Rosacrucianismo
O Rosacrucianismo surgiu na América do Norte.: a primeira colônia Rosacruz partiu da Europa em 1693 e se estabeleceu na Filadélfia (EUA), em 1694, conforme idealizou Sir Francis Bacon.
Da Filadélfia, estendeu-se para Efrata e Pensilvânia, onde ainda existem alguns dos edifícios originais.
De 1801 até 1909 (108 anos após terem os fundadores deixado a Europa) o trabalho da organização foi suspenso, conforme prevê uma antiga lei mística que a cada 108 anos ocorre um ciclo de renascimento, atividade ou pausa e espera.
Em 1909, ocasião considerada propícia ao renascimento, foi reativada a Ordem Rosacruz em caráter público, tendo como seu primeiro Imperator o Dr. Harvey Spencer Lewis (de 1915 a 1939).
Hoje a Ordem Rosacruz está estabelecida em quase todo o mundo e, no Brasil, sua sede central está estabelecida em Curitiba (PR).
O CONCEITO DE DEUS NA ORDEM ROSACRUZ
Segundo a própria Ordem Rosacruz (AMORC), ela “não é uma religião, nem uma seita e seus ensinamentos não contém dogmas, abrangendo o conhecimento prático das leis naturais, psíquicas e espirituais aplicáveis ao desenvolvimento e aprimoramento humano”.
Religião, segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, significa:
crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s).
Segundo o Manual Rosacruz (AMORC), pág. 268:
“Para os Rosacruzes, existe um só Deus sempiterno, onipresente, sem atributos restritivos ou forma definida de manifestação: o Deus de nosso Coração, expressão usada em todos os nossos rituais e práticas de meditação.”
Mais adiante completam:
“O conceito Rosacruz de Deus é, essencialmente, o de uma Inteligência ou Mente Universal, um Poder Infinito. Este conceito não é dogmático. Os Rosacruzes ensinam o preceito de que Deus é inteiramente uma experiência subjetiva e, portanto, uma interpretação pessoal.”
A Ordem Rosacruz possui templos, altares, sacerdócios (os mestres), rituais, festas, adoração, ensino sobre a moralidade, uma teoria sobre a alma humana e sobre o relacionamento do homem com Deus.
Exige crenças como a retribuição da vida e a imortalidade da alma:
“O termo Templo é aplicado aos nossos prédios dedicados à adoração de Deus e das leis de Deus, e nos quais existem Câmaras para estudo, trabalho e meditação.”
Manual Rosacruz (AMORC), pág. 61
Na Ordem Rosacruz são realizadas cerimônias ritualísticas de Matrimônio e Fúnebre, além dos rituais de Loja e daqueles que os membros fazem em seu próprio lar.
A Bíblia não é usada como na maçonaria, sendo apenas citada, da mesma forma que são citados outros livros considerados sagrados.
A visão Rosacruciana do mundo é panteísta, ou seja, Deus é inerente a todas as coisas. Vê Deus em tudo em cada uma de Suas criaturas.
Acreditam em Deus como um ser espiritual impessoal e que a Trindade apenas representa aspectos divinos: isto para se parecerem com o Cristianismo e também não entrarem em confronto com os budistas, hinduístas e muçulmanos.
Desse modo, adaptam seus ensinos aos dessas seitas como o camaleão adapta sua cor ao ambiente em que se encontra.
Para a Fraternidade, Deus é “deus-do-menor-denominador-comum”, assim como usado pela maçonaria, mas a Bíblia nos ensina que só o Deus cristão é o Deus único e verdadeiro e, de modo algum, Ele pode ser uma associação de todos os deuses:
“E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti, nem nos céus nem na terra.” (2 Crônicas 6:14a)
“Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei.” (Isaías 42:8a)
“Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o SENHOR é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.” (Deuteronômio 4:39)
CRISTO NA ORDEM ROSACRUZ
Assim como na maçonaria, a divindade de Cristo e a doutrina cristã da Trindade é rejeitada: há uma distinção entre Cristo e Jesus que, dizem, não eram os mesmos.
Portanto Cristo não era Jesus, nem o Filho unigênito de Deus: Ele era apenas um homem “muito evoluído espiritualmente”: como ensinam nas ciências (ditas) místicas e esotéricas, o espírito de Cristo entrou no corpo de Jesus quando o próprio Jesus o desocupou.
Segundo ainda os ensinamentos desta fraternidade, Jesus Cristo , assim como Gautama Buda, foi um espírito que entrou na cadeia da evolução humana.
Enquanto o Rosacrucianismo diz que Ele é apenas um ser simplesmente “evoluído”, o cristianismo afirma que Jesus é a figura central de toda a história humana, é Deus e é nosso Salvador!
A Bíblia ensina claramente que Jesus Cristo é Deus e nosso único Salvador:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (…) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” (João 1:1 e 14a)
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo." (Tito 2:13)
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6)
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.” (1 Timóteo 2:5-6)
PLANO DE SALVAÇÃO DA ORDEM ROSACRUZ
A doutrina da reencarnação é aceita e imprescindível para toda a filosofia Rosacruz: como acreditam nela, aconselham seus membros a prestar serviços altruístico, para sua evolução e não na esperança de uma recompensa futura.
