5 de fev. de 2010

Aconselhamento: G12

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
questionmarks[1]    Não sei se ocorreu o mesmo com vocês, amados leitores, mas todo o falatório repetitivo, confuso e ameaçador da série “Vã PhiloSophya” me deixou com um tipo de cansaço mental… quase uma tristeza. Será que isso é mais um dos efeitos desejados por aqueles que preparam essas verdadeiras “bombas psíquicas”?
   Não posso negar que foram duas postagens maçantes, mas não me arrependo da minha decisão de apresentá-las porque essa é, verdadeiramente, uma das formas de ataque do inimigo e meu papel aqui é preparar cristãos conscientes, sóbrios e capazes de reconhecer todo os tipos de ataque.
   Pensando nesse treinamento, decidi inaugurar mais uma “seção” aqui no blog: “Aconselhamento”, onde espero poder responder questões pertinentes e cuja resposta esteja ao alcance das coisas que sei. Vejam o exemplo de “Vã PhiloSophya”: apesar de questionado por duas ou três vezes, eu definitivamente não sei muito bem quem é Augusto Cury! Não me sinto apto a emitir nenhum parecer sobre suas obras e, por isso, ignorei a questão… se bem que tudo tem muita aparência de auto-ajuda, psicologia… deve ser mais um “The Secret” versão gospel.
   Mas existem cristãos que estão enviando dúvidas sinceras e, por incrível que pareça, muitos casos são bastante parecidos. Então, querendo ser um elemento que contribui principalmente para a edificação do verdadeiro Corpo de Cristo aqui na terra, vou passar a responder as questões enviadas por algumas pessoas como, por exemplo, a mensagem abaixo:
   Caro Teóphilo,
   Venho acompanhando seus estudos, conselhos e etc. Estes têm me enriquecido muito e confirmado algumas coisas das quais eu receava no meio cristão em que vivo.
   O que venho pedir é aconselhamento… bom, tentarei ser sucinto:
   Meu nome é F.E., tenho 22 anos e moro em São Luís-MA. Faço parte de uma igreja na visão G12, a visão em células, no modelo liderado pelo "apóstolo" Renê Terra Nova.
   Minha conversão deu-se em uma ministração, cara-a-cara, num projeto criado pelo Billy Graham, o Minha Esperança Brasil. Isso ocorreu há pouco mais de um ano.
   Depois que verdadeiramente decidi caminhar segundo a Palavra de Deus, comecei a crescer espiritualmente.
   Em pouco tempo, eu já ocupava posição de liderança como “líder de células” e agora, há alguns dias, fui "promovido" a '12', de 2ª geração (acredito que tu estás a par de como funciona a visão).
   No entanto, embora eu admire a visão no tocante ao ganho de vidas e à tentativa de consolidá-las na Palavra de Deus, não posso me permitir a ser o pior dos cegos, aquele que não quer ver, diante de fatos e situações que não possuem embasamento bíblico algum, como a própria auto-denominação "Apóstolos", a unção com óleo, atos proféticos, "profetizar" (ou profetar).
   Tais questionamentos, que creio ser a ação do Espírito Santo em minha vida, têm me incomodado: não quero coadunar com o erro (embora eu seja falho) e também não quero cometê-los.
   A mulher que eu amo, mantenho um relacionamento e pretendo me casar também faz parte desta igreja e é firmada na Palavra de Deus, embora influenciada por tais doutrinas.
   O que aconselhamento que peço é: sair ou continuar?
   Continuar, mas não fazendo aquilo que a Bíblia fala o contrário ou até mesmo, sequer existe?
   Desde já te agradeço.
   Que a graça e a paz do Senhor estejam contigo.
   Enviei uma breve resposta a este jovem por e-mail, mas quero me dar a satisfação de responder em versão estendida aqui no blog!
   Em primeiro lugar, não se intimide por causa do seu pouco tempo como cristão, pois esse será um dos pontos em que poderá ser questionado. Saiba que temos sem-vergonhas que estão a décadas dentro das igrejas mas só servem para envergonhar o evangelho genuíno… o “paipóstolo” é, sem dúvida, um desses safados!
