10 de set. de 2009

O TEXTO ABAIXO FOI ESCRITO SOB PERSPECTIVA ESTRITAMENTE BÍBLICA,
PARA O PÚBLICO QUE TEM NA BÍBLIA SUA REGRA DE FÉ E VIDA.

QUAISQUER OUTRAS OBRAS OU CITAÇÕES SERÃO APENAS CONSIDERADAS COMO "OBJETO A SER ANALISADO".
SE FOI EDIFICADO, COMPARTILHE!
EM QUAISQUER OUTRAS CONDIÇÕES: LEIA OBSERVAÇÕES NOS COMENTÁRIOS.
É isso mesmo! O título da matéria não está errado, e de acordo com a autarquia federal “Ordem dos Músicos do Brasil” (OMB), quem não possuir uma “carteirinha” de músico pela ordem terá que pagar uma multa, isso incluí bandas que se apresentam em shows, cantores e até levitas, então você que está inserido no louvor de sua igreja local se não possuir a “carterinha” será multado, quer dizer, você não, mas a igreja na qual você pertence sim! Este absurdo é graças a enferrujada Lei 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que regula a atividade de músico, exigindo que só pode exercer a profissão quem estiver registrado na OMB. Até ai tudo bem, o problema é que este registro custa R$215,00 e após o seu ingresso na entidade o músico terá que pagar uma taxa anual de R$100,00, para manter a “carterinha”. Outro detalhe de relevância é a criação da Delegacia Musical Cristã, que foi inaugurada em março de 2009, e tem como objetivo fiscalizar as igrejas para enquadrar quem não apresentar está licença, serviço que já ocorreu na sede da Bola de Neve Church em São Paulo, onde a igreja foi multada pelos seus músicos não possuírem o documento da OMB. A igreja através de seus advogados foi obrigada a entrar com um mandado de segurança para evitar o pagamento desta multa. A liminar foi deferida, suspendendo o auto de infração e impedindo, até o julgamento do mérito, que a autarquia tome qualquer atitude coercitiva em face da igreja e músicos que tocam em seus cultos. “A petição teve vários embasamentos legais, como a liberdade constitucional de culto e a voluntariedade dos músicos da igreja, entre outros”, informou a advogada Taís Piccinini, responsável pela ação em entrevista para a matéria também sobre este mesmo assunto no portal Cristianismo Hoje. “O que acontece na igreja não é e nunca foi um show, mas culto a Deus, onde o amor e dedicação são os únicos incentivos para o trabalho no templo.” declara. Uma esperança contra está autarquia, é a PL 223/09 do nobre Deputado Giannazi (PSOL), que pretende garantir o livre exercício da atividade de músico. NotíciasGospelMais | 09/09/09

12 comentários:

Rodrigo Tognin disse...

Eita... mas pensando nessa questão, quando tocamos em um culto (sou líder de ministério de louvor e músico), não estamos "exercendo uma profissão", mas sim apenas nos "apresentando" (olhando "de fora") perante a platéia que canta conosco, e não somos remunerados por isso.
Absurdo se começarem a interpretar dessa maneira, que durante os cultos são consideradas atividades profissionais quando estamos levando a igreja a louvar a Deus.

Pr. Silas Figueira disse...

Graça e paz Teóphilo. Que absurda essa lei. Isso para mim é mais uma forma de ganhar dinheiro. Nós temos em nossa igreja um irmão do ministério de louvor que é músico formado, mas os outros não são, e aí como é que fica? Isso é mais uma dor de cabeça para nós!
Fique na Paz!
Pr Silas

Júlio [Ebrael] disse...

Realmente não é certo!! Como costumo dizer, "pode não ser ilegal, mas é imoral!!".

Se o ministério de louvor for algo voluntário e não remunerado, o que eles pretendem taxar. Não há ganhos!!

Daqui a pouco, para poder cantar no chuveiro, vou ter de fazer um isolamento acústico do meu box ou cantar mais baixo...kkkkkkk

Deplorável!! Mas não se surpreenda: estamos no Brasil. Deixara, a Terra do Nunca para o Peter Pan e nos arremessaram na Terra do Tudo-Pode, terra do Tudo-se-Desculpa.

glauciasemfalas disse...

Até que enfim, quem sabe esta é a melhor maneira de acabar com o que tomou conta da igreja desde a década passada.

A Palavra de DEUS foi abandonada pelas igrejas e a música tomou todo o lugar que era da Palavra.

Em 10 anos, desde o final da década passada, estar em um culto aos domingos, não é mais para ouvir a Palavra, mas para ouvir músicas e dízimos e ofertas.

Infelizmente a igreja está cheia de pessoas que se dizem músicos, estão no louvor da igreja, a maioria com a intenção de ser descoberto.

Quer cantar, tem que pagar. Quer ser músico, tem que pagar.

JamesCondera disse...

.

Graça e paz!!!

Gostei da iniciativa de se aplicar a lei...

Pastor também dá as suas carteiradas...

E o ministros de louvor que cobram caches para cantar????