Porque, dizem: “a nossa felicidade futura depende do que façamos hoje pelos outros, bem como a nós mesmos”.
A fraternidade Rosacruz não conhece a Jesus Cristo, não aceita seu sacrifício pelos nossos pecados e troca a ressurreição pela reencarnação.
Ensina que o homem, através de várias reencarnações, terá uma perfeição progressiva que resultará numa evolução cósmica, até quando não necessitará mais reencarnar…
O que a Bíblia ensina é uma existência única, durante a qual o homem tem a oportunidade de acertar-se com Deus ou de rejeitar sua oferta de salvação:
“Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9:27)
O Senhor Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4).
As condições exigidas por Deus são arrependimento e fé (conforme Marcos 1:14-15 e Lucas 24:44-47).
As seguintes passagens dão a posição bíblica pela qual o homem alcança a vida eterna:
“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.” (Romanos 4:5)
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8-9)
“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5:11-12)
A ORDEM ROSACRUZ É VINCULADA A RELIGIÕES OCULTAS?
O sistema teológico rosacruciano não somente é eclético, com uma mistura de mitologia pagã, Cristianismo e Judaísmo (com mesclas de Hinduísmo e Budismo), mas também (como se não bastasse) tem fortes ligações com a antiga religião egípcia, seus deuses e rituais.
Creem que “Aton é o nome do símbolo do Deus único e eterno, esclarecido por Akhenaton, após ter fundado uma religião monoteísta no Egito. Aton era representado pelo disco solar, e o Sol era o símbolo da vivificadora radiação do Deus invisível”.
Manual Rosacruz - AMORC, pag. 256
A Ordem Rosacruz tem ligações estreitas com as ditas “ciências ocultas”.
CONCLUSÃO
Pelo exposto, concluímos que a Ordem Rosacruz é uma falsa religião, contrária aos ensinamentos da Palavra de Deus e entra em conflito especialmente com os ensinamentos cristãos.
A Ordem Rosacruz é contrária ao Deus único e verdadeiro, é oposta à pessoa e obra de Jesus Cristo, é oposta à salvação pela graça, e contradiz toda doutrina básica cristã.
Como pode então o cristão ser membro, viver de acordo e promover os ensinamentos da Ordem Rosacruz?
Os rosa-cruzes cristãos devem decidir hoje se vão permanecer rosa-cruzes e negar o seu Senhor, Jesus Cristo, ou se farão a vontade do Pai celestial e deixarão a Ordem Rosacruz.
Ao fazer parte da ordem, o rosa-cruz cristão está apoiando “outro evangelho”, um falso sistema de salvação que engana os homens quanto à maneira de serem salvos.
Se você for um verdadeiro crente em Jesus Cristo, ao compreender isso, deve obedecer a advertência bíblica:
“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei.” (2 Coríntios 6:17)
Séculos atrás, o profeta Elias desafiou o povo de Deus, que havia abandonado o Deus verdadeiro e caído no triste pecado da idolatria. Ele os advertiu:
“Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.” (1 Reis 18:21b)
Esta pergunta continua verdadeira para os cristãos rosa-cruzes de hoje: siga a Deus ou siga a Ordem Rosacruz!
Fonte: Seitas e Heresias, páginas 106 a 109
Revisão e adaptação: Teóphilo Noturno
Revisão e adaptação: Teóphilo Noturno
Comentários
Postar um comentário
ATENÇÃO!
Fico feliz por você estar desejando registrar um comentário, porém peço que (principalmente caso vá praticar qualquer tipo de retaliação), pense bem antes de fazê-lo:.
1. A partir de 22/07/2011 restringi (no intuito de impedir mesmo) os comentários neste formato (arcaico e nativo do blogger), pois estão relacionados às postagens antigas: o assunto pode até ser atual e pertinente, mas definitivamente não está no centro das atenções do autor.
2. Este formulário só aparece para permitir a leitura dos comentários anteriores... já leu para ver se sua dúvida não foi respondida? Tem certeza que sua pergunta é inédita e exclusiva? Se for, então pode me enviar um e-mail:
teophilonoturno@gmail.com
3. Provavelmente o que você leu foi baseado na Bíblia ou em fatos, NÃO em opiniões pessoais (busque referências bíblicas!!!). Se você "caiu de pára-quedas" aqui não comece a metralhar sem conhecer o posicionamento do autor através de seus outros textos, pois comentários descabidos e sem fundamentação serão desconsiderados!
4. Sem dúvida o texto não contém ofensas pessoais e muito menos palavras torpes (não escreva ofensas, palavrões, bobagens...).
5. Muito provavelmente você vai encontrar sérias dificuldades para apagar seus comentários daqui caso algum dia venha a se arrepender de tê-los feito: meu trabalho é registrar fatos e, depois que você pressionar o botão enviar, suas próprias palavras poderão testemunhar contra você.
Obrigado pela atenção.