   O simples fato de sentir-se incomodado com as aberrações já mostra que há uma ação genuína do Espírito Santo em sua vida (vide João 14:26) ao invés da palhaçada exibicionista que podemos testemunhar na maioria dos circos que têm se autodenominado como igrejas e sido simplesmente os maiores focos de infestação demoníaca dos tempos atuais.
   Outro fato que me mostrou que há algum valor em você é o de ter sido colocado muito rapidamente em posições de liderança: essa é uma estratégia bastante sagaz dos manipuladores, pois, sendo líder, não “pega bem” questionar as atitudes dos líderes acima de você, não é mesmo?
   Muitas das pessoas que poderiam tomar uma posição mais séria em defesa da fé genuína são caladas através desse recurso: líderes, diáconos, secretários, presidentes… todos seduzidos por um lampejo de poder dentro de uma instituição que NÃO DEVERIA, de forma alguma, funcionar como uma empresa… mas é exatamente isso no que, miseravelmente, se tornaram. O G12 é diretamente relacionado à metodologia do Marketing Multinível, outros métodos se assemelham às empresas tradicionais… e tudo isso é imprestável para a verdadeira estrutura eclesiástica bíblica.
   Minha recomendação é para que NÃO SAIA da igreja!
   Permaneça, mas baseado, vivendo e aplicando APENAS A A PALAVRA!
   Numa expectativa utópica, eu poderia dizer que há uma possibilidade de que sua fidelidade à Palavra iria ser tão marcante que alcançaria e tocaria no coração de todos os que atualmente estão envolvidos nesses enganos e, num fantástico ato de arrependimento, todos retornariam, contritos, ao verdadeiro evangelho… mas essa vontade de “soar bonzinho” acaba sendo contrária ao cumprimento das profecias bíblicas.
   Não tema as confrontações, as ameaças, as calúnias, os inimigos que surgirão… siga o conselho de um genuíno apóstolo chamado Paulo:
   “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” (2 Timóteo 4:1-5)
ejetado[1]    Veja bem: não estou dizendo que isso vai ser agradável e muito menos que você será magicamente liberto do sofrimento… pelo contrário! Seu caminho será árduo até o dia em que, muito provavelmente, será EJETADO do “avião do paipóstolo”. Muito provavelmente porque “não estava de acordo com a visão”…
   E não pense que essa ejeção é exclusiva da metodologia G-12, pois qualquer sistema moderno de gestão eclesiástica prevê a aplicação dessa “demissão” aos “funcionários” que não se adequarem ao sistema por desejarem manter a fidelidade àquele livro velho, chamado Bíblia, que vive conflitando com as visões megalômanas dos líderes tão bonzinhos e “cheios de poder”…
   Mas não se preocupe, pois essa visão de muitos milhões é típica dos que foram seduzidos por Mamon e não passam de vetores transmissivos dessa praga… o destino desses está descrito bem claramente em Mateus 7:21-23.
   Quanto à sua menina, meu querido irmão… o trabalho e o esforço para abrir seus olhos são inteiramente seus. Você não foi claro quanto ao nível do relacionamento, mas se a coisa está só como namoro e ela não for predestinada a enxergar a verdade… quem sou eu para mandar no seu coração, mas prepare-se para ter perturbação para o resto da vida se assumir um matrimônio: profeciazinhas de meia tigela e atos proféticos, objetos (e até animais de estimação!) sendo lambuzados com óleo dentro de casa…
   Concluo citando uma passagem onde o Senhor Jesus Cristo fala aos judeus, mas por ser relativa à Palavra como um todo, ou seja, à Bíblia, pode ser também aplicada a nós, gentios:
   “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:31-32)
   Que o Senhor te guarde e abençoe com o discernimento, para que não seja enredado pela conversa mole e dominadora dos falsos líderes!

