir ler a Bíblia? Que emoções e revelações podem estar contidas num livro escrito há mais de dois mil anos? Fiquei observando as expressões de felicidade estampadas pela ex-platéia e compreendi mais uma vez que meu papel não é ir junto com a correnteza: admito que sou relutante e não gosto nem um pouco disso, mas a cada dia sinto a confirmação de que fui separado para remar contra todas as marés… tanto as de “dentro” quanto as de fora: cheguei em casa e agora concluo minha análise desta obra de cunho totalmente anticristão e demoníaco, que serve apenas para afastar as pessoas do verdadeiro conhecimento do Deus Vivo e do amor do Senhor Jesus Cristo.
   Desse “Knowing” oferecido por Hollywood eu declino sem arrependimento, preferindo mais o oferecido pela Bíblia:
   "And ye shall know the truth, and the truth shall make you free."  (John 8:32)
   Gente! Os tempos estão se cumprindo e vocês querem ficar uivando dentro das igrejas, sentindo o mover de um espírito que não age de acordo com a Palavra de Deus? Vocês querem viver e sentir um amor pernicioso e permissivo como se fosse o amor recomendado biblicamente? Posso apenas cumprir meu papel de alertar e exortar… as conclusões são todas suas!
   Que o Senhor nos proteja dos ataques cada dia mais ferozes do inimigo, abençoando a cada servo verdadeiro com saúde e sabedoria!

18 comentários:

Danilo disse...

Nicolas Cage e seu tio Coppola volta e meia se prestam a este papel. Deve ser revolta pela formação católica da infancia!

Marcos disse...

A População cada vez mais desiludida com o mundo e hollywood sempre no seu desserviço em filmes que só tende a levar o homem para cada vez mais longe de Deus.

Anônimo disse...

Esta postagem ficou magnífica! Muito clara e "gostosa" de ler! *rs*
Goood job!
Um grande abraço no coração amigo!
Never give up!!! NEVER!
Fran com muito carinho sempre

Anônimo disse...

Teophilo noticia meio velha mais não poderia passar tão facilmente.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1035669-5605,00-ALUNOS+DA+REDE+PUBLICA+DE+SP+TERAO+LIVROS+DE+HARRY+POTTER+NAS+ESCOLAS.html

glauciasemfalas disse...

Antes de fazer o comentário, quero te fazer um pedido, evita escrever em letra lilás sobre fundo preto, dificulta a leitura das palavras, me perdoe, pode ser uma limitação minha, pois ainda não estou com a córnea completamente restaurada.

Sobre o filme, como se fala no popular "foi transmimento de pensação", porque hoje assiste a este filme com a minha filha que está afastada da igreja e ela mesma afirmou que o cara viajou no filme.

Ao acessar a internet, uma jornalista fala que ele´nasceu no Egito e que os pais são gregos, ele não é cristão, mas é o autor de cinema que mais entende de Bíblia atualmente.

Ele entende tanto que misturou homem com extraterrestre que depois viram anjos; anjos que precisam de nave espacial para chegar aqui e ir embora.

Sobre as premonições que se deram com uma antecedência de 50 anos, mais se parecem com uma agenda de dominação mundial; em que a energia eletroestática, ou ondas de rádio eletroestáticas são utilizadas para causar falhas nos sistemas, ex. aviões e trens, provocando com isso desastres.

Tal esquema pode ser utilizado desde a década de 50. Não é a toa que o MIT aparece no filme.

A personagem do Nicolas Cage e a família dele, são como os católicos do Brasil, a maioria nunca leu a Bíblia.

E se protestantes, crentes ou evangélicos assistirem ao filme e concordarem com ele, é porque nunca ouviram a Palavra de DEUS e também nunca leram a Bíblia.

Danilo disse...

Teo aconteceu algo com o gif do seu banner. Nao parece na minha pagina e nem na sua! Veja la o que houve. Abraçao

Rodrigo Melo disse...

Comecei a ler o post... mas darei continuidade após assistir o filme.

God bless you!

