22 de abr. de 2009

Analisar x “Falar Mal” e Chocarrices

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
   Esse texto NÃO É dedicado exclusivamente ao Ednelson, que muito cordialmente me questionou sobre o tema “exposição”. Juntamente com a resposta  dele vou aproveitar para registrar um pouco de tudo o que ocorreu comigo até que chegasse aqui: escrevendo, agindo e respondendo dessa forma.
    No dia em que postei a “loba uivante”, tive oportunidade de ler uma excelente postagem no blog do Rodrigo Melo. O texto me fez refletir e acabei registrando um comentário:

   Nessa minha jornada como escritor de sites e blogs pude aprender claramente a diferença entre analisar e falar mal.
   A análise leva a uma crítica construtiva, chega até ao ponto de uma exortação, mas visa o bem, o aprimoramento, a correção de erros.
   Já quando se fala mal... são chamas de vaidades acesas e alimentadas por egos que visam a aniquilação e a vergonha do alvo.
   A grande questão é que as pessoas não sabem distinguir a diferença entre estas duas formas de criticar e sentem-se ofendidas quando analisadas e não enxergam sua própria destrutividade quando falam mal!
   Aprendi a analisar com base na Bíblia:
   "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça." (João 7:24)
   Não nos interessa se alguém é feio, careca, barrigudo ou fedorento... mas se for apóstata, herege, deturpador da Palavra, condutor de pessoas ao erro, aí não tem como evitar uma outra recomendação bíblica:
   "Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais." (I Coríntios 5:11)
   Hoje me deparei com esta tênue linha entre essas duas características para críticas ao produzir um vídeo, pois me deparei com uma dupla crítica, ou seja, a análise acabava falando mal do objeto: neste caso, uma mulher desafinada.
   O que fiz para solucionar? Aprendi técnicas de edição digital de vídeo: tirei a cor, dei um “flip” horizontal e cobri as feições de seu rosto!!!
   É uma análise DO ATO e não da pessoa!

   No início da minha “carreira” eu fui alguém que se assustava com palavras de qualquer pessoa, mesmo aqueles que nem tinham uma argumentação válida: qualquer mensagem me deixava preocupado, me fazia perder o sono! De repente, começaram a aparecer pastores, guerreiros… gente renomada chegando ao ponto de, até mesmo, me ameaçar pelos mais diversos motivos.
   Eu não havia sido moldado para lidar com essas abordagens e, do jeito que eu era, isso tudo me consumia, me deixava depressivo… a ponto de eu ter largado tudo por dois anos.
   Não duvido que tudo o que ocorreu em minha vida foi proporcionado pelo Senhor no intuito de me moldar, de me amadurecer e preparar para continuar a cumprir este ministério para o qual sou capacitado, mesmo ficando desgostoso algumas vezes. Detesto ver coisas onde pouca gente vê (enquanto todos saem contentes de uma sessão de cinema, eu saio horrorizado); detesto ter que falar o que a maioria das pessoas não gosta de falar porque acham que, ao encobrir, estarão deixando de ser “amorosos”…
   Mas a graça de Deus é multiforme e essa é a forma através da qual tenho sido usado para alertar os eleitos para que não venham a perecer por falta de conhecimento: não sou líder, não sou pastor… me vejo como uma sirene de alerta que soa de forma inconveniente quando muitos prefeririam que eu parasse ou, pelo menos, soasse mais “convencionalmente”.
   Se eu tivesse que voltar ao mundo digital para copiar o que alguém já está fazendo atualmente, seria melhor que permanecesse ausente!
   Respeito críticas, ainda mais aquelas fundamentadas na Palavra… mas definitivamente não estou aqui batendo palma para malucos dançarem, uivarem ou comerem chocolate: aqueles que me tratam com respeito, têm respeito em retorno.
   Aos demais… ofereço a Palavra sem muitos floreios.
  Que o Senhor Deus continue nos protegendo e abençoando com saúde e sabedoria!

Categories:

8 comentários:

Unknown disse...

Caro Teóphilo: O seu blog é excelente e as suas críticas e análises são mais do que benvindas para mostrar as heresias que ocorrem nas pseudo igrejas cristãs! Não desista e saiba que enquanto muitos não entendem a sua intenção e tentam desqualificar o seu ministério, outros tantos são "acordados" do seu sono espiritual através do seu abençoado trabalho. Que Deus o abençoe enormemente!

Roberto Teixeira Soares Filho
Presidente Prudente - SP

Blog do Jordanny Silva disse...