Categories: ,

18 comentários:

Alex disse...

Olha meu amado, não sei se estou sendo muito radical, mas acho que o nosso irmão deveria sim, sair desta instituição que de modo nenhum pode ser chamada de igreja. Sei que nesses últimos dias não é facil encontrar igrejas que batalhem pela fé e guardem a sã doutrina, mas ficar seria um pouco arriscado para um novo convertido. A paz de nosso SENHOR JESUS CRISTO seja contigo.

glauciasemfalas disse...

Isaías
1)O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

Eu louvo e glorifico o nome do Senhor JESUS, em ver que você e outros tantos ainda conseguem fazer, cumprir, realizar o que está escrito, eu não consigo consigo mais.

Só JESUS, para me livrar do corpo desta morte.

Unknown disse...

Parabéns Teóphilo bela ótima novidade, a seção ACONSELHAMENTO!
Fique na paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Douglas SP

Neidy, serva do Deus altissimo disse...

So Deus na causa,irmao!!! Deixa Ele te usar,
Teophilo! Jesus Cristo esta mesmo as portas.
A paz do Senhor.

Robson disse...

Mas Teóphilo, você aconselhou o cara a ficar na igreja, mas a Bíblia diz:

"Aparte-se da iniquidade todo aquele que professa o nome do Senhor" 2 Tm 2:19b e contexto.

A ordem é sair!

asdf disse...

A graça e a paz da parte do Senhor Jesus a todos.

Eu entendi o conselho do Teóphilo qndo ele diz para permanecer na igreja. Conselho muito válido.

Qnto aos comentários de ser novo convertido ou não... Espero sempre me considerar novo convertido (sim, eu sou o aconselhado), a conversão é diária, o negue-se é diário. A morte de nós mesmos tem q ser diária, para que a vida de Cristo seja evidenciada. Como o Teophilo disse, temos aí "dinossauros" nas igrejas, mas que apenas envergonham o Evangelho.

Que o discernimento e a sabedoria alcancem a todos, em nome de Jesus e para a glória de Deus.

Teóphilo Noturno disse...

Como posso mandar alguém tão novo fugir de uma batalha? Que experiência terá se não puder resplandecer a certeza de sua fé... e ser rechaçado e ridicularizado por isso? Se ele é líder e apenas um que seja daqueles que lidera conseguir enxergar a Verdade... não será uma vitória?
Não estou mandando que fique, pois registrei que sua ejeção será inevitável... só o estou incentivando batalhar enquanto lhe for possível.

Eu não tenho mais esperança nas instituições eclesiásticas e registro isso frequentemente, mas não posso querer que ele siga as minhas experiências e decepções: cada um carregue a sua cruz!

Pelo menos, quando os cegos vierem falar sobre "brasa fora do braseiro" ou qualquer um desses chavões submissivos do sistema, ele terá plena certeza dos motivos pelos quais saiu... e não vai dizer que saiu porque foi mandado por alguém na internet.

asdf disse...

Isso aí Teophilo, é batalha mesmo!

Tens aqui ou sabes de algum lugar onde há algum comentário sobre o livro A Cabana, do William P. Young?

Alex disse...

É muito bom ver comentários que, apesar de expressarem opiniões diferentes, visam a EDIFICAÇÃO, e todos os que eu li mostraram este propósito. Esse assunto dividiu opiniões mas, a Bíblia nos mostra que em certas ocasiões devemos fugir (lTm.6:11,2Tm.2:22) e também por isso seremos ridicularizados. Quanto a ser novo convertido, concordo que a conversão é diária e que existem muitos dinossauros nas igrejas que envergonham o evangelho, mas eu me referi a experiência cristã de um neófito que, apesar de demostrar o desejo de aprender a VERDADE, ainda(como dizia um saudoso irmão) não tem o "couro duro". Acho mais prudente esse irmão se reunir com aqueles que só aceitam o que a Bíblia ensina e buscar o seu crescimento espiritual do que encarar uma batalha despreparado. Que o SENHOR continue abençoando o seu ministério.

Rorschach BR disse...

Saudações Teophilo. Aproveitando o post informo que fiquei um pouco desconfiado da "campanha" criada pelo autor do site BJCV http://bjcv.blog.br/htm/de_cara_limpa_na_web.htm
Achei muito estranha e parece ser direcionada a alguém que conheço...

Teóphilo Noturno disse...

É, Rorscharch... e ainda por cima o cara mora em Bangu!!!

Mas ele é EVANGÉLICO, começa de um exemplo onde equivale o anonimato à mentira e emenda com um exemplo onde chama uma instituição eclesiástica de Igreja...
Sem dúvida está dando mais importância ao meio que à mensagem.

Não vi o resto do conteúdo do site dele, mas parece que também quer ser escatológico... vou até tentar ver depois, mas a questão é que eu deixei de ser evangélico para ser apenas cristão a muito tempo, ou seja, não me encaixo na condição nº 1 da campanha dele.