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

Tá bom,vou falar,não precisa fica me mandando,rsrsrsr.Bom amigo,seja lá qual for seu nome,o que vc escrevi é excelente.Seus estudos no site,no seu blog.O que me encomoda de verdade não é só em vc,mas em muitos e até em mim,mas graças a Deus me me revelou pela Palavra isso,das brincadeiras que se fazem com os que estão no erro.Sério,ser irônico,Paulo também foi,mas quem era Paulo?Quem ele era senão um pecador como eu,vc,que fazia o que não queria e não fazia o que queria.Irônia,eu até concordo,mas chocarríces,piadas,brincadeiras de mal gosto ridicularizando os que vivem no erro,não dá.Eu fazia isso até um tempo atras,ate achava graça,ria,confesso,mas depois que o Senhor me revelou na Palavra o AMOR,ai nunca mais eu fiz piada,brinquei com os irmãos que vivem no erro.São homens,de carne e osso como nós.Nos enganaram tambem,mas pela imensa misericordia de Deus ele nos mostrou a verdade.Quem ama a seu irmão não brinca com seus erros,pois eles,as vezes,fazem por enano,e não de má fé.Se eles se arrependerem de seus enganos,como nós fizemos,o Senhor irá perdoá-los.Foi por eles que o Senhor tambem morreu.Será que é isso queo o Senhor quer,que nós fiquemos rindo deles?Não,com certeza não!Deus quer salvá-los da ira vindoura.Te faço um pedido como irmão em Cristo e como admirador de seu trabalho.Por favor,pare de debochar de quem vive no erro.Pare de brincar,fazer chocarríces,pois isso em nada edifica eles.A nós,mostra a verdade do evangelho corrompido,mas a eles soa como desrespeito,e o é mesmo,pois se eu acreditasse em algo e os outros rissem de mim,eu tambem me sentiria desrespeitado,concorda comigo?
Irmão,se vc é realmente um servo de Deus,como sei que o é,vai pensar,analisar cuidadosamente minhas Palavras,e vai buscar em Deus se há verdade ou não em mim.
Falo tudo isso com amor e respeito para com o irmão,pois assim como eu ria deles,fazia piadinhas deles,aprouve a Deus me mostrar meu erro.Me arrependi e hoje peço a todos os irmãos que façam o mesmo.
Não to pedindo para vc parar de denunciar os erros,eu também não vou parar de fazer tal coisa em meu blog,mas parei de fazer isso porque isso não é amar os irmãos no erro.Nunca vi o Senhor Jesus ri dos judeus,fazer chocarríces dos seus costumes,fazer piada dos fariseus,vi sim ele repreendendo firmemente através da palavra.
Com amor de Cristo.Ednelson.Graça e paz seja com o irmão!

www.edmaisbom.blogspot.com.

Anônimo disse...

A discussão tende a Aumentar

Ednelson aonde ouve chacota nesse post do filme? re-li ele mais uma vez e não achei, talvez o irmão poderia me mostrar.

Paz e força.

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

A paz salvacao!
Não nesse post propriamente dito,mas em vários outros post que o Teófilo e vários blogueiros colocaram.Por exemplo,no post "Um celular na mão...",ele mostra a mulher cantando,ou uivando,sei lá,e fica colocando legendas desrespeitosas.Até um tempo atrás eu acharia graça,mas agora me deixa profundamente triste,pois uma pessoa enganado pelo diabo,se vê que fazem piadinhas de mal gosto,vão ficar mais chateada ainda,nem querendo nos ouvir sobre seus erros,assim perdemos de levar a verdade para esses que se perdem.
Nós devemos amá-los,orar para que se convertam,e não brincar,fazer piadas.Espero que essa exortação venha a ajudar a muitos que,como eu,um dia riu de irmãos enganados,mas que ao descobrir o verdadeiro amor de Jesus,que morreu por todos eles e inclusive pelos líderes que fazem o povo ser engandao,deixou de lado as brincadeiras e partiu com todo amor e carinho para salvá-los pela simples,conduntende e firme pregação da Palavra.A paz!

Rodrigo Melo disse...

Vamos lá...

Em relação ao filme 'Presságio', fui vê-lo e realmente salta aos olhos a gama de informações incoerentes.

É verdade que vão dizer que o filme não tem a intenção de servir de guia para o apocalipse (nem que quisessem), mas de certa forma é mais um filme que trás em sua história especulações de como será o fim do mundo e tal.

Ao final do filme tive a sensação de estar sendo enganado por alguém. É como saber da verdade e ver alguém contestar com mentiras engraçadinhas.

Acho que aqueles que não se preocupam com o Cristo e com a sua Palavra, talvez entenda o filme como uma mensagem do que está por vir.

.... Agora em relação ao que o amigo Ednelson escreveu, tenho algo a dizer...

Fico também com muita vergonha (e não falo do blog do Teóphilo) em ver que a blogosfera cristã tem usado o espaço, sua criatividade e seu tempo em 'tirar onda' de pessoas que nitidamente são usadas por pastores e ministros de meia tigela.