Amado Teóphilo,

O Senhor é contigo neste ministério. São poucos hoje que realmente têm uma visão ampla do quadro que se alinha para a manifestação do "homem do pecado".

Infelizmente, parte do ministério do "profeta" (aquele que vê o que os outros não vêem) é padecer aflições e perseguições. Não estou afirmando que você seja profeta, conforme o ministério verotestamentário, a "sirene" que toca tem uma mensagem, verdadeiramente, profética.

Que Deus continue te usando e te dando mais e mais sabedoria. Participamos juntos dos sofrimentos de Cristo.

Que a Graça e a Paz de nosso Senhor Jesus seja sobre a tua vida!

Abraços!

Jordanny Silva

Thays disse...

Olá, Teophilo acho que vc sabe muito bem fazer esta diferença entre analisar e falar mal, suas analises são Biblicas e não subjetivas. Infelizmente temos muitos alienados que têm preguiça de estudar a Biblia e não gostam de ver pessoas que estudam. Mas fique firme na graça de Deus, pois pela graça de Deus e pelo seu site e blog meus olhos foram abertos, e hoje tenho estudado a Biblia com mais dedicação.
Deus abençoe vc e sua esposa.

Abraço

Danilo disse...

Risos.

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

Caro Teófilo,graça e paz!
Graças a Deus compartilhamos do mesmo sofrimento,pois inúmeras me chamaram de mal educado,grosso,só porque Deus me mostrou o que está acontecendo em nosso meio,e como amor de Deus me alcançou e me mostrou as mazelas e mentiras pregadas hoje,tento de todas as formas salvar alguns que vivem no erro.Sei que não é fácil vê o que o que a maioria não vê,e saber o q a maioria não sabe,mas ter esse subterfúgio para brincar fazer piadas e chocarríces dos que erram,em nenhum lugar da bíblia vi tal recomendação ou me dá o direito de tal ações.
Não pretendo que você bata palmas para os erros,muito menos que pare de denunciar,assim como eu tenho feito em meu blog,mas que tudo seja feito com ordem e decência,lembra dessa palavra(1Co14,4)?O que nós,os esclarecidos pela misericórdia de Deus,é enfatizar os erros pela palavra com todo o amor e tremor,pois aqueles são também pessoas como nós.Eu os amo,amo muito,pois foram bombardeados pelos ventos de doutrinas que se espalaham como uma praga nas lavouras do Senhor.O que eu queria te enfatizar é isso:"Portai-vos de modo que não deis escândalos nem a gragos,nem a judeus,nem a igreja de Cristo,como eu em tudo agrado a todos,não buscando o meu próprio proveito,mas o de muitos,para que assim se possam salvar"(1Co 10,32,33).Você acha que os que vivem na escuridão do erro ficam alegres guando lêem ou vêem alguem zombando,ridicularizando eles?Nem eu e nem você gostariamos disso!O que tento falar para você e vai ser motivo de um post que estou preparando no meu blog,é isto.Paremos com as brincadeiras,com as chocarríces e continuemos a denunciar,a mostrar os erros,só que com o amor de Cristo.Pensemos se Deus se alegra com essas brincadeiras.E só para os irmãos que não leram meu comentário,em nenhum momento falei que o Teófilo fala "mal dos outros",apenas fiz mensão das piadas e brincadeiras.Por favor não atribam a mim coisas que eu não disse,pois já vi alguns desavisados me crucificando sem ao menos saberem o que escrevi.
Essa é a ultima mensagem que te deixo como alerta para vc e para todos que,como nós,tivemos os olhos abertos pelo Senhor!
Graça e paz irmão e continue a observa,denunciar os erros,pois estou com vc nessa batalha pela defesa da fé.

Unknown disse...

Não retroceda, pois foi fiquei muito feliz com sua volta, já que não vejo corporativismo em você. As vezes fico pensando porque enxergo determinadas coisas e a maioria não, mas por outro lado quando começarem acontecer estaremos mais preparados.Que tal uma seção sobre filmes? Já perdi a conta de msgs subliminares e outras nem tanto que tenho visto.

Eduardo Baggi disse...

É, essa nossa jornada de sempre falar a verdade independente das opiniões alheias é realmente difícil no começo. Me identifiquei com a perda de sono e preocupação excessiva com os comentários dos outros a respeito de nossas idéias.

Realmente, Deus nos amadurece e molda para a boa continuidade desse ministério imprescindível nesses dias.

Que Deus nos abençoe!

Eduardo Baggi - palavradopai.blogspot.com

glauciasemfalas disse...

Não tinha lido este post. Tem hora que você se comporta como um menino "buchudo".

Related Posts with Thumbnails