De qualquer forma é mais um bem intencionado... só não sei a quais propósitos verdadeiramente está servindo.

Unknown disse...

Não sou nenhum especialista (me converti há pouco também) nem estou com paciência de procurar um versículo agora, mas acho complicado ficar debaixo de uma autoridade espiritual sem obedecer.

Também achei interessantes esses avisos antes do comentário.

É verdade que minhas palavras podem testemunhar contra mim, afinal de contas não estou escondido atrás do anonimato. Não sou um personagem da internet.

Mas há muitas pessoas cujas palavras não podem testemunhar contra elas. Afinal de contas, ninguém sabe quem elas são.

Não achei justo o comentário sobre o cara que mora em Bangu. Como sabemos que ele mora em Bangu? Porque ele se expõe.

Não concordo com a campanha dele, mas parece que os autores deste blog concordam, porque colocaram esse aviso e exigem cadastro para comentar.

É um pouco inconsistente isso.

Fiquem na paz do Senhor

Teóphilo Noturno disse...

Marcelo,
aprovei seu comentário, mas não pretendo estender essa discussão aqui onde o tema é G12 e nem vou fazer uma postagem sobre anonimato.

Não entendo o que há de injusto na resposta que dei:
1. As coisas que ele escreveu... estão escritas! Cada um escreve o que quiser! Se ele quis mostrar que está em Bangu, sem dúvida não foi obrigado... assim como meu comentário com o Rorscharch sobre isso pode estar indicando meu espanto pela proximidade geográfica e isso porque, ao contrário dele, não quero me expor. Isso é injusto?

2. A "questão do cadastro" permite que se o faça também sob pseudônimo, o que não expressa concordância com a campanha dele, mas serve para dar mais trabalho e desanimar um tipo de gente que ao ver facilidade aproveita para fazer xingamentos e comentários anônimos inúteis e ofensivos que, geralmente, não em nada servem para edificação.
Veja seu próprio exemplo - discordou, foi publicado e explicado sem nenhum problema! Sem dúvida não foi interessante e bem diferente do que, por exemplo, muitos fãs raivosos e chiliquentos da Lagoinha ou do U2 costumam fazer.

Não compreendo o que classifica como inconsistente, mas continuo achando o cara de Bangu bem intencionado e, agora, sem dúvida, você também!

sonalt disse...

Quanta hipocrisia nessa discussão, estão parecendo um bando de FARISEUS, se o problema foi a questão dele ter sido promovido tão rápido, saibam que em outras denominações não é diferente. Vocês estão parecendo os disipulos em que João fala: em Lucas 9 49:50 "Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos". E JESUS CRISTO disse " Não o impeçam", "pois quem não é contra vocês, é a favor de vocês."
Então irmãos, tenham mais cuidado com o que falam, sem antes conhecer cada doutrina, pois o que conheço das denominações em célula é que eles estão preocupados é em ganhar vidas para Jesus Cristo, a questão de atos proféticos, não é só lá que existe, muitas denominações utilizam-se disso também, ou será se isso é pior do que fofoca que existe entre irmãos e irmãs, irmãos com pensamentos impuros em relação a irmazinha da igreja, CUIDADO PARA NÃO SEREM FERRAMENTAS DO DIABO, ou se colocarem como Juizes, pois assim como julgam dizendo e aconcelhando o que acham, porque vocês não orientam o irmão que esta ai precisando de ajuda a orar. Portanto, se o seu julgamento é por causa de um pastor ou sei lá o que, que se corrompeu por causa de dinheiro, não generalize todas as denominações que utilizam o G12, não quero dizer que essa visão é perfeita, mas falar de forma tão negativa, é talvez estar querendo ser O CARA, até mesmo porque, e se DEUS tiver realmente operando nessa visão dos 12, como você vai ficar no GRANDE DIA diante de DEUS.
Não seja tão radical e SuperSanto, pois aquele que está de pé, cuidado para que não caia. Deus-lhe abençoe e te der sabedoria.
Sonalt Sousa

Teóphilo Noturno disse...

Sonalt,

Me perdoe a grosseria, mas você foi alfabetizado? Tem certeza que sabe ler?

As questões aqui podem ser muitas, MENOS a velocidade em que o menino foi promovido. Se você quer chamar alguém de fariseu, primeiro tem que saber sobre o assunto que está sendo tratado para depois poder querer vomitar sua "sabedoria".

