3 de nov. de 2010

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
TE2   Decidi assistir esse filme cujo subtítulo (O Inimigo Agora É Outro) antecipadamente já havia me levado às mais diversas reflexões, porém a conclusão da história acaba sendo uma das afirmações mais verídicas divulgadas em uma obra cinematográfica… pena que talvez nem mesmo o próprio autor tenha captado a profundidade.
   Antes de mais nada, já aviso aos leitores que este texto muito provavelmente conterá “spoilers”, ou seja, devo mencionar coisas que podem estragar a surpresa daqueles que ainda não assistiram ao filme. Portanto, a partir de agora, se decidirem continuar lendo, não venham me acusar de ser “estraga-prazeres”!
   Vamos começar eliminando o óbvio: que os tempos em que vivemos são miseravelmente caóticos e violentos já é notícia velha. Não apenas no Rio de Janeiro, mas pelo Brasil e pelo mundo inteiro: a maioria dos que não passam dificuldades, infelizmente, desperdiça sua vida chafurdando na imundície dos espíritos rasos, fúteis e ignorantes da verdadeira graça de Deus. Não quero absolutamente dizer com isso de que os menos afortunados tenham mais facilidade de trilhar o caminho correto, mas ao menos a falta de oportunidades poderia justificar a ignorância que demonstram quando sucumbem às mais ridículas armadilhas (materiais e espirituais).
   Há quem se surpreenda com isso, mas não temos nesse fato nada além do que o cumprimento de uma profecia bíblica:
   “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” (Mateus 24:21)
   Esse filme foi criado na intenção de, se não revelar, ao menos se aproximar do que poderia ser a raiz de tantos problemas que brotam na sociedade, porém sua conclusão, timidamente sugerindo que a sujeira se esconde sob os tapetes de órgãos federais, deixa muito a desejar quando sabemos que, na verdade, o inimigo SEMPRE FOI O MESMO!!!
   “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 Timóteo 6:9-10)
   Talvez por ser o meio de acesso mais direto ao dinheiro, podemos afirmar então que O PODER corrompe! O ser humano se deixa seduzir ante a perspectiva de possuir qualquer migalha de poder sobre outrem, garantindo conveniências para si próprio e para os seus: a subserviência alheia não tem preço!
   No filme somos apresentados a alguns policiais e políticos que se corromperam a ponto de se tornar verdadeiros criminosos, ou seja, aqueles que deveriam ser agentes da justiça e da paz subverteram suas funções enquanto mantinham seus títulos e esse é um quadro que choca e incomoda muita gente… porém há algo muito pior acontecendo neste exato momento!
   Se a corrupção da polícia e da política, que guardam apenas coisas materiais, já é chocante… o que podemos sentir diante da corrupção dos líderes eclesiásticos?!? Como agir quando temos provas irrefutáveis da contaminação de pastores, bispos, apóstolos e patriarcas?
   Alguns daqueles que, segundo Hebreus 13:17, deveriam agir como se fossem dar conta de nossas almas deixaram de manusear a Palavra da Verdade para manipular através de sua (suposta) ascendência espiritual as massas que a eles se sujeitam irracionalmente!
   O que dizer de Terranova, Malafaia, Feliciano e outros, que tomaram sobre si o que sempre foi (e nunca deixou de ser) apenas de César e, praticamente, subiram em palanques para mentir acerca da suposta “vontade de Deus”? Não sei mais a qual deus esses miseráveis estão servindo, pois o Senhor Deus, Criador do universo, nunca inspiraria tão grande e ridícula contradição naqueles que são verdadeiramente seus… a ponto de disputar sobre algo que de forma alguma pode ser relacionado, conforme João 18:36, ao reino de Deus!
   O que dizer do bispo Ferreira que não apenas congraçou, mas comungou com o reverendo Moon? Que comunhão há entre Cristo e Belial? Moon não apenas afirma a imperfeição do Senhor Jesus Cristo, mas se afirma como o próprio messias… e qualquer cristão genuíno, por mais bobinho que fosse, não se deixaria cair nessa! (Neste ponto cabe o envio de um fraternal abraço ao pastor Enoque Lima, a quem estimo por seu amor e temor pelo Senhor Deus acima de tudo!)
