19 de jan. de 2009

Gondim Subiu no Telhado

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
  Logo depois da postagem sobre o "Tio Chico" ontem, meu humor estava melhorzinho (e tome ajuste no site: vou misturar as seções de contatos, perguntas mais comuns e mensagens respondidas numa página só, com abinhas retráteis... estou começando a me familiarizar em CSS: dá trabalho, mas vai ficar bem legal!)
  Podem ficar tranquilos que depois desses ajustes, vem aí... CRONOLOGIA!
  Mas sim, estava eu entre "div" e "class" quando vem uma mensagem do genial Leonardo, do "Púlpito Cristão", me convidando para visitar o blog dele. Meio cansado de tanto imaginar códigos, resolvi visitá-lo para ser fundamentado na fé ao invés de em linguagem de internet!
  Bem, o que vi lá me deixou muito triste... tão triste que me lembrei até de uma velha piada do gato que sobe no telhado, conhecem?
  Pois bem, existe um homem chamado Ricardo Gondim que quando eu comecei a escrever era um exemplo para mim: defendia a fé com maestria! Ele e Paulo Romeiro, no Brasil... nem precisava de Teóphilo pra nada!
  Só que ontem eu fiquei alarmado e entristecido quando constatei uma sentença assustadora escrita e assinada pelo Gondim em um de seus artigos:
  "Mas mesmo horrorizado, tenho aprendido. Esses eventos tenebrosos me levaram a admitir que já não leio a Bíblia com as mesmas lentes. Abandonei a idéia de que os massacres do Antigo Testamento foram ordens divinas. Entendo que os genocídios relatados na Bíblia foram cometidos com as mesmas motivações políticas, com os mesmos interesses econômicos e com ambições nacionalistas iguais as atuais, mas atribuidos a um deus guerreiro. Não aceito que os "propósitos" divinos para o futuro estejam conectados à política militarista de Israel. Arrependo-me de ter, um dia, pregado que "Israel é o relógio de Deus" para o fim dos tempos."
   Não sou teólogo para ir tão fundo quanto o Leonardo foi em sua excelente análise, mas qualquer um que comece a duvidar que a Bíblia é perfeita e inspirada por Deus, querendo (por qualquer motivo) colocar seu texto em dúvida... está começando a ir pelo caminho da confiança em si próprio.
   Fico bastante entristecido por isso e não posso deixar de comunicar que o senhor Ricardo Gondim, teologicamente, subiu no telhado.
   E nessa posição delicada, só posso orar pedindo que Deus o abençoe com sabedoria e humildade para que possa descer de lá...
   Tenho que aprender:
  "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" (Jeremias 17 : 5)

Categories: ,

10 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

Paz Teóphilo,

Agradeço muito por ser lembrado pr você e linkado no seu blog, mas vamos admitir que eu não sou nada genial, rs... Tenho mesmo que comer muito feijão com arroz para virar apologista e blogueiro de verdade: sou apenas um rabiscador.

Não conhecia a piada do gato que subiu no telhado, e dei muita risada agora a pouco porque só agora que eu fui entender o que você quis dizer com Gondim subiu no telhado.

Contudo, apesar da piada muito engraçada e a ironia sempre bem vinda, confesso que também tenho me entristecido muito com o rumo que o Ricardo Gondim está tomando. Não só ele, como também o Caio - um pregador de primeira, inteligente demais... mas também andou dando umas miadas no telhado.

Vamos orar pelo nosso amigo Gondim. Abraço fraterno,

Leonardo.

PS: Vai mudar de layout? Tem uns templates prontos que são adaptados, compatíveis com o blogger. Usei um no meu outro blog: http://projetopiura.blogspot.com

Quase que coloco um no Pulpito também, mas depois de tanto trabalho pra deixar ele daquele jeito... acho que vou aguentar esse ano com aquele visual mesmo.

Ruy Marinho disse...

Olá meu irmão...tudo bem?

Realmente o Gondim "subiu no telhado"!

Acompanho seu trabalho desde o antigo site e estarei acompanhando sempre que puder. Parabéns pelo conteúdo de seu blog.

Grande abraço, em Cristo!

Ruy Marinho - Blog Bereianos
www.bereianos.blogspot.com

Obs.: Quando tiver banner do seu novo site me avise para colocar no meu blog.

