⚠️ 2026: O MANIFESTO FINAL. O Teóphilo Noturno mudou. CLIQUE PARA LER

Católicos e Judeus?

   O principal rabino de Roma detonou uma polêmica na quinta-feira ao boicotar um grande evento interreligioso do Vaticano devido à presença nele de um cardeal francês que era judeu e se converteu.
   O rabino Riccardo Di Segni manteve distância da conferência ocorrida em Roma e da qual participaram dezenas de líderes católicos e judeus porque o cardeal Jean-Marie Lustiger, de Paris, era um dos palestrantes.
   “O rabino Di Segni não considerou oportuna a decisão de ter Lustiger no painel”, afirmou à Reuters Leone Pasermann, presidente da comunidade judaica de Roma.
   Lustiger nasceu judeu, mas converteu-se ao catolicismo quando era adolescente. A mãe dele foi morta pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz.
   “Isso que Di Segni fez foi uma coisa muito estúpida”, disse à Reuters o rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista e principal rabino do Brasil, durante as celebrações pelos 40 anos do documento chamado “Nostra Aetate” (na nossa época).
   O documento, aprovado pelo Concílio Vaticano II, revolucionou as relações entre as duas religiões ao rechaçar a idéia de que os judeus eram responsáveis pela morte de Cristo.
   “Poucas pessoas fizeram mais pelas relações entre católicos e judeus que o cardeal Lustiger”, afirmou Sobel.
   Mark Winer, rabino da Sinagoga de Londres Ocidental dos Judeus Britânicos, disse compreender por que Di Segni havia feito o que fez, mas acrescentou: “Boicotar um amigo do povo judaico não é fazer a coisa certa.”
   Em uma mensagem enviada à conferência, o papa Bento 16 garantiu aos judeus que ele e o Vaticano estavam definitivamente comprometidos com a manutenção de boas relações entre as comunidades católica e judaica e que nunca se esqueceriam do Holocausto.
   A mensagem dele foi aplaudida por muitos dos outros líderes judeus que compareceram ao evento.
   Comentário: Ecumenismo galopante e uma questão - qual seria o conteúdo das palestras?

Comentários

  1. Católicos e judeus, nada há ver.

    O ecumenismo não pode acontecer, se acontecer é porque o anticristo está chegando.

    ResponderExcluir
  2. Olá caro Teophilo. Seu amigo, o médico amado (Colossenses 4:14) manda lembranças.

    É de nos entristecer tal situação preconceituosa e anti-semitista. Porque e com que direito as pessoas se repudiam umas às outras? Depois vem Joseph Ratzinger e deseja botar panos quentes na presente situação. A própria igreja de Roma anti-semita. Homems e seus conchavos, com aparência de piedade mas negando a eficácia dela (II Timóteo 3:5). Os judeus atuais nada tem a ver (por questão étnica) no assassinato juntos com os romanos do Senhor Jesus Cristo. Porque não condenamos os romanos também?

    É, parafrasendo o nome deste blog do grande filósofo Teophilo: Este Mundo Jaz no Maligno (I João 5:19)

    Apologeta!

    Evangelista Eduardo França é autor do DVD: Milagres: De onde eles procedem? (Categoria: APOLOGÉTICA. (À venda nos sites: CACP e MCK). Co-Fundador e articulista do blog Guardian Faith: www.guardianfaith.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

                              ATENÇÃO!

   Fico feliz por você estar desejando registrar um comentário, porém peço que (principalmente caso vá praticar qualquer tipo de retaliação), pense bem antes de fazê-lo:.

   1. A partir de 22/07/2011 restringi (no intuito de impedir mesmo) os comentários neste formato (arcaico e nativo do blogger), pois estão relacionados às postagens antigas: o assunto pode até ser atual e pertinente, mas definitivamente não está no centro das atenções do autor.

   2. Este formulário só aparece para permitir a leitura dos comentários anteriores... já leu para ver se sua dúvida não foi respondida? Tem certeza que sua pergunta é inédita e exclusiva? Se for, então pode me enviar um e-mail:
teophilonoturno@gmail.com

   3. Provavelmente o que você leu foi baseado na Bíblia ou em fatos, NÃO em opiniões pessoais (busque referências bíblicas!!!). Se você "caiu de pára-quedas" aqui não comece a metralhar sem conhecer o posicionamento do autor através de seus outros textos, pois comentários descabidos e sem fundamentação serão desconsiderados!

   4. Sem dúvida o texto não contém ofensas pessoais e muito menos palavras torpes (não escreva ofensas, palavrões, bobagens...).

   5. Muito provavelmente você vai encontrar sérias dificuldades para apagar seus comentários daqui caso algum dia venha a se arrepender de tê-los feito: meu trabalho é registrar fatos e, depois que você pressionar o botão enviar, suas próprias palavras poderão testemunhar contra você.

   Obrigado pela atenção.

Postagens mais visitadas