   O que dizer da IURD e seu “líder supremo”, Edir Macedo? Defender descaradamente o aborto como se isso não fosse homicídio e, segundo Gálatas 5:21, isto o desqualifica como herdeiro do legítimo reino de Deus… talvez seja por isso que tenha criado o seu próprio “reino de deus”…
   Aliás, como estamos falando em crime e organizações relacionadas de alguma forma a ele, gostaria de citar as FARC, Forças Armadas Revolucionárias Colombianas, por suas contundentes estratégias de domínio… pelo menos aqui no Brasil: se na política estão relacionadas ao PT, na religião não fizeram por menos ao auxiliar na fundação e estabelecimento da IURD!!! Quase não dá para acreditar que sua fonte de renda original está ligada ao narcotráfico…
   Aqui retornamos à analogia de “Tropa de Elite”: se nesta segunda parte concluímos iniciando uma (suposta e platonicamente utópica) “limpeza” no Rio de Janeiro enquanto apontamos para Brasília, a conclusão de uma imaginária terceira parte certamente deveria apontar para a ONU ou coisa parecida…
   Talvez fossem necessárias ainda outras partes para que se chegasse a uma conclusão de que o verdadeiro inimigo, na verdade, já foi apresentado faz muito tempo:
   “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” (1 Pedro 5:8)
   Seus planos e suas estratégias também estão registradas com perfeição no mesmo livro onde ele é revelado: tudo o que ele fez, faz e fará até o dia de sua destruição! No momento posso afirmar que seus esforços estão concentrados no estabelecimento de seu breve reinado aqui na terra, onde fará convergir todo o poder financeiro, político e religioso nas mãos de uma única pessoa… mas aí fica difícil para que algumas pessoas continuem acreditando na Bíblia.
   “Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” (1 Coríntios 2:6-15)
   Até compreendo que o mundo, no sentido espiritual da palavra, não consiga entender os desígnios do Senhor Deus, mas fico pasmado com a leniência de alguns que, acostumados com os deleites dessa vida, se dizem cristãos, mas (talvez por medo da morte e de perder suas concupiscências) passam a agir pior até mesmo do que muitos incrédulos.
   “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (2 Coríntios 11:13-15)
   O inimigo e seus agentes estão infiltrados em todos os meios e todas as áreas, lutando com sagacidade para subverter os incautos e afasta-los de tudo o que seja verdadeiramente bom. Acho até mesmo que nem as prostitutas glorificadas nem os policiais corruptos sejam os maiores males, pois muito piores são os pastores do ego, os levitas da futilidade ou os escritores de heresia e confusão. A receita contra tudo isso está claramente registrada:
   “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:11-12)
   “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)
   Concluindo sobre o filme: o inimigo nunca foi “outro”, mas sempre e exatamente o mesmo… só muda de disfarce e meio de atuação!
   Dias difíceis somados a constatações que não surpreendem, mas desagradam e entristecem, têm me mantido afastado das publicações virtuais. Não tenho encontrado plenas condições de estabelecer o ambiente de zelo que exijo de mim mesmo ao concatenar fatos, ideias e Palavra de Deus. Lidar com a Bíblia não permite homens de animo dobre que pela manhã dizem sim e já a tarde digam não a um mesmo assunto:
   “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus 5:37)
   “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:5-8)
   Continuo não desejando holofotes sobre meu próprio nome, antes querendo muito que a atenção e a reflexão dos leitores estejam na comparação entre aquilo que escrevo e a Palavra de Deus.
   Se fosse para escrever e publicar confusão ou lixo, buscaria algum marqueteiro para isso…
   Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja maldito.
   O Senhor Deus proteja e abençoe àqueles que O amam e temem em espírito e em verdade.

Related Posts with Thumbnails