Levita são descendentes da tribo de Levi, e não cantores em igrejas...

Como disse Gláucia Carneiro, é uma maneira de se moralizar, principalmente o que chamam de ministérios de louvor, fica um bando de almofadinhas nos bancos da igrejas cantarolando, enquanto milhares estão pelo mundo precisando ouvir a Palavra de Deus, precisando de um ombro amigo!!!

Deixaram o mandamento de Jesus, IDE!, para cantarolar!!!

Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses de Sua Igreja.

Fraternalmente.

James.
Jesus, o maior Amor

...
..
.

Christiane disse...

É Brasil heim!!!

Ninguém mereçe essa.

Daqui a pouco vão querer que as igrejas registrem os cantores na CLT!!

Jorge Fernandes Isah disse...

Alfredo,
A questão é que considero mais do que legítima a cobrança sindical da maioria dos músicos eclesiais. Com o argumento de que fazem louvor, e de maneira voluntária e gratuita, na verdade, toda a "exibição" não passa de um show. Tanto que, normalmente, após o "culto" são vendidos cd's, dvd's, camisetas, botons, e uma quinquilharia digna de qualquer evento secular. Então, por que não regulamentar a profissão de músico gospel profissional, e pagar as licenças e taxas conforme a lei?
Há igrejas que são verdadeiras áreas de entretenimento, faltando apenas os parques de diversões (mas quando tiverem um lugar adequado, instalarão as rodas-gigantes e a montanha-russa), pois o restante já se tem (desde lanchonetes, barraquinhas, estandes, estantes, vitrines, etc).
Se é um negócio, que se pague o ônus do negócio. Agora, ficar fazendo "beicinho" por querer ter apenas os benefícios sem as obrigações, é privilégio, e quanto a isso, creio, os cristãos (os verdadeiros) não são favoráveis.
Em relação ao deputado do PSOL, tenho sérias dúvidas quanto às suas intenções. Nada que a esquerda pense em fazer visa o bem comum, mas apenas e tão somente o progresso da "causa" marxista.
Abraços.
PS: Igreja que precisa de uma junta de advogados, sei não... não me cheira a boa coisa. Afinal, Cristo é ou não o nosso Advogado? Onde se lê que Paulo, Pedro ou qualquer outro apóstolo tivessem "defensores" legais a protegê-los?

Sinais Reais disse...

A verdade é que a igreja hoje saiu do seu propósito original deixado claramente por Jesus.

"Muitos, naquele dia, hão de dizer: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." Mt 7:22,23

As pessoas acham que basta somente ser membro de uma igreja, ou tocar no ministério de louvor, ou dar o dízimo e ofertas, ou fazer caridade, pregar, curar, profetizar, e etc... para ter um lugar ao lado do Mestre. E nada disso é válido.

A igreja se desvalorizou aceitando as mentiras do mundo. Porque 80% das músicas gospel são de baixa qualidade? Porque nossos músicos não são formados? Porque o louvor das igrejas são vazios, sem graça, sem unção?

A música do mundo são melhores porque a igreja não investe no melhor para Deus. O mundo dá o melhor para o Diabo.

Está na hora dos pastores pararem de lançar sementes estranhas no campo do dono. Jesus está voltando! O tempo está escasso.

Edu Dantas disse...

Já não basta o ECAD encomodando nos eventos da Igreja agora mais essa. Incoerência total nesse nosso Brasil, os jornalistas perdem a obrigatoriedade de registro para exercer sua profissão comunicativa, já os músicos, precisam de registro para executar melodias. Ironia: os prejuízos que um musico pode dá a sociedade deve ser muito maior do que uma imprensa sensacionalista!

PROTESTO!!!!!

http://luzparaseudia.blogspot.com

Natan disse...

amigão meu banner mudou html pega lá o novo cód

abração

Marcelo e Eunice

Claudia Nunes disse...

Acho que deva ser cobrado a tal taxa para os músicos que ganham seu pão de cada dia com a música. Por outro lado, o que essa tal OMB faz para o músico doente, tipo, um trompetista com problemas no pulmão?
Nesse nosso mundo dito 'evangélico' existem pessoas que ganham seu sustento com a música, nesse caso eu acho que eles devam ser taxados como todos os outros (dois pesos, duas medidas?), mas há casos onde os músicos estão apenas entregando a Deus o louvor pelos dons recebidos, não cobram nada para fazer, cantam e tocam em agradecimento a Deus. Nesses casos, não acho certo ser cobrado taxa nenhuma. Parabéns pelo blog. Graça e Paz.

ROSANA disse...

Amigo acho que os nobres deputados poderiam mobilizar p/ entrar com ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) em face dessa lei junto ao STF, pois se até o diploma de nivel superior não é necessário p/ ser um jornalista, imagine p/ ser músico. Não querendo menosprezar ninguém, concerteza o STF vai derrubar essa exigência etc, afinal música é uma atividade livre,podendo qualquer pessoa tocar sem ser um profissional em qualquer lugar e pode-se aprender a tocar em qualquer canto.

Related Posts with Thumbnails