4 de fev. de 2010

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
DuvalierFlag[1]    Ex-padre católico, o então presidente do Haiti Jean Bertrand Aristide declarou, em abril de 2003, o vodu como religião oficial do Haiti. Com essa posição do governo, os casamentos realizados no vodu passaram a ser aceitos e considerados oficiais, tendo valor religioso, como ocorre com as demais religiões ao redor do mundo. Aristide acabou expulso do país por tropas francesas e norte-americanas em 29 de fevereiro de 2004, mas o vodu ficou.
   No entanto, a religião sofre fortes preconceitos dentro e fora do país, onde dois terços da população são de católicos. Muito acusam o vodu de ser uma crença*  primitiva e responsável pelo atraso social e até econômico do Haiti. Em meio à catástrofe humanitária vivida pelos conterrâneos, o cônsul do Haiti em São Paulo, por exemplo, afirmou que toda aquela tragédia era culpa de uma “maldição” feita “pelos africanos que moram lá”. Tentando associar a “maldição” à “macumba”, George Samuel Antoine quis dizer basicamente que o terremoto foi culpa do vodu. Ele ainda disse que a “desgraça de lá” estava sendo “boa pra gente aqui”. No dia seguinte, o cônsul pediu desculpas.
   Roseana Kipman, mulher do embaixador brasileiro no Haiti, Igor Kipman, vivenciou a veneração dos haitianos pelo vodu no dia do terremoto. Durante cinco horas subindo morro, passando por corpos, ela se deparou com milhares de pessoas rezando, cantando e queimando as vitimas. “Essa história de que eles estão queimando corpos porque são violentos, esse monte de coisa que estão falando lá no Brasil, não é nada disso. Eles aqui acreditam que quem morre sem uma parte do corpo vai voltar na próxima vida sem aquela parte. Por isso, eles queimam o corpo”, explicou Roseana, que professa o judaísmo, a um grupo de jornalistas brasileiros no Haiti.
   Roseana Kipman dá aulas de português no Haiti. Ela já se ambientou aos costumes de um povo que não costuma chorar e entrar em desespero em meio a um cenário catastrófico. “É um povo sobrevivente, que já passou e ainda passa por muitas privações. O índice de mortalidade infantil é muito alto. Por isso, ninguém pode ficar se apegando a uma criança que pode morrer”, destacou. “As pessoas comem, em média, um prato de comida dia sim, dia não. E os mais fortes são os primeiros a comer. As crianças ficam para o fim. Um homem forte pode salvar uma criança. Mas alimentar a criança que não vai poder salvar a vida de um adulto forte não faria o menor sentido, é a cruel lógica da sobrevivência.

   * “Primo” do candomblé e da umbanda, tão comuns no Brasil, o vodu haitiano veio com os escravos africanos e é baseado em elementos dos povos Ibo (no Congo) e Yoruba (da Nigéria). É uma crença claramente sincrética, já que une elementos das antigas práticas religiosas tribais da África — baseadas na presença de uma ampla gama de espíritos — com pinceladas do catolicismo romano. O vodu, paradoxalmente, tem características associadas com a modernidade, como a não discriminação de homossexuais. A orientação sexual ou identidade de gênero não são levadas em conta nos rituais. Há até templos (os “hounfos”) nos quais todos os líderes são gays ou lésbicas.

Categories:

3 comentários:

glauciasemfalas disse...

O mais importante agora é prestar socorro às vítimas.

Enquanto, nós que temos JESUS como Senhor e Salvador, especulamos sobre as práticas religiosas do povo haitiano...

...Eles estão morrendo fisicamente precisando de ajuda.

Diego Batista disse...

Mta Paz irmão..
isso é O Juizo de Deus sobre a terra, que não busca fazer sua vontade e adora outros Deuses, na palavra vemos oq acontece claramente as nações que fazer a escolha de adorar outra deuses feitos por mãos de homens..

ja sou seguidor, espero sua visita.. um abraço..,,

Diego Batista
http://conversandocomiave.blogspot.com/

Teóphilo Noturno disse...

Diego,

A graça e a paz do Senhor Jesus Cristo sejam contigo!

Dá uma olhadinha aqui:

http://blog.teophilo.info/2010/01/angra-haiti-natal-e-balanco-geral-deus.html

Um abraço!

Related Posts with Thumbnails