Foxie disse...

menino, o obama disse "God help us" na sua posse? e agora? um abraço

Teóphilo Noturno disse...

Falou, mais saiu vitorioso:já conseguiu o que queria! Iniciou o plano de seis etapas em relação a abolir o nome de Deus dos discursos!

araci disse...

Shalom Teo!
Essa história do Godim me lembrou Caio Fábio...só lamento, mas oque Deus diz que faz com os soberbos???
lamento mesmo!!

Aprendiz disse...

Quer comentar sobre o texto "Cronologia"

Primeir, gostei bastante do texto. Mas quero expressar duas discordâncias:

1. Discordo da sua interpretação segundo a qual "o que é perfeito" é o o Canon completo. Nos versos 9 e 10 do capítulo 13 da 1ª Carta aos Coríntios, é dito sobre o término do que é "em parte". O verso 11 exemplifica o assunto e o verso 12 detalha ainda mais, dizendo "Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então veremos face a face. Agora, conheco em parte; então, conhecerei como também sou conhecido."

Não vejo hipótese deste evento referir-se ao fechamento co Canon. Temos a Bíblia completa, mas não vemos face a face, nem conhecemos como somos conhecidos.

2. A palavra apóstolo tinha também uma acepção mais genérica no NT, que incluia algumas outra pessoas. Parece ligar-se ao com de estabelecar igreja onde a Palavra do Eterno ainda não era conhecida. Algo que talvez fosse aplicavel aos missionários que levam a Palavra a lugares distantes.

Mas, mesmo assim, discordo do uso da palavra em qualquer acepção, para referir-se a ministros modernos, simplesmente porque ela tem sido usada como "título"(...aninguém na Terra chameis vosso mestre...a ninguém na Terra chameis pai...), de forma a estabelecer uma "autoridade" e uma estrutura de poder baseadas em mistificação.

Aprendiz disse...

Caio Fábio não andou dando umas miadas, já está estirado no chão a muito tempo, e parece não ter mais jeito, pois ele não ouve ninguém. Hostiliza, até com ameaça física, qualquer um que tente exorta-lo (vide o caso do Júlio Severo).

Anônimo disse...

Gondim é um hemofóbico. Sua visão se escurece e ele cambaleia quando vê sangue na Bíblia. Infelizmente, a Bíblia é um livro salpicado pelo sangue de animais e povos pagãos julgados ao fio da espada. Tudo isso, por causa dos pecados da humanidade.

Mas as mentes hemofóbicas querem negar esta realidade ao crer na projeção utópica que eles mesmos criaram de um "deus hippie" (estilo "paz e amor") que mais se assemelha àquele velhino gagá que mima seus netinhos "endiabrados".

Não sou carniceiro, não sou sádico, não me alegro com sangue derramado e lamento o desfecho que os conflitos na “Palestina” têm tomado. Entretanto, entendo que nossa postura neste entrave deve ser como a de um médico plantonista que apesar de não gostar do que vê, não se deixa tomar pelo desespero quando tem que encarar as chagas de seu paciente. As vozes genuinamente proféticas que instruirão a Igreja quanto ao desfecho deste conflito partirão somente de pessoas que tenham estômago forte e que possam lidar com cenas chocantes sem perder a direção, a razão e o juízo.

Devemos, com muito pesar, estar plenamente conscientes de que esta e outras tragédias que ainda virão sobre judeus e palestinos fazem parte da atual conjuntura profética pela qual passamos. Quem surta e desmaia quando vê sangue não está apto a emitir um diagnóstico imparcial nesta questão. Os teólogos hemofóbicos são os piores profetas, os piores escatologistas e os menos hábeis para analisar as questões envolvendo Israel e o Oriente Médio de uma forma bíblica. A estes, recomendo que tomem uma agüinha com açúcar para acalmar os seus nervos e que se mantenham longe de questões que sua psiqué hemofóbica não pode suportar.

glauciasemfalas disse...

Araci, concordo contigo: a soberba precede a queda.

Tannury disse...

"Sabemos que somos de Deus" e não reconhecem quem são Dele? Caio Fabio e Ricardo Gondim são uns dos poucos que ainda pregam a verdadeira Palavra.

Related Posts with Thumbnails