Pior ainda é quando alguém posta algo assim, no sentido de zuar mesmo, e então começa a originalidade do 'Ctrl+C Ctrl+V', e talvez pensem que com isso estejam contribuindo para o crescimento do reino, mas na verdade só estão colocando mais lenha na fogueira.

Postei em meu blog a respeito do "Teste dos três filtros" onde o amigo Teóphilo deixou um postcomentário (Teóphilo, deveria publicá-lo).... vale a pena ler o que ele escreveu, pois mostra sua preocupação com os fatos e com os indivíduos, coisa que muitos não estão nem ligando.

É isso,
A PaZ!

Unknown disse...

Aproveitando o post: tem um filme chamado 2012:O ano da profecia. Vou te falar que além de ser um filme fraco é nova era puríssimo. Não tem cenas de ação e tem até um arrebatamento! Isso mesmo!!Pessoas sentem uma vontade de ir a um determinado lugar no México uma "missionária" ,uma paramédica cética,o pai da missionária e outros.A missionária trabalha em uma aldeia que todos ficam doentes menos ela.Quando perguntada responde:sou vegetariana(argh). Muitas falas do tipo: é o seu destino,vc estava no lugar certo,um novo começo,etc... E o final não esclarece nada.Não li esse post pq ainda não vi o filme, mas esse 2012 eu acho que também merece um post.Foi feito sob encomenda.O Ednelson tem razão, só não sei como lidar com pessoas que não tem vida fora de sua igreja e de repente ouvirem que quase tudo que aprenderam é errado e tem começar novamente como ovelhas em outra igreja sem nenhuma posição especial(ministro de louvor ou sei lá o quê).Será a hora de se fazer uma nova reforma ?

Unknown disse...

Caros colegas e prezado Teóphilo, concordo parcialmente com seus comentários mesmo porque enxergo por outra perspectiva além do que propriamente a verdade bíblica que sabemos estar um pouco vazia.
Creio que devemos partir da primissa que o q foi proposto foi um filme de ficção com um toque de suspense e não revelar o que já é claro nas escrituras sagradas.
Minha percepção é q ele dispertou em muitos a curiosidade sobre Deus por meio do Determinismo e abre para nós conhecedores também da palavra de Deus oportunidades de preenchermos estas lacunas do vazio bíblico deixado e migrar a ficção para a Luz da verdade.
Atenciosamente

Jeandro Rímoli- jeandrorimoli@hotmail.com

Teóphilo Noturno disse...

Desculpe Jeandro, mas eu não tenho conhecimento de que a verdade bíblica esteja vazia... nem "um pouco" nem "um muito": ela é viva, atual, ativa e cortante como espada de dois gumes.
Tudo o que há fora dela não é base para nada além de conjecturas e DE FORMA ALGUMA conduz à salvação para a vida eterna.

Unknown disse...

Talvez eu não tenha me expressado direito ou tenha sido mal interpretado, o que tentei colocar é que o filme é um pouco vazio da verdade bíblica, mas está por sí só é realmente plena e dentro de tudo isto que vc recentemente citou.
Na verdade, a bíblia nos diz que algumas coisas Deus nos revelou e outras e guardou como mistério e um dia talvez nos seja revelado, e enquanto isto não acontece acredito ser válido usar de imaginação e a este exercício chamaremos de ficção.

Felipe Moço disse...

http://www.diariodebarrelas.com.br/2009/11/18/policia-federeal-investiga-suicidio-de-porcos-no-rs/

Click nesse link tem uma matéria interessante, a respeito de presságio do apocalipse, fala sobre um suicídio de uma manada de porcos em porto alegre. meu email é felipe.spm@oi.com.br

Geômetra disse...

Pior que a Ignorância é o ignorante
que acha possuir a verdade.
Quem acham que sois, para dizer o que é
e o que não é de Deus?

Libertem-se da Letra morta!

Teóphilo Noturno disse...

Deus não deixaria o homem sem um "manual" e nem esperança.
Deus não deixaria o destino espiritual de seus filhos sob domínio de outros homens.
Se para você a letra é morta, sinto informar que assim também é o seu espírito.

Por mais geometria que você possa saber, seu destino já está traçado... independentemente de qualquer coisa que possa inventar ou acreditar.

Com pessoas como você, prefiro não discutir. Convivo sem discriminação, mas após falar a Verdade uma vez não gosto de entrar em discussão: creia no que quiser, viva como lhe parecer certo e deixe que o Deus vivo julgará tudo no final.

Related Posts with Thumbnails