28 de out. de 2005

Católicos e Judeus?

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
   O principal rabino de Roma detonou uma polêmica na quinta-feira ao boicotar um grande evento interreligioso do Vaticano devido à presença nele de um cardeal francês que era judeu e se converteu.
   O rabino Riccardo Di Segni manteve distância da conferência ocorrida em Roma e da qual participaram dezenas de líderes católicos e judeus porque o cardeal Jean-Marie Lustiger, de Paris, era um dos palestrantes.
   “O rabino Di Segni não considerou oportuna a decisão de ter Lustiger no painel”, afirmou à Reuters Leone Pasermann, presidente da comunidade judaica de Roma.
   Lustiger nasceu judeu, mas converteu-se ao catolicismo quando era adolescente. A mãe dele foi morta pelos nazistas no campo de concentração de Auschwitz.
   “Isso que Di Segni fez foi uma coisa muito estúpida”, disse à Reuters o rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista e principal rabino do Brasil, durante as celebrações pelos 40 anos do documento chamado “Nostra Aetate” (na nossa época).
   O documento, aprovado pelo Concílio Vaticano II, revolucionou as relações entre as duas religiões ao rechaçar a idéia de que os judeus eram responsáveis pela morte de Cristo.
   “Poucas pessoas fizeram mais pelas relações entre católicos e judeus que o cardeal Lustiger”, afirmou Sobel.
   Mark Winer, rabino da Sinagoga de Londres Ocidental dos Judeus Britânicos, disse compreender por que Di Segni havia feito o que fez, mas acrescentou: “Boicotar um amigo do povo judaico não é fazer a coisa certa.”
   Em uma mensagem enviada à conferência, o papa Bento 16 garantiu aos judeus que ele e o Vaticano estavam definitivamente comprometidos com a manutenção de boas relações entre as comunidades católica e judaica e que nunca se esqueceriam do Holocausto.
   A mensagem dele foi aplaudida por muitos dos outros líderes judeus que compareceram ao evento.
   Comentário: Ecumenismo galopante e uma questão - qual seria o conteúdo das palestras?

Categories: ,

2 comentários:

glauciasemfalas disse...

Católicos e judeus, nada há ver.

O ecumenismo não pode acontecer, se acontecer é porque o anticristo está chegando.

Apologeta disse...

Olá caro Teophilo. Seu amigo, o médico amado (Colossenses 4:14) manda lembranças.

É de nos entristecer tal situação preconceituosa e anti-semitista. Porque e com que direito as pessoas se repudiam umas às outras? Depois vem Joseph Ratzinger e deseja botar panos quentes na presente situação. A própria igreja de Roma anti-semita. Homems e seus conchavos, com aparência de piedade mas negando a eficácia dela (II Timóteo 3:5). Os judeus atuais nada tem a ver (por questão étnica) no assassinato juntos com os romanos do Senhor Jesus Cristo. Porque não condenamos os romanos também?

É, parafrasendo o nome deste blog do grande filósofo Teophilo: Este Mundo Jaz no Maligno (I João 5:19)

Apologeta!

Evangelista Eduardo França é autor do DVD: Milagres: De onde eles procedem? (Categoria: APOLOGÉTICA. (À venda nos sites: CACP e MCK). Co-Fundador e articulista do blog Guardian Faith: www.guardianfaith.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails