9 de fev. de 2009

Em Tudo Dai Graças

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
    "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." (Provérbios 16:9)
   Esta é uma das postagens mais estranhas que já fiz, pois vou escrever sobre um assunto pífio e que pouco poderá interessar aos meus leitores: porque um homem anônimo falaria sobre sua vida?
   Mas na verdade não sou anônimo... quantos nesse Brasil já não me conheceram pessoalmente? Esse pseudônimo é um tênue proteção contra aquelas pessoas que, mesmo bem intencionadas, acabam sendo ou incômodas ou indiscretas ou inconvenientes. Me preservo sim, pois saí de um transtorno ansioso depressivo capaz de alterar minha pressão sanguínea em questão de minutos: uma síndrome de pânico que vou superando lentamente ao aprender que (infelizmente) não devo levar algumas opiniões alheias tão a sério.
  Passei dois anos literalmente escondido: dois de meus três "universos" (o profissional e o religioso) começaram a se desfazer simultâneamente e fiz tudo o que podia para mantê-los coesos e funcionais... mas não estava em minhas mãos.
   No profissional, o assédio moral que sofri por não me "adequar ao sistema" cobrou um preço muito alto. O mais incrível é que a perseguição não foi iniciada por superiores, mas por alguém que (funcionalmente falando) deveria ser meu "par": um graduado. Posso citar nomes e locais, tenho amigos dispostos a testemunhar a meu favor e, infelizmente, tudo indica que terei que lançar mão de tais recursos para reaver a parcela de minha remuneração que não me foi concedida no ato de minha reforma, pois algum gênio conseguiu não vincular as causas de meus problemas à minha função de militar controlador de tráfego aéreo.
   No âmbito religioso fiz questão de relatar algumas experiências que tive (a grande maioria bastante desagrádavel e, pior, apostasia e doutrinas sem base bíblica) na tentativa de achar "chão" para a fé em Deus que aprendi a exercer através da Bíblia. Quem já passou algum tempo no site principal sabe que meu espanto inicial me levou a questionar àqueles que deveriam ter maior ententendimento bíblico que eu: o pastor de uma das maiores igrejas batistas do Rio de Janeiro, meu próprio (ex-)pastor, a CBC e até mesmo a CBB!! Fui buscar alternativas em uma igreja tão distante que tornaria minha participação inviável e passei até numa coisa que mais parecia um centro de macumba... e só então vi que o melhor seria me recolher.
   Não desisti fácil, não me escondi em casa... aprendi que a igreja deixou de ser a Igreja por causa primeiramente financeira e "segundamente" profética, pois é necessário o cumprimento inexorável de todas as profecias bíblicas e, dentre estas, está a apostasia. Não sou rebelde, não quero brigar: se da igreja onde tomei parte por trinta anos de minha vida o pastor foi tão ganancioso e covarde que preferiu permanecer no engano a se corrigir diante de uma exortação bíblica (Mateus 18:14-17; I Timóteo 5:19 - levei até mais de três testemunhas!), foi antiético a ponto de usar o púlpito para se referir a mim como rebelde a a meu site como do anticristo... o que posso eu esperar de alguém que nunca me viu pela frente? Com essa moda de "batalha espiritual" e que não se "toca nos ungidos", na primeira vez que abrir minha boca já vão dizer que não aceito a "visão" e daí para pior... quem sabe um linchamento em praça pública?
   A questão é que não posso congregar onde não há concordância: estar em um lugar onde pessoas são fiéis... só que a algum outro evangelho com traços de corrupção e incapazes de se corrigir! II Coríntios 6:14-17 fala um pouco sobre isso e cito:
          "Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;" (II Coríntios 6:17)

Categories:

8 comentários:

Cofebi disse...

Teophilo, você é um grande amigo, continuarei orando por você, fica com Deus.
Evandro SJC

Teóphilo Noturno disse...

João 6:68 Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

Tentei postar um comentário, depois que li um pouco da sua biografia, mas acho que não consegui. Resolvi escrever aqui pra você e se você quiser pode postar lá no seu blog, tem toda liberdade para isso.
Depois de trabalhar 15 anos na Secretaria de Educação do DF, tive depressão provocada pelo ambiente de trabalho e um tumor benigno na cabeça.
Em 06/02/2008 me aposentaram com metade do meu salário, mesmo o laudo médico da períca realizada por eles mesmos, que me dava aposentadoria integral.
Tive que entrar na justiça, primeiro na de DEUS, depois na do homem. Meu salário foi voltando aos poucos, pois o juiz me deu ganho de causa, ainda falta a sentença final para eu receber os retroativos, mas DEUS já me deu a vitória.
Sobre a igreja, tive que sair de duas antes que fosse convidada a me retirar, por causa da minha postura bíblica. Estava frequentando a igreja que minha filha vai com o noivo, mas lá não é o meu lugar, resolvi ficar frequentando uma aqui perto de casa, até resolver para onde vou, ou o SENHOR me mandar para alguma.
Depois de toda tribulação que passei e algumas que ainda passo, digo a você que mesmo que o SENHOR meu DEUS não tivesse feito nada, ELE continuaria sendo o meu DEUS.
Mesmo que JESUS não aja mais em minha vida, ELE, JESUS, continua sendo meu SENHOR e SALVADOR; mesmo que ELE não fale mais comigo, ELE, JESUS, continua sendo o AUTOR e CONSUMADOR da minha FÈ.
"Para onde vou, Senhor! se só tu tens as palavras de vida eterna?"

Gláucia Carneiro

Christiane disse...

Teofilo,não o conheço pessoalmente mais posso ver um pouco de mim em seu testemunho.

Também não sinto a minima vontade de colocar um filho neste mundo tão corrupto de hoje!
Mesmo que o meu desejo materno fale mais alto quand ovejo uma criança de colo.
Mais peço a Deus forças para suportas todas as apostasias que vem surgindo.A cada dia parece como Tsunamis surgindo seja nos meus emails,na roda de pessoas conhecidas e por ai vai...
Sem falar na internet q a cada dia divulga uma noticia pior do que a outra.
Eu sei que a volta de Cristo está próxima,tenho que me preparar para o reino!

Sei também como é triste ver tantas igrejas seguindo com seus própios pés...Vejo pela igreja que congrego,ela não caminha com seus própios pés(com a graça de Deus),mais ali oportunidade não falta pra que isso aconteça.Pesso a deus misericordia para meu Pastor que tem lutado para manter a igreja com ordem e descência.Pelo menos enquanto eel está presente.
Mais sei q lá existem muitos problemas q precisam ser extirpados atens q seja tarde de mais.
Vou orar para que Deus te dê graça,paz e forças para caminhar.Sei que Deus não abandona aqueles que o ama!

Fica na paz!

W Floripes disse...

Caro Teóphilo, é impressionante como Deus age. Encontrar seu site e seu blog foram grandes bênçãos em minha vida, visto que temos muito em comum.
Também tenho amargas experiências no domínio eclesial, já bati de frente com pastores. E cheguei a conclusão que ELES precisam mais de Deus. Enfim, como você, minha igreja está em casa. Até uma direção do Senhor.
Ainda milito no Tráfego Aéreo e à luz dos acontecimentos que a mídia publica e muito mais aquilo que ela não fala (pois não interessa ao público saber a realidade) tenho ficado cansado, muito. Porém ainda é o meu ganha-pão, e enquanto lá estou, GRAÇAS A DEUS!
Caro irmão, que o Senhor da Glória retribua todos estes benefícios trazidos pelos seus estudos. Às vezes a caminhada parece pesada, mas creio eu que o Senhor está ao nosso lado.
Ninguém disse que seguir a Cristo é fácil (bom, pelo menos na Bíblia)!
Saúde e Paz.
APP.BR

José Junior disse...

"O sofrimento surge assim que as nossas capacidades de manter a continuidade e a integridade de nosso eu tornam-se deficitárias [...]" (Kaës, 1987).

Algumas experiências que tive no decorrer das últimas semanas, associadas a algumas leituras que o período de recesso na faculdade me permitiu, colocaram-me quase que de forma obrigatória, na busca de algumas respostas para questões da vida...

Quando você se depara com situações únicas em sua vida, não há como evitar o confronto de idéias e conceitos que você obtera até ali, com os sentimentos que o inesperado e desconhecido lhe apresentam. Instintivamente você começa a pensar sobre o assunto buscando uma explicação para aquilo que o aflige. Ocorre, que a bagagem que você carrega de aprendizado e experiência, talvez não permitam que você possa tirar conclusões e nem mesmo avaliar a situação de maneira lógica e satisfatória. Então, ao não conseguirmos explicar o que nos traz sentimentos desagradáveis, sofremos... E esse tipo de sofrimento inibe nossas capacidades e destitui nossa linguagem, ele quase que paralisa nossa atividade mental e por que não dizer, até mesmo física. Somos levados então á perceber que não há outro caminho, a não ser , como sugerem os filósofos, o de buscar a explicação da verdade, a qualquer preço. Assim, gosto de uma opinião tirada de um texto que li dia desses... “Pensar é fácil. O difícil é pensar as coisas como são – e para isto é preciso contrariar muitas vezes o nosso pensamento, obrigá-lo a ir para onde não quer”.

Entendo que um dos motivos pelo qual o sofrimento nos faz mal, deva-se ao fato de que ele tira nossa liberdade, limita nossas ações e algumas vezes fará com que nos sintamos incapazes de reagir. Porém, analisando-se a situação de outro ponto de vista, será que podemos definir com segurança um conceito para a palavra sofrimento ? Será que temos consciência plena de qual é essa tal liberdade que ele nos tira ?

Como afinal determinamos se algo é bom ou ruim para nós ? Segundo a definição apresentada no início por Kaes, o sofrimento (ou o mal, a dor, o indesejável) é algo que torna a integridade do nosso “eu” prejudicada. Percebe como é tudo muito subjetivo ? O que pode ser prejudicial para meu “eu”, pode não ser para outro indivíduo, logo o sofrimento será sempre passível de uma interpretação dúbia, dependerá de como cada ser entende uma situação como sendo boa ou ruim...Isso também vai depender de uma série de outros fatores, como lugar ou época. O que entendemos com ruim hoje, pode não o ser daqui a algum tempo, ou ainda o que julgo ruim para mim, pode não o ser para outra pessoa. Nos tornamos o juiz, daquilo que consideramos ser bom ou ruim, queremos determinar o julgamento dos fatos pela ótica duvidosa de nossa própria subjetividade. E quanto à liberdade ? O que significa essa palavra para nós ? Seria a capacidade e autonomia para escolher aquilo que achamos (dentro de nossos conceitos) melhor e nos dá mais satisfação? Então me responda...Qual é seu nome? Você teve capacidade ou autonomia para escolhê-lo ? Quem são seus pais ? Em algum momento você pôde determinar quem eles seriam ? A cidade em que você nasceu, foi uma preferência sua ? Talvez tenhamos a mesma liberdade que tem um peixe dentro de um aquário. Penso que é fácil nos enganarmos ao tentarmos definir conceitos de sofrimento e liberdade. Só conseguimos ver o que está diante de nossos olhos, nos perdemos em nossas ponderações sobre os fatos, no momento em que não temos uma visão completa da situação. Assistimos somente o prólogo de um filme e tiramos nossas conclusões sem ao menos procurar saber como será seu desenvolvimento e com absoluta falta de informações sobre seu final.

Acabamos brincando de Deus dentro de nossa independência. Gastamos a maior parte do tempo em que vivemos tentando adquirir o que achamos bom; como: prosperidade financeira, uma boa saúde, um bom emprego, um ótimo casamento, uma bela aposentadoria... Enfim , uma lista interminável de coisas que nos faz gastar uma imensa quantidade de energia, simplesmente por achar que tudo isso nos afastará daquilo que determinamos ou consideramos ser algo ruim.

Para obtermos verdadeira liberdade e paz, temos que desistir desse desejo irracional de independência.

Existe uma idéia corrente de que Deus tem grandes expectativas em relação á cada um de nós. Acabamos então, criando regras e padrões de comportamentos que ao serem cumpridos nos levem para mais perto do sagrado. Mas a estratégia talvez tenha o efeito contrário, e ao invés disso nos aproximar de Deus, acaba por nos distanciar. Não precisamos ir longe... Qual homem que na busca de corresponder às expectativas de Deus, conseguiu seguir todos os dez mandamentos que Ele deixou ? Os mandamentos nesse contexto, nada mais são do que a confirmação de que não conseguimos atingir objetivos alicerçados em regras e leis. Jesus lançou luz sobre os dez mandamentos, ao fazer-nos entender que o importante não era o cumprimento das regras como meio de agradar á Deus. Mas o amar á Deus e as pessoas, isso sim nos levaria a um verdadeiro relacionamento e entendimento da vontade dEle.

O caminho para entendermos um pouco mais sobre sofrimento e liberdade, certamente está no relacionamento com Deus. Não na preocupação de colocá-lo como prioridade ou no “topo da lista” de nossas necessidades, mas sim, na busca constante e incansável de que Ele seja o “centro” de nossas vontades e ambições. Precisamos procurar esse relacionamento, á ponto de entendermos o que significa a confiança plena em Deus e à entrega de todas nossas ações à direção e bondade inerente dEle. E pensando bem, seguir regras pode até tornar as coisas mais fáceis para o homem, mas a mesma facilidade o afastará do verdadeiro conhecimento e relacionamento com a pessoa de Deus. As regras e os princípios são sem dúvida mais simples do que o relacionamento, pois não envolvem um compromisso pessoal ou uma parceria, por parte de quem quer cumpri-los, basta seguir as normas. Com leis e regras adquirimos o poder de julgar os outros e nos tornar superiores à eles. Nos deixa mais seguros do ponto de vista humano. De outro lado, a conversa com Deus, sentir sua proteção sobre nossas vidas, o desejo de conhecer sua vontade, nos entregar a um desejo profundo de sentirmos sua presença, enfim... nossa busca por esse relacionamento é algo á ser cultivado em todos os momentos de nossas vidas, e requer de nós uma firme disposição em amar e sermos amados e assim cuidados por Aquele que nos criou.

Então diante disso, qual seria a expectativa de Deus com relação ás nossas atitudes dentro dos conflitos e sofrimentos pelos quais passamos ? Diria que nenhuma...Isso mesmo, Deus não tem expectativa nenhuma em relação a você, a mim e a qualquer outro ser humano. Afirmar que Deus tem expectativas com relação a nós, significaria dizer que Ele não sabe nosso futuro, ou que Ele estaria esperando que nós mesmos determinássemos o que fazer para se obter um resultado desejado. Sabemos ao estudar sobre a natureza de Deus que isso é impossível. Pois esse mesmo Deus diz que é ELE que opera em nós tanto o querer como o efetuar segundo a sua vontade”(Fil. 2:13).

Deus nos conhece e sabe tudo sobre nós. Por que Ele teria uma expectativa diferente daquilo que já sabe? O que sabemos de Deus, e o que Ele nos deixa claro, é sua prontidão constante e a disposição que Ele tem em dar-nos a capacidade de reagir a qualquer situação e circunstância em que nos encontramos.

Não sei se assim como eu, você viveu ou esteja vivendo momentos que considere difíceis em sua vida. O que sei, é que o Deus que se apresenta como o grande “EU SOU”, não faz nada fora do amor. Pois Ele é amor. E o que escrevo aqui, tenta de alguma forma transmitir esse amor que só pode ser sentido de forma prática quando buscamos esse relacionamento, apesar de passarmos pelo que julgamos ser um sofrimento. Muitas coisas acontecem em nossas vidas, as quais pela limitação de nossas mentes somos incapazes de imaginar ou entender. O que podemos fazer nessa hora é usar o máximo da confiança que temos em Deus e buscar essa aproximação, que nos fará entender que toda e qualquer mudança significativa em nossas vidas e a compreensão de toda e qualquer situação, só acontece quando permitimos em nós o agir desse maravilhoso e amoroso Deus. Pois sem Ele...nada podemos fazer.

José B. Silva Junior

“Um Deus infinito pode se dar inteiro a cada um de seus filhos.Ele não se distribui de modo que cada um tenha uma parte, mas a cada um ele se dá inteiro, tão integralmente como se não houvesse outros. “ - A.W. Tozer

Anônimo disse...

Teóphilo,
Achei muito tocante a sua história.
Difícil não encontrarmos uma parte do nós neste testemunho.
De minha parte, tenho a mesma mentalidade sobre filhos e a mesma prática sobre a igreja.
Apesar de estudar Teologia, nunca fui ligada a uma igreja. Tentei um pouco o ano passado e fui em alguns cultos de uma comunidade pequena e bem honesta no centro de SP. Mas, para falar a verdade, não sinto muito falta de frequentar uma igreja. Pode ser preguiça de minha parte, falta de compromisso e muito mais - mas, enfim, a realidade é essa e nem por isso acho que devo tirar Deus dos meus pensamentos.
Na internet encontrei um caminho de dialogar e compartilhar o que leio e aprendo. Não é o caminho mais fácil, contudo é um caminho livre e feito por nós mesmos.
Grande abraço e fica com Deus!

Wander Ribeiro disse...

Teóphilo,

Estou enfrentando uma situação parecida, com relação à igreja (instituição). Está sendo difícil achar alguma para ficar.

Faça uma visita ao meu novo blog.

Paz.

Blog do Jordanny Silva disse...

Meu amado irmão em Cristo!

Tive o prazer de conhecê-lo no seminário organizado pelo sítio A Espada do Espírito, no hotel Ibis em São Paulo.

Fugindo de palavras falsas, não posso deixar de consignar que às vezes te achei um pouco arrogante... Mas perdoe minha natureza (como homem que sou) de às vezes fazer pré-julgamentos, ao invés de buscar a compreensão...

Entretanto, afastando-me daquela primeira impressão, percebi a sua grande frustração, e sua intensa busca por um evangelho verdadeiro, sublime, genuíno; e isso tocou e motivou meu coração, incentivando-me a amá-lo como membro do corpo santo de Cristo (por isso na saudação deste comentário dirige-me a você por "amado").

Percebo neste "desabafo", que tua esperança tem buscado um fundamento sólido na Palavra, e não há como deixar de se entristecer como "andar da carruagem" da igreja atual.

Contudo, meu caro amigo, deixo consignado algumas palavras escritas no texto de Tiago (apesar de já tanto conhecidas por você), no capítulo 1, a partir do verso 2: "Tende por motivo de grande alegria o passar por diversas provações".

Tenho aprendido que a prova existe em nossa vida para o nosso aperfeiçoamento. Somos vasos nas mãos do Oleiro, e precisamos ser moldados conforme o que Ele quer, para cumprirmos o Seu propósito.

Que o Senhor te fortaleça no dia da angústia. Que o Senhor utilize a tua fraqueza, a fim de gerar força. Que o Senhor te abençoe ricamente! Estou orando por você!

A paz do Senhor Jesus!

Jordanny
Brasília - DF

Related Posts with Thumbnails