O que está escrito é para ser compreendido, não tenho o que explicar e é gente como você que tem feito o meio evangélico ser o que é e engolir os lixos que engole.

Seja feliz!

sonalt disse...

Como é dificil receber uma crítica, seu coração ainda não é manso, se você me respondeu como respondeu é porque você falou o que pensa, e não sobre o que a bíblia fala, porque se fosse assim você teria me mandado me acertar com Deus, rrsss. O que quero dizer é que sua denominação não é perfeita e por isso e nem a minha, por tanto não faça mais o que você fez rrss, você é um cara inteligente e não precisa provar que é o grande sábio. Então se assim for Paulo, não poderia ter sido apostolo, e se ele foi provido, ele aceitou porque quis, pois ninguem não obriga ninguém a ser algo que a pessoa não queira, e o que me parece é que ele estar perdido e tem cara que não lê bíblia e ainda precisa amadurecer e esse crescer quem faz é Deus, e não seus conselhos, por tanto senhor Téophilo assim como você me perguntou se sei ler ou escrever, rrsss. Te pergunto, antes de você responder a ele você orou a Deus, ou falou por si, pois se você falou por si, ai ai. Não Julgue as atitudes de outras denominações, pois Deus pode te pregar uma peça, para você aprender a respeitar o que talvez possa ter sido instituido por Deus.
E mais uma coisa, não soa bem a um homem de Deus, ser arrogante e grosseiro, pois isso é fruto da carne, sabia. E gente como eu tem que suportar pessoas como você, porque Cristo nos ensina a amar, e por isso amado, te digo que eu te amo em Cristo Jesus, e por isso não tenho porque te classificar de alguma forma negativa. Mas te pesso que você seje mais gentil rrsss.
Te um dia abençoado, Téophilo.

Teóphilo Noturno disse...

Sonalt,
Você quer falar, discutir, acusar... me diga: qual a denominação que eu defendo? Qual instituição eclesiástica eu sou membro?

Aliás, não me diga porque a partir de agora seus comentários serão rejeitados por falar sem saber sobre o que está falando!

Heresia é heresia em qualquer lugar e imagino que nem tenha lido nada mais do que escrevi em outras postagens, artigos, estudos...

Uma sugestão: experimente ler o artigo "Guerra aos Pentecostais" e peço sinceramente que o Espírito Santo ilumine seu entendimento, porque eu estou com muito calor para ficar debatendo algo que nem existe e não passa de invenção sua!

Aprenda primeiro a ler e interpretar o que leu para depois tentar expor um raciocínio... esse conselho pode até parecer soberbo, mas é revestido da mais pura sinceridade e pode te levar ao caminho da salvação!

Seja feliz!

asdf disse...

Sonalt, no tocante a esta sua afirmação:
"e o que me parece é que ele estar perdido e tem cara que não lê bíblia e ainda precisa amadurecer e esse crescer quem faz é Deus"

Ñ vou nem falar que vc precisa, além de ler, saber escrever. Mas ñ vim dar aula de gramática. Outro ponto: como podes afirmar q ñ leio a Bíblia? Tanto leio, que por este motivo, consigo observar, à luz da Palavra, as discrepâncias em relação à ela.

E o ponto em questão ñ é o fato de eu ter sido "promovido" (isso foi citado no e-mail pra evidenciar o contexto), mas sim, a doutrina que é utilizada no meio cristão em que vivo. Igrejas em células são perfeitas no evangelizar, e como cito no e-mail, é algo que eu amo, proliferar o Evangelho. O ponto é: aquilo que se é utilizado e ensinado (ñ a parte evangelística, mas o restante da doutrina) tem fundamento bíblico? Ñ é o fato dos erros existirem em outras denominações que os tornam corretos. Se uma denominação erra, e outras tb cometem os mesmos atos, estão erradas também.

E orar meu caro, oro bastante, ninguém precisa me aconselhar a orar, até pq, convenhamos, para um cristão, isso é básico, todos sabemos que devemos orar. Falei pro Teóphilo que os coselhos foram muito úteis e válidos. Falei aqui também. E continuo afirmando a mesma coisa.

QUE A GRAÇA E PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJAM COM TODOS!

Related Posts with Thumbnails